You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de May

edaOs trabalhadores da Electricidade dos Açores (EDA) concentraram-se ontem à porta da empresa contra "a precariedade dos salários", numa altura em que a administração se preparava para distribuir os dividendos pelos accionistas. Os trabalhadores lembram que lhes foram negados aumentos reais dos salários, tendo na altura a administração justificado a medida com o "discurso da crise e da desgraça", mas que agora apresenta lucros avultados para distribuir aos accionistas, à custa dos salários baixos dos trabalhadores.

Artigo | 31 de May

gg1Carvalho da Silva, secretário geral da CGTP, considerou que os trabalhadores responderam com coragem e que a greve geral teve grande impacto no país, apesar das ameaças do governo e dos exagerados serviços mínimos, impostos aos trabalhadores em violação do direito à greve. A Greve geral fez-se sentir com mais intensidade nos trabalhadores das autarquias, no sector da saúde, nos transportes, na recolha do lixo, na hotelaria e em muitas empresas. Para o governo a greve teve "impacto limitado" e foi "uma greve parcial". O secretário-geral da CGTP, em resposta, afirmou: "Este Governo não governa para as pessoas, governa para os números", e denunciou o facto de o Governo fazer coro com os patrões na desvalorização da greve.
Leia Testemunhos da Greve Geral de Francisco Louçã.
 

Artigo | 30 de May

Cartaz de apelo à greve na porta da LisnaveCarvalho da Silva, secretário geral da CGTP, considerou que os trabalhadores responderam com coragem e a greve geral tem grande impacto no país, apesar das ameaças do governo e dos exagerados serviços mínimos, impostos aos trabalhadores em violação do direito à greve, nomeadamente nas empresas de transportes.
Para o governo a greve teve "impacto limitado" e foi "uma greve parcial", conforme declararam, em conferência de imprensa, os secretários de Estado do Emprego e da Administração Pública. O secretário-geral da CGTP, em resposta, afirmou: "Este Governo não governa para as pessoas, governa para os números", e salientou que "o Governo e as entidades privadas sempre tentaram minorar os efeitos das greves".
Leia Testemunhos da greve geral de Francisco Louçã.

Artigo | 30 de May

Carvalho da Silva nos serviços municipais de Loures - Foto da LusaA greve geral teve nas primeiras horas níveis significativos de adesão. O Metro de Lisboa está totalmente parado, a greve registou elevados níveis de adesão nos hospitais e nos serviços de recolha de lixo. O trânsito está caótico nos acessos a Lisboa e ao Porto.
O secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva visitou as oficinas municipais de Loures nas primeiras horas da greve, realçando o grande nível de adesão dos trabalhadores. Depois, em visita ao Hospital Garcia de Orta em Almada, denunciou as pressões que estão a ser exercidas sobre os trabalhadores, salientando que há empresas que estão a "usar a GNR para pressionar os trabalhadores", como é o caso da Vimeca. Carvalho da Silva sublinhou que, apesar dessa pressão, os primeiros dados apontam para uma grande adesão à greve geral.

Artigo | 30 de May

Piquete de greve Metro Lisboa - Foto de Paulete MatosFrancisco Louçã está no apoio aos piquetes de greve. A noite começou às 23.30h com o piquete de greve do Metro de Lisboa, depois a Valorsul, às 0.15h, a seguir a Carris às 2.30h. O Metro de Lisboa está paralisado, na Valorsul a greve é quase a cem por cento e na Saint Gobain também é elevada.
Ás 7.45h, Francisco Louçã  esteve presente no piquete que a Comissão de Trabalhadores da AutoEuropa realiza às portas da empresa e pelas 14h estará na Lisnave.

Artigo | 29 de May

dadosA Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) proibiu o tratamento autónomo de dados pessoais dos trabalhadores que fizerem greve, considerando esse procedimento discriminatório. "A adesão à greve por parte dos trabalhadores da Administração Pública reflecte uma opinião política", diz a CNPD, e "o tratamento autonomizado e identificado dos trabalhadores que fizeram greve consubstancia decerto um procedimento discriminatório".

