You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de June

Greve do sector público na África do SulA maior central sindical do país decidiu aceitar a proposta final do governo, que ofereceu, entre outras coisas, um aumento salarial de 7,5%
O Congresso dos Sindicatos Sul-Africanos (Cosatu) na sigla em inglês decidiu, na quinta-feira (dia 28) aceitar a última proposta de um aumento salarial de 7,5% e encerrar a greve do sector público, que já durava quase um mês. Os grevistas queriam 9%. No início das paralisações, o governo oferecia 6%, enquanto os trabalhadores pediam 12%.
Artigo de Igor Ojeda, publicado em brasildefato.com.br

Artigo | 30 de June

Refugiado afegão em Cabul - Foto da LusaUm ataque aéreo das tropas da Nato, comandadas pelos EUA, causou entre 30 e 120 mortos civis na região de Helmand, no sul do Afeganistão. A agência Reuters noticia a morte de 30 civis, de acordo com um funcionário regional. Segundo a AFP terão morrido oito civis e 39 supostos talibãs. A agência EFE fala de 120 mortos, segundo um governador local.
O massacre teve lugar na sexta feira à noite, quando tropas conjuntas norte-americanas e afegãs bombardearam a aldeia de Haidarabad, no distrito de Gerishk, para onde tinha fugido um grupo de insurrectos, que se tinha confrontado com as tropas da coligação.

Artigo | 27 de June

tonyblair1Anthony Charles Lynton "Tony" Blair deixa hoje o governo do Reino Unido depois de um reinado de dez anos. Sai marcado pelo desastre do Iraque e pela aliança irredutível com o presidente George W. Bush, que atinge, tal como ele, recordes de impopularidade. Sai na tentativa de impedir a queda do seu Partido Trabalhista, que o substituirá pelo actual ministro das Finanças, Gordon Brown. Só a saída de Blair deu uma injecção de ânimo no partido: apesar de Brown ser tudo menos carismático, uma sondagem do Observer publicada no fim-de-semana pôs pela primeira vez os trabalhistas à frente dos conservadores. Ainda não é certo se Blair vai receber o anunciado cargo de enviado ao Médio Oriente, mas, se se confirmar, Blair deve renunciar ao mandato de deputado.

Artigo | 26 de June

temporaoO ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, afirmou ontem que, para cada três
bebês nascidos vivos no Brasil, ocorre um aborto induzido,
citando uma investigação feita pela Universidade
Estadual do Rio de Janeiro. O estudo revela que, a cada ano, ocorre
1,4 milhão de abortos clandestinos no país. "Se
considerarmos que o aborto é um crime, todos os dias, 780
mulheres teriam que ser presas, sem contar com os seus médicos
e, eventualmente, os seus companheiros", afirmou Temporão,
num debate organizado pelo jornal Folha de S. Paulo.

 

Artigo | 25 de June

Mahmud Abbas com o rei da Jordânia, Abdullah, 24 de Junho - Foto da LusaNum comunicado dilvulgado hoje, a organização humanitária Oxfam condena o bloqueio israelita a Gaza, alertando para o risco de uma crise humanitária iminente, caso não seja autorizada a distribuição de alimentos e medicamentos ao 1,3 milhões de habitantes da Faixa de Gaza. Segundo as Nações Unidas, dentro de dias acabam os alimentos, o combustível é escasso e há poucos medicamentos essenciais em Gaza.
A organização não governamental faz o apelo, no dia em que o presidente da autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, e o primeiro ministro de Israel, Ehud Olmelrt, reúnem em Sharm el Sheij, no Egipto, com a presença também do presidente egípcio e do rei da Jordânia, para debaterem o processo de paz Israel/Palestina. O encontro insere-se na perspectiva de Israel, dos EUA e da UE de apoio ao presidente da Autoridade Palestiniana.

Artigo | 25 de June

Blindao espanhol atingido no atentado - Foto da LusaSeis militares do contingente espanhol da Força de Interposição das Nações Unidas (FINUL), três espanhóis e três colombianos, morreram ontem no Líbano. Um carro com explosivos rebentou atingindo gravemente o blindado em que os militares seguiam. Ficaram feridos outros dois soldados espanhóis.
O governo de Espanha atribuiu a autoria do ataque ao grupo Fatah Al Islam, próximo da Al Qaeda.
O Hezbollah já condenou o ataque, qualificando-o como "uma acção suspeita" que "prejudica os habitantes do sul do Líbano e aumenta a insegurança" na região.

