You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de December

Não são só os bancos que merecem ser ajudados, diz a CGTP. Foto stuartpilbrow/FlickrSó no ano que agora termina ficaram por pagar 11 milhões de euros de salários e indemnizações, em resultado de 120 falências ou reestruturações de empresas que deixaram sem emprego 900 trabalhadores. A dívida acumulada pelos patrões a mais de 20 mil trabalhadores ao longo de décadas é de 191 milhões. A CGTP exige que o governo assuma o pagamento, tornando-se credor das empresas falidas, e que alargue o fundo de garantia salarial para os 12 meses.

Artigo | 31 de December

Rapazes palestinianos olham o que resta das instalações do primeiro-ministro do Hamas. Foto LUSA/EPA

O governo israelita rejeitou a proposta internacional para uma trégua de 48 horas e prosseguiu os bombardeamentos a Gaza, elevando para mais de 380 o total de mortos. Telavive diz que está a estudar outras propostas que comprometam o Hamas, mas a invasão terrestre continua na agenda enquanto a diplomacia ganha tempo. Na guerra da propaganda, o exército israelita acusou o Youtube de retirar do ar alguns vídeos dos bombardeamentos que colocou online.

Artigos dossier | 31 de December

2008 termina com alguns recordes históricos, foi o ano em que explodiu a maior recessão das últimas décadas, em que se agravou dramaticamente a crise alimentar que deixa milhões de pessoas sem o alimento mínimo para a sua subsistência e o ano em que as tempestades decorrentes das alterações do clima se mostraram mais devastadoras, provocando os maiores custos em vidas e bens. Texto de Alda Macedo

Artigo | 30 de December

Tariq Ali. Foto de alistair, FlickRPerante o último ataque de Israel, a
única opção para o nacionalismo palestiniano é abraçar a solução
de um só Estado, a exigência de que o país e os seus recursos
sejam divididos equitativamente, na proporção de duas populações
que são iguais em tamanho - não 80% uma e 20% a outra, uma
desapropriação de tal forma iníqua que nenhum povo que tenha
auto-estima jamais se vai submeter a ela a longo prazo.

Por Tariq Ali, publicado no
Guardian

Artigo | 30 de December

Cavaco SilvaA líder do Bloco de Esquerda nos Açores considerou "incompreensível" a atitude do Presidente da República, que voltou a criticar o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, apesar de o ter promulgado. "Não foi bonito, não dignifica o Estatuto, não dignifica as autonomias, nem dignifica o cargo que exerce", criticou Zuraida Soares, para quem o dia "é de festa para os Açores», por o Estatuto ter sido, finalmente, promulgado.

Artigo | 30 de December

Funeral de duas irmãs de 4 e 9 anos, mortas por um míssil lançado pela aviação israelita em Gaza. Foto EPA/MOHAMMED SABER Os bombardeamentos das tropas
israelitas sobre Gaza já causaram a morte de mais de 364
palestinianos, segundo os serviços de saúde do território. Destes,
pelo menos 62 eram mulheres e crianças, segundo a agência da ONU
para os refugiados. O número de feridos ultrapassa os 1.400. "É o
mais brutal banho de sangue desde 1967", denuncia o deputado
palestiniano Mustafa Barghouthi, da Iniciativa Nacional Palestiniana. 

 

Artigos dossier | 30 de December

Perante o último ataque de Israel, a única opção para o nacionalismo palestiniano é abraçar a solução de um só Estado, a exigência de que o país e os seus recursos sejam divididos equitativamente, na proporção de duas populações que são iguais em tamanho - não 80% uma e 20% a outra, uma desapropriação de tal forma iníqua que nenhum povo que tenha auto-estima jamais se vai submeter a ela a longo prazo.

Artigos dossier | 30 de December

O ano de 2008 fica marcado pela demissão de Correia de Campos, esgotado e derrotado politicamente quer pela ampla movimentação popular contra a política de encerramento de serviços do SNS, quer pela contestação conduzida pelas forças de esquerda à estratégia privatizadora do ministro e do governo, na qual se envolveram destacados membros do PS. Texto de João Semedo

Artigos dossier | 30 de December

Neste dossier, doze textos sobre alguns temas que marcaram 2008.

Artigo | 29 de December

Bombardeamento de Israel a Gaza - Foto da LusaPara o Bloco de Esquerda, o cerco e agressão a Gaza são um "longo crime de guerra", cometido pelo Estado de Israel.
Em comunicado de imprensa, o Bloco considera que o governo deve condenar formalmente as agressões e defende que "é urgente um amplo movimento da opinião pública mundial" que demonstre que os direitos humanos podem vencer a força bruta.

Artigo | 29 de December

Bombas sobre GazaO ataque a Gaza exige, em primeiro
lugar, algumas recordações históricas. As justificações dadas e
os alvos escolhidos são uma repetição das mesmas concepções
básicas que se provaram erradas dia após dia. Ainda assim, os
israelitas continuam a tirá-las da cartola vezes sem conta, numa
guerra depois da outra.