 

Artigo | 29 de May

achoraA Autoeuropa vai parar a produção amanhã, dia da greve geral, confiam os membros da Comissão de Trabalhadores. "Fizemos dois plenários que reuniram cerca de dois mil dos 2.700 trabalhadores da empresa, e houve grande receptividade aos motivos da greve", disse ao Esquerda.net António Chora, coordenador da CT. "Os nossos motivos são essencialmente políticos, têm a ver com a política do governo", aponta Chora, esclarecendo que com a direcção da Autoeuropa há acordos assinados e a ser aplicados.

Artigo | 29 de May

jardimgoncalvesO presidente do Conselho Geral e de Supervisão do BCP e
fundador do banco, Jardim Gonçalves, foi obrigado a retirar da Assembleia Geral
a proposta que previa o seu próprio reforço de poderes e o aumento das defesas
da instituição contra possíveis ataques hostis. A retirada foi decidida porque
simplesmente seria derrotada na AG.

Artigo | 29 de May

carvalhosilvalusapicwebA CGTP vai pedir a impugnação dos serviços mínimos
decretados pelos colégios arbitrais para a greve geral de amanhã,
principalmente no caso das empresas de transportes. Em carta aberta dirigida ao
primeiro-ministro, a CGTP alerta para a necessidade de se fazer respeitar o
direito de greve, já que não há possibilidade de pronunciamento dos Tribunais
em tempo útil.

Artigo | 28 de May

Islândia projecto KarahnjukarSegundo o Sindicato dos Trabalhadores da Construção do Norte, há cerca de 300 portugueses a trabalharem em regime de "escravatura" na Islândia.
Um dos trabalhadores fez a denúncia: as pessoas estão "a ser tratadas como escravos, trabalhando todos os dias 14 horas, incluindo, Sábados, Domingos e feriados, com apenas um quarto de hora para almoçar". "Trabalhamos dentro dos túneis todo o dia com água até aos joelhos", afirmou à comunicação social, salientando ainda que a comida é "horrível", a poluição é grande e os portugueses ganham menos que trabalhadores de outras nacionalidades.
O secretário de Estado das Comunidades, António Braga, disse que o governo português desconhece a situação, mas que instruiu a embaixada portuguesa em Oslo "no sentido de esclarecer essa situação".

Artigo | 27 de May

Foto Jfilipemo/FlickrO Ministério da Educação revelou hoje que o objectivo da reorganização do 1º ciclo do ensino básico é o de encerrar 900 escolas. A declaração responde à notícia do JN, citando o relatório de avaliação do sistema educativo promovido pelo Ministério da Educação, que sinaliza para encerramento mais de 1300 escolas do 1º ciclo do ensino básico, e metade das quais estão localizadas na Região Centro. O ano lectivo actual começou com menos 1500 escolas do que o do ano passado.

Artigo | 27 de May

Foto Supermariolxpt/FlickrUm novo estudo sobre a pobreza em Portugal, coordenado por Alfredo Bruto da Costa, conclui que 47% das famílias portuguesas esteve em situação em pobreza pelo menos durante um ano na última metade da década de 90. "Esta é a verdadeira dimensão da pobreza em Portugal, afirmou ontem Bruto da Costa durante a conferência da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), da Igreja Católica.

Artigo | 25 de May

Fábrica Delphi suspende primeira fase de despedimentosO anunciado despedimento de mais de 500 trabalhadores da fábrica de componentes automóveis Delphi, da Guarda, não vai avançar como o previsto, Os 226 trabalhadores que a empresa queria dispensar já em Junho vão continuar a trabalhar, de acordo com um comunicado emitido na sexta-feira pela multinacional. A justificação dada para suspender a primeira fase do processo de despedimentos é a chegada de um novo projecto que estava inicialmente atribuído a uma fábrica na Roménia, e que será agora desenvolvido na Guarda.