Artigo | 24 de June

hamas_2O momento escolhido pelo Hamas para ocupar pela força a Faixa não foi acidental. Os líderes do Hamas decidiram que não tinham alternativa senão destruir as organizações que têm ligações à Fatah e que recebem ordens de Mahmoud Abbas. Os EUA ordenaram a Israel que fornecesse a estas organizações quantidades generosas de armas, para que pudessem combater o Hamas. Aos olhos desta organização, o ataque aos fortes da Fatah na Faixa de Gaza foi uma guerra preventiva. As organizações de Abbas e Dahlan derreteram como neve sob o sol palestiniano. O Hamas tomou, facilmente, a Faixa de Gaza.
Leia esta penetrante análise da actual situação da Palestina de Uri Avnery, figura decisiva do movimento pacifista e da esquerda israelita.

Artigo | 23 de June

ue2007A cimeira dos chefes de Estado e de governo dos 27 países da União Europeia chegou a acordo na madrugada de sábado sobre os termos da reforma do fracassado Tratado Constitucional. Uma Conferência Intergovernamental, a ser realizada durante a presidência portuguesa, deverá fixar o texto de um novo tratado. A decisão ocorreu depois de um acordo de última hora com a Polónia que adia para 2014 a aplicação do princípio da dupla maioria, havendo um período transitório até 2017 em que a esta regra poderá não ser aplicada.

Artigo | 22 de June

Foto Stefan Devries/FlickrA
cimeira dos chefes de Estado e de governo dos 27 países da União
Europeia decorreu hoje com reuniões bilaterais. A tarefa de avançar com
o tratado europeu adivinhava-se difícil, somando a falta de entusiasmo
da maior parte dos presentes e as sérias reticências de ingleses e
polacos. Mas à custa de várias cedências a ambos os países, Angela
Merkel pode anunciar um princípio de acordo e de certa forma salvar uma
cimeira que parecia condenada ao fracasso. Por seu lado, Tony Blair,
que agora se despede das cimeiras europeias, conseguiu negociar o
abandono da ideia de criar dum ministro dos estrangeiros da União.

Artigo | 22 de June

abu_ghraibEsta semana explodiu outro escândalo em Washington sobre quem sabia o quê e quando de um dos episódios mais atrozes da invasão norte-americana do Iraque: o caso da tortura dos presos de Abu Ghraib. O famoso jornalista Seymour Hersh entrevistou pela primeira vez o general encarregado da investigação do abuso na prisão sob comando americano no Iraque, que lhe revelou que ainda não foram tornadas públicas as piores imagens da tortura de Abu Ghraib, que os altos comandos tinham conhecimento desta situação cinco meses antes de o então Secretário de Defesa Donald Rumsfeld testemunhar diante do Congresso que acabara de tomar conhecimento do caso, e que o general foi isolado e finalmente obrigado a retirar-se do serviço activo devido ao relatório que fez sobre o assunto.

Por David Brooks, La Jornada, 19/6/2007

Artigo | 22 de June

Foto Thaysa/FlickrApós 50 dias no edifício da Reitoria da Universidade de São Paulo, os estudantes decidiram em assembleia aceitar a proposta de negociação da direcção da universidade. Na proposta da reitora Suely Vilela, são atendidas quatro reivindicações do movimento estudantil. O fim da ocupação termina uma semana de grande tensão que incluíu a entrada da polícia de choque no campus universitário, provocando confrontos e prisões.

Artigo | 22 de June

mst01Durante cinco dias, de 11 a 15 de Junho, o Congresso Nacional do
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Brasil estudou
a situação da agricultura, a conjuntura política
e os desafios do povo brasileiro para construir uma nação
socialmente justa e soberana. "Foram também momentos de
fortalecer nossa mística, de relembrarmos os companheiros e as
companheiras que não puderam estar connosco, levados pela
truculência do latifúndio e do agronegócio, e de
confraternizarmos e celebrarmos nossas vitórias", diz a
direcção nacional, numa carta publicada no final do
Congresso.
O Congresso aprovou a Carta do V Congresso, que reúne a
táctica e as prioridades de luta.
É esse documento que publicamos abaixo.

Artigo | 22 de June

Foto Hopkinsii/FlickrNa próxima semana, a CIA vai desclassificar os documentos das décadas de 50, 60 e 70 que são conhecidos como as "jóias da família" da agência de espionagem norte-americana. Trata-se do relatório que lista as operações ilegais da CIA até aos anos 70, incluindo a vigilância e infiltração do movimento contra a guerra do Vietname. A divulgação ocorre no momento em que o vice-presidente Cheeney é acusado de recusar a fiscalização do uso da informação classificada no seu gabinete, e de procurar abolir o organismo que inspecciona a segurança dessa informação.