Por Tom Segev, colunista do
diário israelita Haaretz

Artigo | 29 de December

Criança palestiniana ferida depois de bombardeamento israelita em GazaHá uma dimensão obscena no ataque a
Gaza: as centenas de vítimas dos bombardeamentos israelitas sobre
Gaza são vítimas colaterais da campanha eleitoral israelita; para
aumentar o seu apoio popular antes das eleições, todos os líderes
israelitas estão a competir para ver quem é o mais duro e quem está
disposto a matar mais.

Por Michael Warschawski, Centro
de Informação Alternativa

Artigo | 29 de December

Mesquita Alshefaa destruída pelos bombardeamentos israelitas - Foto da LusaO ministro da Defesa israelita, Ehud Barak, declarou nesta
Segunda feira no parlamento que Israel está envolvido numa guerra "sem
misericórdia" contra o Hamas na Faixa de Gaza. Os bombardeamentos já mataram
mais de 300 palestinianos e causaram mais de 950 feridos.
Em muitas cidades, um pouco por todo o mundo, têm vindo a realizar-se
manifestações de solidariedade com os palestinianos e de condenação dos
bombardeamentos israelitas.

Artigos dossier | 29 de December

Há uma dimensão obscena no ataque a Gaza: as centenas de vítimas dos bombardeamentos israelitas sobre Gaza são vítimas colaterais da campanha eleitoral israelita; para aumentar o seu apoio popular antes das eleições, todos os líderes israelitas estão a competir para ver quem é o mais duro e quem está disposto a matar mais.

Artigos dossier | 29 de December

O ataque a Gaza exige, em primeiro lugar, algumas recordações históricas. As justificações dadas e os alvos escolhidos são uma repetição das mesmas concepções básicas que se provaram erradas dia após dia. Ainda assim, os israelitas continuam a tirá-las da cartola vezes sem conta, numa guerra depois da outra.

Artigos dossier | 29 de December

O ano de 2008 foi um ano de grandes mudanças e de redefinição do ensino superior em Portugal. Ficou marcado pela consagração de um novo regime jurídico para as instituições que institui novas regras de funcionamento e uma lógica associada ao gerencialismo e ao paradigma liberal da "nova gestão pública"; pela implementação em força do processo de Bolonha com todas as suas contradições e consequências; pelo decréscimo do investimento público (com o correlativo agravamento das despesas dos estudantes e das suas famílias) e pela asfixia financeira das escolas, sob os protestos de reitores e estudantes e a agressividade arrogante do Ministério; pela descoordenação e fraqueza relativa de resposta dos estudantes mediante todo este processo. Texto de José Soeiro

Artigos dossier | 29 de December

1. O contexto

2008, do Teatro da Trindade à Aula Magna tiveram aí lugar assembleias de proximidade entre socialistas descontentes, o campo do Bloco, outros grupos políticos e personalidades. Dessas assembleias tudo se disse, sobejou a especulação jornalística. Importa talvez perceber as razões por que foram possíveis. Dizer que se trataram de espaços de crítica, muito contundente, ao governo do Partido Socialista, é dizer pouco. E, no entanto, esse era o ponto de partida: a condenação das políticas liberais que têm dominado. Nesse aspecto teve o eco previsto. Texto de Luís Fazenda

Artigos Opinião Esquerda | 29 de December

O Parlamento iraquiano votou em 27 de Novembro, por 149 votos a 35, ratificar o Status-of-Forces Agreement (SOFA, acordo do estatuto de forças) com os Estados Unidos. Quando a votação estava em curso, o vice-primeiro-ministro Barkham Salih terá dito: "Lembro-vos que as coisas no Iraque não acontecem na décima-primeira hora, mas na décima-terceira." Por outras palavras, o momento-chave ainda está para chegar.

Artigo | 28 de December

gaza_bombardeio.jpg
Depois dos ataques lançados sábado, a aviação israelita voltou Domingo a bombardear a Faixa de Gaza, causando pelo menos 65 mortos. Durante a tarde de Domingo lançou mais de 20 bombas contra túneis na fronteira entre Gaza e o Egipto, aumentando ainda mais o número de vítimas. Segundo um novo balanço dos serviços de urgência do território, já morreram perto de 300 palestinianos e outros 900 ficaram feridos. O exército israelita mobilizou milhares de reservistas e começa agora a concentrar tropas na fronteira com Gaza, num sinal de que a ofensiva terrestre poderá estar iminente.
"Há uma altura para tréguas e uma altura para combater. Agora é a altura de combater", afirmou este Domingo o ministro da defesa israelita, acrescentando que a operação contra Gaza "continua e continuará o tempo que for necessário".

Artigo | 28 de December

A radioactividade do urânio provocou doenças e mortes entre os trabalhadoresNum jantar/convívio realizado em Nelas, os antigos trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Urânio prometeram voltar à luta durante o ano de 2009, para exigirem indemnizações e reformas dignas. Francisco Louçã participou no jantar solidarizando-se com aqueles "que trabalharam uma vida inteira dentro do veneno da radioactividade" para, em alguns casos, receber 150 euros de reforma.
 

Pages