Artigo | 25 de May

Milho da Monsanto sob suspeita de contaminaçãoO
governo francês exigiu novas análises sobre a toxicidade do Mon810, o
único milho transgénico autorizado em França com sementes da
multinacional Monsanto. Esta semente contém toxinas que, segundo a
Greenpeace, não se limitam a matar o insecto que ameaça o crescimento
nos cerca de 30 mil hectares de plantação autorizada. Este estudo da
organização ecologista teve consequências na Alemanha, onde o governo
decidiu suspender a autorização do Mon810 que tinha em estudo.

Artigo | 25 de May

Foto Valerio Basili/FlickrO Comité Europeu dos Direitos Sociais do Conselho da Europa condenou ontem, por unanimidade, o Estado português por violação do artigo da Carta Social europeia que consagra o direito das crianças à protecção social, legal e económica. Na origem da decisão está uma sentença do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que no ano passado considerou "lícitos" e "aceitáveis" alguns castigos corporais aplicados a crianças deficientes num lar em Setúbal. O Comité Europeu considera que este caso demonstra que a lei portuguesa não protege suficientemente as crianças da violência.

Artigo | 24 de May

uni_modernaProfessores que deixaram de dar aulas por falta de pagamento, estudantes a pedir transferência de Universidade, funcionários despedidos, ausência de computadores para trabalhar, um telhado que desabou e deixa entrar água. A crise que se instalou agora na Universidade Moderna, levou professores e alunos a reunirem-se ontem à tarde com responsáveis da cooperativa proprietária da instituição, a Dimensino.
 

Artigo | 24 de May

carvalho_da_silvaO Secretário Geral da CGTP disse ao Público que cerca de 140 sindicatos tinham até ontem anunciado a sua adesão à Greve Geral do próximo dia 30 de Maio. "A sociedade sente que esta situação de marasmo, de desesperança, precisa de ser sacudida" declarou Carvalho da Silva, manifestando a convicção de que "vamos ter uma grande greve geral". A CGTP, e também o BE e o PCP, acusaram o Governo de querer limitar o direito à Greve com a subversão do conceito de "serviços mínimos".
 

Artigo | 23 de May

DelphiSegundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Aveiro, Viseu e Guarda, os despedimentos na Delphi da Guarda vão atingir 700 pessoas, mais 200 do que previsto inicialmente. O ministro da Economia, Manuel Pinho, tinha afirmado que a mesma empresa iria criar empregos em Castelo Branco, mas não é verdade. Entretanto, o primeiro-ministro espanhol aproveitou uma visita a Sevilha para reunir com o comité de empresa dos trabalhadores da Delphi de Puerto Real. Zapatero garantiu-lhes que haverá empregos alternativos para os 1600 trabalhadores e para todos os da indústria auxiliar.

Artigo | 22 de May

alunosA Fenprof alertou hoje em comunicado para o clima de perturbação nas escolas que as provas de aferição dos 4º e 6º anos estão a causar. Ao contrário do modelo utilizado no ano passado, o da realização de amostragem, este ano as provas têm o cariz de exame nacional. Para a Fenprof, as provas não devem servir para avaliar alunos, professores ou escolas, mas o sistema educativo. "Ou será que o objectivo do ME não é avaliar o sistema, mas qualquer outro que não explicita?", questiona.

Artigo | 21 de May

OtaUma sondagem da Universidade Católica, feita para o JN, a RTP e a Antena 1 e publicada ontem no JN, aponta que a maioria dos portugueses considera que deviam ser feitos mais estudos sobre a localização do novo aeroporto. A sondagem revela também uma grande falta de informação e de confiança sobre as decisões, mesmo com mais estudos.
A maioria não sabe pronunciar-se sobre se a escolha da Ota é boa ou má e acha que o novo aeroporto não devia fazer parte das prioridades para o investimento público.
Na sondagem foram feitas quatro perguntas e a totalidade da amostra é para todo o continente, havendo também dados sobre residentes na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Pages