Artigo | 22 de June

Foto Stefan Devries/FlickrNo primeiro dia da cimeira europeia, que junta em Bruxelas os chefes de Estado ou de governo dos 27 países da União, foi dedicado à reforma institucional,  pouco se avançou para alcançar um acordo sobre o Tratado com que Barroso e Merkel pretendem substituir a Constituição Europeia chumbada em referendos na França e Holanda. Hoje começam as reuniões bilaterais, com a chanceler alemã a tentar convencer os governos mais reticentes a cederem nas suas posições. O acordo dos 27 é um cenário considerado difícil pela imprensa europeia, ante o pessimismo demonstrado por alguns dos presentes no arranque da cimeira.

Artigo | 21 de June

omc_2Desde Terça-feira que os ministros da Agricultura e do Comércio das quatro grandes potências comerciais (Brasil, Índia, EUA e União Europeia - G4)) se encontravam reunidos em Postdam, na Alemanha, para tentarem chegar a um novo acordo global para o sector agrícola. No entanto, a reunião, que decorreu num ambiente de grande secretismo, terminou mais cedo devido ao abandono da Índia e do Brasil. Estes países culparam a União Europeia e os EUA pelo falhanço das negociações, acusando-os de proteccionismo excessivo. Entretanto, países como a Venezuela, Cuba e Bolívia (entre outros) assinaram uma declaração conjunta recusando qualquer legitimidade à reunião do G-4. Este é o quarto falhanço das negociações iniciadas há 5 anos em Doha e que visavam diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo.
 

Artigo | 20 de June

Jimmy CarterO ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter afirmou ontem que o apoio do governo norte-americano à Fatah e o bloqueio da ajuda financeira a Gaza fazem parte de uma política que visa dividir os palestinianos.
Numa visita a Dublin, Carter disse que Israel e os EUA fizeram "tudo o que podiam para evitar a conciliação entre o Hamas e a Fatah". E considerou que a intenção de dar assistência apenas à Cisjordânia vai punir a população de Gaza.

Artigo | 20 de June

Aminetu HaidarMarrocos e a Frente Polisario consideraram um sucesso o reinício das negociações sobre o futuro do Sahara Ocidental e decidiram com o representante da ONU que voltarão a encontrar-se na segunda semana de Agosto. No entanto, mantêm-se divergências profundas com a Frente Polisario a exigir a autodeterminação e Marrocos a opor-se, admitindo apenas uma larga autonomia.
Entretanto, chega hoje a Lisboa Aminetu Haidar, combatente pelos direitos humanos do povo saharauí, sobrevivente à prisão e maus tratos pelo regime marroquino, que irá realizar encontros com debate em Coimbra (nesta 4ª feira), Porto (na 5ª feira), e Lisboa (na 6ª feira). Com Aminetu Haidar estarão também os representantes da Frente Polisario para a Europa e para a Península Ibérica e a visita tem a participação e apoio dos eurodeputados Ana Gomes e Miguel Portas.

Artigo | 19 de June

mustafa-barghoutiO ex-ministro de Informação palestiniano Mustafa Barghouti, da Iniciativa Nacional Palestiniana, defendeu que a única saída para a actual crise é a realização de eleições democráticas o mais cedo possível. Barghouti afirmou que a continuação da crise deitará por terra a esperança da construção de uma Palestina viável e advertiu que a luta inter-palestiniana serve apenas os interesses da ocupação israelita.

Artigo | 19 de June

farooq_tariq_foto_jim_mcilrDepois de 15 dias de detenção, o secretário-geral do Partido Trabalhista do Paquistão (LPP, sigla em inglês), Farooq Tariq, foi libertado esta terça-feira da prisão de Kot Lakhpat, em Lahore. Dezenas de membros do LPP e activistas da sociedade civil receberam-no calorosamente à porta da cadeia. O LPP agradeceu a todos que, no Paquistão e noutros países, estiveram envolvidos na campanha pela sua libertação.

 

Artigo | 19 de June

moustafabarghoutiJERUSALÉM - Mustafa Barghouti, o ministro palestiniano de Informação do Governo de Unidade Nacional suspenso sexta-feira à noite pelo presidente Mahmoud Abbas, depois de uma surpreendente debandada das forças da Fatah diante do Hamas em Gaza, disse ter rejeitado o convite, neste fim-de-semana, para ser ministro do recém-formado governo de emergência na Palestina.
Numa entrevista telefónica de Ramallah para o Middle East Times, Barghouti explicou que não concorda com a opinião do Hamas de que o novo governo de emergência é inconstitucional. Disse que Abbas tem todo o direito de dissolver o gabinete e de declarar emergência. Contudo, Barghouti disse ter uma reacção negativa à palavra "emergência" e a decisões de suspender leis.

Pages