Artigo | 5 de March

Foto mifl68A sessão anual da Assembleia Popular Nacional teve hoje início com um discurso do primeiro-ministro Wen Jiabao em que fez questão de sublinhar que "ninguém separará Taiwan da mãe-pátria". Estas declarações surgem em contraste com as do presidente Hu Yintao, que ontem havia defendido o início de conversações com Taiwan, dada a proximidade das eleições no território.

Artigo | 5 de March

Foto quiiver/FlickrA presidente do Conselho Executivo da Escola EB23 Correia Mateus, autora da ficha de avaliação que penaliza os professores críticos da política do governo, diz que pode vir a ser a primeira directora da escola, se vingar o modelo de gestão que a ministra quer impor. Até lá, os restantes membros do CE podem demitir-se em bloco. Veja a ficha em formato PDF.

Artigo | 5 de March

Rafael Correa, presidente do Equador. Foto Donmatas1/FlickrO presidente do Equador começou uma ronda por vários países para buscar apoios no conflito com a vizinha Colômbia, cujas tropas entraram no Equador para matar o dirigente das FARC que era o negociador da libertação da deputada Ingrid Betancourt com o governo francês. A OEA reuniu de emergência e ouviu o pedido de desculpas dos colombianos, mas a crise ganhou dimensão regional com as ameaças de Uribe a Chávez.

Artigo | 5 de March

Mário Nogueira da Fenprof e João Vasconcelos do Movimento Escola Pública, juntos na manif de Faro. Foto Lusa

A indignação dos professores continua a passar pelas capitais de distrito antes de rumar à capital na marcha de sábado, que a Fenprof antevê como a maior manifestação de professores de sempre. Na terça-feira em Faro juntou 3000 pessoas, "uma das maiores manifestações alguma vez realizadas no Algarve", disse o coordenador da União de Sindicatos. A cidade de Beja também assistiu a um protesto com cerca de 500 professores.

O líder da Fenprof, Mário Nogueira, diz que as inscrições de professores para o transporte até Lisboa, assegurado em autocarros pelos sindicatos, é muito superior ao da manifestação de 2006, que foi considerada a maior de sempre. Nas manifestações distritais, o sindicalista calcula que já terão estado nas ruas mais de 40 mil professores, ainda antes das concentrações em Faro e Beja. Esta quarta-feira, as concentrações realizam-se em Vila Real, Barreiro, Vila do Conde e Lamego.

Artigo | 5 de March

Foto ronnie44052/FlickrOs estados norte-americanos do Texas e Ohio - os mais importantes a votar nas primárias de terça-feira - deram a vitória a Hillary Clinton, que assim recupera o atraso das últimas semanas face a Obama. Vencedor apenas no estado de Vermont, Obama ainda lidera a contagem de delegados para a Convenção Democrata. Do lado republicano, John McCain garantiu a nomeação e vai à Casa Branca recolher o apoio de Bush.