You are here

Pesquisar

Artigo | 5 de April

chegada1Após quase duas semanas de tensão, os 15 soldados detidos no Irão chegaram na quinta feira ao Reino Unido. As autoridades britânicas anunciaram que vão interrogar os soldados, que reafirmaram, à saída do aeroporto de Teerão terem sido bem tratados e pretenderem voltar para visitar o país. Entretanto, continuam os contactos para a libertação dos cinco funcionários iranianos detidos pelos EUA em Janeiro, no Curdistão, numa operação cuja intenção seria a de capturar altos responsáveis da segurança interna iraniana.
 

Artigo | 5 de April

aeroportosujoOs empregados da limpeza dos aeroportos de Lisboa e do Porto estão em greve contra a violação do Acordo de Condições Específicas pela empresa ISS, que continua a desafiar sentenças judiciais que dão razão aos trabalhadores. Uma centena de empregados, muitos dos quais vieram directamente do Porto, encontra-se à porta da empresa em Carnaxide. Segundo o dirigente sindical Francisco Corredora, a adesão à greve cifra-se nos 75%.

Artigo | 5 de April

ursopolar2As alterações climáticas podem originar a extinção de um quarto das espécies de fauna e flora do mundo. Segundo o relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), se em 2100 a temperatura média do planeta for dois a três graus superior do que em 1990, isso vai traduzir-se "na extinção de numerosas espécies e na redução da diversidade dos ecossistemas". O mesmo relatório revela que centenas de milhões de pessoas podem ficar sem água em menos de 20 anos.
 

Artigo | 5 de April

guatanameraUm relatório agora divulgado pela Amnistia Internacional denuncia o agravamento das condições de vida dos prisioneiros de Guantánamo. A organização de direitos humanos revela que 165 pessoas foram transferidas para novas alas de segurança máxima e que 80% dos reclusos estão sob isolamento. Segundo o documento «Estados Unidos: Cruéis e Desumanos - As Condições de Isolamento no Centro de Detenção de Guantánamo», os detidos passam 22 horas em celas individuais fechadas e sem janelas para o exterior, estando desprovidos praticamente de qualquer contacto humano. Veja em inglês o relatório completo.
 

Artigo | 5 de April

semedo_joaoJoão Semedo, deputado do BE e dirigente do Movimento de Renovação Comunista, aderiu ontem ao Bloco de Esquerda. O responsável pela área da saúde no grupo parlamentar do BE disse ao semanário Sol que "o Bloco é um contraponto na esquerda a partidos de pensamento único", realçando a "pluralidade e o confronto de opiniões" como marca distintiva do BE.

 

Artigo | 5 de April

cartaz dos Gato Fedorento, em www.arrastao.weblog.com.pt/Uma semana depois do cartaz xenófobo colocado no Marquês de Pombal, o Diário Económico revelou que os imigrantes que trabalham em Portugal contribuem 7% para a riqueza nacional, o equivalente a uma Portugal Telecom por ano ou a cinco Auto-Europas, ou seja, cerca de 11 mil milhões de euros. Isto apesar da exploração a que estão sujeitos, das dificuldades em obter a legalização, e da recusa dos bancos em fornecer empréstimos os imigrantes para compra de casa. Ontem ao final da tarde, os Gatos Fedorentos colocaram um cartaz, junto ao do PNR, onde reclamam "Mais Imigração" e declaram que o "Nacionalismo é parvoíce", assumindo a sua oposição à mensagem xenófoba daquele partido.
Clique no cartaz para vê-lo ampliado.
Clique aqui para ver os dois cartazes, lado a lado, no Marquês de Pombal
 

Artigos dossier | 5 de April

O cartaz do PNR contra os imigrantes é apenas a última etapa de muitas outras já percorridas no culminar de uma estratégia política de há muito traçada pela extrema-direita. O PNR veio não só para recuperar e ressuscitar o legado do salazarismo, mas, mais grave ainda, para reconstruir e recompor os grupos neonazis desestruturados pela dissolução do Movimento de Acção Nacional (cujos crimes o Tribunal Constitucional se recusou a condenar) após os assassinatos de Zé Carvalho e de Alcindo Monteiro, proporcionando-lhes assim uma plataforma de legitimação e de expressão política.

Artigos dossier | 5 de April

Comecemos por interrogar uma evidência: um imigrante é uma pessoa que se desloca de um Estado-nação para outro, com o objectivo de aí residir ou trabalhar. E é isso que ele é, de acordo com as definições oficiais. Mas no discurso corrente, nos meios de comunicação social e na linguagem dos partidos e dos funcionários do Estado, a palavra «imigrante» raramente é aplicada aos ingleses e alemães que cá vivem a sua reforma dourada, ou para os quadros das empresas internacionais a trabalhar em Portugal.

Artigos dossier | 5 de April

‘Eu não sou racista, porque não tenho nada contra as pessoas de cor se elas se assimilarem e cumprirem as nossas regras. Na verdade, alguns dos meus amigos são pretos...'
Talvez já tenha sido confrontado com esta opinião ou outra semelhante. Talvez já tenha tentado explicar que o significado da palavra tolerância não é que tudo é permitido.
Este texto da organização Unidos para a Acção Intercultural, da Rede Europeia contra o nacionalismo, o racismo, o fascismo e para o apoio aos migrantes e aos refugiados discute alguns conceitos usados frequentemente.

Artigos dossier | 5 de April

Veja o vídeo de Gabriel o Pensador cantando "Racismo É Burrice".

Artigos dossier | 5 de April

Uma colecção de anúncios publicitários contra o racismo e a xenofobia. Com legendas em espanhol

Artigos dossier | 5 de April

Uma impressionante reportagem da rede de TV ESPN (em inglês) mostra exemplos de comportamentos racistas das claques de clubes europeus contra jogadores negros da sua própria equipa ou da equipa adversária. Estrelas como Samuel Eto'o já perderam a cabeça em pleno jogo devido aos insultos ouvidos. No outro vídeo, uma publicidade feita em 2004 contra o racismo, que reuniu os brasileiros Roberto Carlos e Ronaldinho gaúcho e o francês Thierry Henry.