Artigo | 25 de October

Transmissão em directoO Esquerda.net vai transmitir em directo as sessões de abertura e de encerramento do Fórum da Educação, que se realiza dias 26 e 27 em Lisboa. A sessão de abertura tem início na sexta-feira às 21h com as intervenções de Paula Rauhaula do Conselho Muncipal de Educação de Helsínquia (Finlândia), João Madeira (historiador), Maria Dolores Gunturiz da Nova Escola Galega, e Ana Drago. A sessão de encerramento é no Sábado às 17h30, com intervenções de José Soeiro, Cecília Honório e Francisco Louçã.
Veja o programa completo do Fórum e o dossiê de textos de apoio.

Artigo | 25 de October

Condoleezza RiceA Casa Branca anunciou um novo conjunto de sanções unilaterais contra o Irão, que constituem o maior conjunto de medidas punitivas contra Teerão desde a ocupação da embaixada americana por guardas revolucionários em 1979. As medidas incluem a declaração da Guarda Revolucionária como uma organização proliferadora de armas de destruição em massa e a Força Quds como organização de apoio do terrorismo.

Artigo | 25 de October

Wall StreetPropagando o perigo a toda a economia mundial, a inovação financeira, sem qualquer controlo, foi favorecendo progressivamente a bolha imobiliária, a crise da habitação e a especulação. Uma nova expansão do crédito talvez contivesse (ou adiasse) alguns dos danos causados, mas encorajaria os «matemáticos loucos de Wall Street» a uma recidiva. Significa então que a próxima crise já está anunciada?
Artigo de Frédéric Lordon, publicado pelo Le Monde Diplomatique de Setembro de 2007, disponível no site da edição portuguesa

Artigo | 25 de October

Manifestação em BrasíliaMais de 20 mil pessoas participaram ontem, dia 24, na Marcha Nacional em Defesa dos Direitos na capital do Brasil. A mobilização foi um aviso ao governo Lula de que os trabalhadores não aceitam a reforma da Segurança Social. Mais de 200 entidades organizaram o evento, convocado pelo Conlutas e a Intersindical.

Artigo | 25 de October

Avião da TAPO governo aceitou voltar às negociações com o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) sem pré-condições, o que levou os pilotos a desconvocar o segundo dia de greve previsto para hoje. Ainda assim, cinco voos da TAP foram cancelados na Portela. O porta-voz da TAP, António Monteiro, explicou que o cancelamento da greve deu pouco tempo para "resolver algumas situações".

Artigo | 25 de October

Manifestação diante da Assembleia da República. Foto de André BejaNove moradores de Silves decidiram manter a greve de fome em frente à Assembleia da República em protesto contra a instalação de linhas de alta tensão em áreas residenciais, depois de uma reunião inconclusiva com um assessor do primeiro-ministro. Cerca de 200 habitantes de Silves, Guimarães, Sintra e Almada concentraram-se ontem frente à Assembleia da República.

Artigos dossier | 25 de October

Pela sua imaturidade bio-social e dependência dos adultos, as crianças têm, nas nossas cidades, direitos limitados: não podem correr à vontade, gritar, escrever nas paredes, saltar, cantar alto, fazer barulho, pendurar-se nos espaços exteriores, subir às árvores, saltitar, nem sequer esconder-se dos adultos para pensar, quando estes não as entendem.

Artigos dossier | 25 de October

No contexto de outras medidas propostas (liberdade de escolha, competitividade entre escolas, reforço dos exames nacionais, produção de rankings) o gestor profissional (designado, ou não, director) remete para políticas educativas que tiveram a sua máxima expressão nos EUA e em certos países europeus durante a década de 80; muitas das quais geraram grande controvérsia e agitação nos meios educativos, tendo várias sido posteriormente abandonadas.

Artigos dossier | 25 de October

Pretendo neste artigo - e tendo em consideração as limitações de espaço - socorrer-me da problemática do multiculturalismo como mote político para me atrever a propor a necessidade de se lutar por uma renovada teorização curricular, assumindo-se a teorização curricular como uma plataforma multifacetada interdisciplinar comprometida com o estudo da experiência educacional que lute pela construção de uma sociedade mais justa.

Artigos dossier | 25 de October

Do mesmo modo, não podemos esquecer que foi na sequência da Revolução de 1974 que se introduziu o princípio da eleição dos órgãos de gestão das escolas, situação que, com recurso a diferentes modalidades de concretização e recentemente alargada à participação de não-docentes, se manteve até à actualidade. Querer reduzir este fenómeno a uma mera manifestação de "corporativismo docente" (como fazem alguns comentaristas da nossa imprensa) é ignorar a complexidade dos processos históricos que lhe deram origem