You are here

Pesquisar

Artigo | 7 de August

Mina de Neves Corvo, Castro VerdeO BE de Beja solidarizou-se, em comunicado que divulgou à comunicação social, com os trabalhadores das minas de Aljustrel e Neves Corvo, que lutam contra o corte dos prémios aos trabalhadores que aderiram à greve geral de 30 de Maio. 
O BE acusa a Eurozinc, empresa que explora a faixa peritosa Ibérica, de "repressão" e "chantagem" sobre os trabalhadores e salienta que "o Estado entregou à Eurozinc, de mão beijada e em regime de monopólio, as duas maiores empresas mineiras do país".
Aceda ao comunicado do BE de Beja em pdf

Artigo | 7 de August

Manifestação de emigrantes em Paris, em Março passadoEmigrantes portugueses residentes em vários países do mundo, sobretudo em França, vão concentrar-se quinta-feira no Rossio, em Lisboa. "A razão principal da concentração é o encerramento de 11 consulados portugueses no mundo, quatro dos quais em França", disse à Agência Lusa António Ferreira, porta-voz do colectivo de defesa dos consulados de Portugal em França. "Até agora, os emigrantes tinham apenas direito à música pimba, agora também temos uma política pimba", salientou António Ferreira, referindo que a concentração no Rossio serve igualmente para criticar "o virar de costas do governo aos emigrantes".

Artigo | 7 de August

hiroshima.jpgNa comemoração do 62º aniversário do ataque nuclear norte-americano contra Hiroshima, o presidente da Câmara desta cidade, Tadatoshi Akiba, afirmou: "O governo japonês, que tem o dever de trabalhar pela abolição das armas nucleares por meio do direito internacional, deveria proteger a sua Constituição pacifista, da qual deveria se orgulhar, e claramente dizer 'não' às políticas antiquadas e erradas dos EUA".
Na Europa, o Partido da Esquerda Europeia, a propósito do 62º aniversário dos ataques nucleares a Hiroshima e Nagasáqui, toma posição contra o "escudo antimisseis" que os EUA querem instalar na Europa, critica a decisão dos governos da República Checa e da Polónia permitirem a instalação, contra a vontade dos respectivos povos, e refere que o combate à proliferação nuclear está na luta pela abolição das armas nucleares.
O PEE conclui o seu comunicado com a afirmação: "Um mundo livre de armas nucleares é possível e necessário".

Artigos dossier | 7 de August

Nicola Sacco (22 de Abril de 1891 - 23 de Agosto de 1927) e Bartolomeo Vanzetti (11 de Junho de 1888 - 23 de Agosto de 1927) eram dois anarquistas americanos, nascidos na Itália, que foram presos, julgados e executados por electrocussão em Massachusetts. A acusação era de roubo e homicídio, mas o processo e a culpa dos dois homens sempre foram alvo de contestação. O julgamento foi injusto desde a acusação, tendo sido influenciado pelo contexto anti-italiano, anti-imigrante e anti-anarquista.

Artigos dossier | 7 de August

Cinquenta anos depois das execuções dos imigrantes italianos Sacco e Vanzetti, o Governador Dukakis, de Massachusetts, criou uma comissão para julgar a imparcialidade do julgamento, e a conclusão foi que os dois homens não tinham tido um julgamento justo. Isto causou uma pequena tempestade em Boston.
Uma carta, assinada por John M. Cabot, antigo embaixador dos EUA, declarava a sua "grande indignação" e assinalou que a confirmação da pena de morte feita pelo governador Fuller aconteceu depois de uma revisão especial do caso por "três dos cidadãos mais distintos e respeitados de Massachusetts - o presidente de Harvard, Lowell, o presidente do MIT, Stratton, e o juiz reformado Grant."

Artigos dossier | 7 de August

A execução dos imigrantes italianos e revolucionários Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti deu-se há 80 anos, em Agosto. Um novo documentário, "Sacco and Vanzetti", oferece um retrato profundo de um caso que ainda impressiona as pessoas que lutam pela justiça hoje.