You are here

Pesquisar

Artigo | 22 de February

Francisco LouçãNo debate parlamentar de ontem, todos os projectos-lei sobre corrupção baixaram à comissão sem votação. No entanto, o Partido Socialista já prometeu «chumbar» os projectos que «ponham em causa as regras do Estado de direito democrático», referindo-se à inversão do ónus da prova em caso de enriquecimento ilícito de titulares de cargos públicos. Francisco Louçã afirmou que a corrupção não é apenas uma questão penal e excepcional mas sim «um sistema de poder instalado que concede vantagens privadas ilegítimas». «É preciso combater este sistema em nome da democracia e da transparência», concluiu o deputado do Bloco de Esquerda.

Veja a intervenção completa em vídeo
 

Artigo | 22 de February

Bilhete de Identidade espanholO Senado espanhol aprovou por unanimidade a lei que permite a mudança do nome e sexo dos transsexuais e trangenders no Registo Civil. Esta alteração implica que qualquer pessoa poderá mudar de um nome masculino para feminino ou vice-versa. A grande novidade foi o voto a favor do Partido Popular, que se tinha oposto à mesma lei na Câmara dos Deputados. As Associações de transsexuais congratularam-se com a aprovação, que irá finalmente reconhecer direitos a uma comunidade com quase 10000 pessoas.
 

Artigo | 22 de February

Manifestação portuguesa contra a guerra do Iraque A maioria dos portugueses encara negativamente as políticas da Administração norte-americana, sobretudo no que se refere ao centro de detenção de Guantánamo, às alterações climáticas e à guerra no Iraque. Esta é uma das conclusões de uma sondagem realizada pela BBC e cujos resultados em Portugal foram divulgados ontem pelo Diário Digital. Numa altura em que Bush se prepara para enviar mais soldados para o Iraque, o estudo de opinião conclui que 73% dos cidadãos de todo o mundo condenam a forma como o governo americano tem lidado com o conflito.

Artigo | 22 de February

timorOs distúrbios provocados pela escassez de arroz levaram a um agravamento da falta de segurança em Díli desde segunda-feira, com ataques a veículos da ONU e do Estado, bem como a diversos armazéns de alimentos. A escassez de arroz levou o preço do produto a atingir os 50 dólares por saca. 148 pessoas foram detidas. O responsável das Nações Unidas em Timor sublinhou a importância da "moralidade e da educação cívica".
 

Artigo | 22 de February

Manifestação da Função PúblicaO secretário de Estado do Orçamento, Emanuel Santos, ameaçou hoje aplicar a taxa de penalização para as reformas antecipadas de 6% aos funcionários públicos já em 2008, caso os sindicatos insistam em rejeitar o projecto que aplica à Função Pública a reforma da Segurança Social. "Se os sindicatos continuarem a pôr estas questões [factor de sustentabilidade] em causa também revejo a minha posição de só entrar em vigor em 2015" avisou Emanuel Santos. Actualmente, a taxa de penalização cifra-se em 4,5%, tendo o Governo assumido anteriormente que só em 2015 aumentaria para 6%. «O que não podemos é admitir chantagens», afirmou Ana Avoila, da Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública, que já tem agendada para 2 de Março uma manifestação contra as políticas do Governo.
 

Artigo | 22 de February

Sérgio LipariO vereador da Acção Social da CML, Sérgio Lipari (PSD), entregou a Carmona Rodrigues um relatório que revela alegadas irregularidades na Gestão da Gebalis, empresa que gere os bairros municipais de Lisboa. O relatório já terá sido enviado para o Tribunal de Contas e para a Inspecção-Geral de Finanças. Os partidos da oposição estranham a atitude de Lipari, que tutelou o pelouro da empresa  até Outubro de 2005, tendo elaborado o relatório sem ouvir o Presidente da Gebalis. Sá Fernandes anunciou novas revelações sobre este assunto em Conferência de imprensa marcada para hoje às 17h.

Artigos dossier | 22 de February

Zeca Afonso, o cantor da Revolução, morreu há 20 anos.
"Admito que a revolução seja uma utopia, mas no meu dia a dia procuro comportar-me como se ela fosse tangível. Continuo a pensar que devemos lutar onde exista opressão, seja a que nível for", escreveu ele já na fase final da sua vida.
Zeca continua presente na música popular portuguesa, que marcou como ninguém, e é recordado como homem que soube responder presente aos desafios do seu tempo.
Grândola, vila morena, o hino do 25 de Abril, é a sua canção mais conhecida, mas inúmeras músicas suas continuam a ser cantadas, a merecer novas interpretações e a constituir fonte de inspiração.

Artigos dossier | 22 de February

Quando passam 20 anos da morte de Zeca Afonso vão realizar-se homenagens em vários pontos do país nos próximos dias, que se prolongarão pelos próximos meses.
A 23 e 24 de Fevereiro existirão espectáculos, concertos, sessões de teatro, debates e outras realizações em Guimarães, Lisboa, Figueira da Foz, Entroncamento, Guarda, Moita, Odivelas, Santo António dos Cavaleiros, Loulé e Coimbra. Divulgamos aqui essas acções de homenagem.

Artigos dossier | 22 de February

No passado dia 11 de Fevereiro os portugueses foram chamados, mais uma vez, a decidir sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez. Todos sabíamos que seria um dia decisivo: tínhamos a hipótese de finalmente avançar para uma sociedade mais democrática ou, caso contrário, permanecer no país atrasado e obscurantista em que vivíamos. Era uma questão fundamental para todas e todos, enquanto cidadãos.