You are here

Pesquisar

Artigo | 12 de February

Sede da Câmara Municipal de LisboaNa próxima 5ª feira, pelas 18 horas, no Foyer do Fórum Lisboa, o Bloco de Esquerda promove uma sessão com a presença do vereador Sá Fernandes, aberta a todos, mas especialmente dirigida aos trabalhadores avençados da CML, para debater a sua integração nos quadros da CML. Em comunicado, a concelhia de Lisboa do Bloco afirma que "o caminho da Comissão Arbitral é o único que pode integrar os trabalhadores nos quadros da CML e assim defender os postos de trabalho."

Artigo | 12 de February

Trabalhadores da Pereira da CostaJoão Serpa, trabalhador da empresa de construção civil Pereira da Costa e filiado ao Sindicato da Construção Civil do Sul, é o primeiro português a ser condenado por manifestação ilegal, por não ter cumprido o previsto na lei de 29 de Agosto de 1974, até hoje nunca revista, informa o Diário de Notícias. Pior ainda, Serpa nunca foi notificado, e foi ao tribunal sem saber que ia ser julgado. Por isso, não levou testemunhas nem contratou advogado. A condenação foi de 75 dias de prisão remissíveis a multa.

Artigo | 12 de February

maternidadeAs professoras contratadas e todas as funcionárias públicas contratadas vão manter o direito a receber a licença de maternidade mesmo que o contrato tenha cessado, esclareceu uma circular conjunta da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público e da Direcção-Geral do Orçamento. O esclarecimento surge depois de o Bloco de Esquerda ter questionado o governo no Parlamento sobre o atraso na aplicação desta licença, que havia sido prometida pelo ministro das Finanças quando do debate do Orçamento.

Artigo | 12 de February

Movimentos pelo Sim apostam na informação para dimiuir ainda mais o aborto clandestino. Foto de Adriana Lopera.Cidadãos dos vários movimentos que se envolveram na campanha pelo Sim à despenalização do aborto jantaram juntos na Cervejaria Trindade, em Lisboa, assinalando um ano após a vitória no referendo. "A interrupção voluntária da gravidez é um direito, informe-se" é o título do folheto apresentado pelos Médicos pela Escolha, pronto para ser distribuído em todo o país. No final, Maria José Alves, congratulou-se com os primeiros resultados da Lei mas lembrou que ela pode ser melhor aplicada, para diminuir ainda mais o aborto clandestino.

Artigo | 12 de February

violinoMais de 500 pessoas manifestaram-se ontem na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, contra a reforma do ensino artístico proposta pelo governo. Houve um concerto e um cordão humano à volta do edifício. Alunos, pais e professores exigiram a manutenção das iniciações musicais e dos regimes supletivo e articulado (que permitem ao aluno ter formação especializada no conservatório e formação geral noutra escola), aproveitando a visita de uma delegação do Ministério da Educação ao Conservatório.

Artigo | 12 de February

Cortadores de cana de açúcar no Brasil"As grandes empresas não querem produzir alimentos, querem produzir lucro. Apenas 50 transnacionais controlam toda a produção agrícola no mundo". A afirmação é de José Batista de Oliveira, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Brasil. Para Oliveira, o problema dos preços dos alimentos, em alta no mundo inteiro, está ligado à especulação e à utilização de parte da terra para produzir etanol.

Artigo | 12 de February

Torres gémeas em chamas. Foto de macten, FlickRO Pentágono anunciou que vai pedir a pena de morte para seis acusados dos ataques de 11 de Setembro de 2001, incluindo o suposto "cérebro"do ataque, Khalid Sheikh Mohammed. Este admitiu ter planeado os ataques, mas a acusação poderá ter dificuldades de usar a confissão no tribunal, porque a CIA admitiu ter usado técnicas de tortura no interrogatório.

Artigo | 12 de February

Soldado australiano patrulha em Dili. Foto de David Axe, FlickRO Conselho de Segurança da ONU condenou as tentativas de assassinato do presidente e do primeiro-ministro timorenses e apelou ao julgamento dos responsáveis. Mas em Lisboa, o presidente do parlamento timorense, Fernando Lasama Araújo, responsabilizou as próprias Nações Unidas pelos atentados, que caracterizou como uma tentativa de golpe de Estado. A Fretilin vai exigir uma investigação à actuação das forças internacionais em Timor-Leste.