Artigo | 31 de July

Vladimir PutinUma Jornalista russa de 48 anos que participou no movimento de oposição encabeçado pelo antigo campeão munidial de xadrez Gary Kasparov foi internada compulsivamente num hospital psiquiátrico, denuncia a organização "Repórteres Sem Fronteiras". Em Junho deste ano, Larissa Arap escreveu um artigo em que denunciava os abusos e a tortura a que estão sujeitas as crianças em hospitais psiquiátricos na Rússia, incluindo electrochoques. Este artigo não terá agradado as autoridades russas e a jornalista foi detida no dia 6 de Julho, tendo sido denunciada à polícia por um médico quando tentava obter uma autorização para tirar a carta de condução.

Artigo | 30 de July

Criança iraquianaA Oxfam e outras ONG's iraquianas e internacionais alertaram hoje em Amã, na Jordânia, para a grave crise humanitária que se vive no Iraque e que afecta cerca de oito milhões de pessoas, quase um terço da população iraquiana.
As ONG's consideram que a violência é o maior problema do Iraque, mas criticam o governo iraquiano e a comunidade internacional, por terem desprezado a "dura luta pela sobrevivência" com que se debate a população. As ONG's apelaram, ao governo do Iraque e aos restantes governos da comunidade internacional, a que se empenhem na garantia das necessidades básicas da população iraquiana em água, saneamento, alimento e abrigo.

Artigo | 30 de July

Fernando La Sama AraújoFernando "La Sama" de Araújo, presidente do Partido Democrático (PD), foi eleito Presidente do Parlamento de Timor-Leste.
O líder do PD recolheu 41 votos dos 65 deputados do novo parlamento de Timor-Leste, enquanto Aniceto Guterres, o candidato da Fretilin, recolheu 24 votos.
Entretanto, o jornal Público noticia na edição desta segunda-feira que Ramos Horta, Presidente da República de Timor-Leste, deve convidar Xanana Gusmão a formar governo.

Artigo | 29 de July

Hugo Chávez e Raúl BaduelNo dia 18 de Julho, o ministro da Defesa da Venezuela general Raul Baduel foi substituído pelo general Gustavo Briceño. Na tomada de posse do novo ministro, o general Baduel pronunciou um discurso que tem vindo a provocar acesa polémica. O jornal El Pais de Espanha, que tem multiplicado a publicação de artigos críticos de Chávez e do actual governo da Venezuela, afirma que o discurso de Baduel gerou uma acesa polémica entre "radicais e pragmáticos" nos apoiantes de Chávez. Para muitos desses apoiantes, o El Pais, e outros jornais, procuram "semear a discórdia" e "inventar dissidências".
A verdade é que o discurso do general Baduel, que salvou Chávez no golpe de Estado de 2002, é muito diferente, no conteúdo e no tom, quer dos discursos do presidente da Venezuela, quer das intervenções e artigos dos seus principais colaboradores.

Artigo | 27 de July

Membros da família real sauditaPublicamos hoje este interessante texto de Tariq Ali, que está disponível em inglês no seu site tariqali.org

Nos bolsos dos Príncipes

No dia seguinte aos ataques a Nova Yorque e a Washington em 2001, uma mulher saudita residente em Londres, membro de uma família rica, telefonou à sua irmã em Riade para discutir a crise que afectava o reino. A sua sobrinha atendeu o telefone.

Onde está a tua mãe?

Está aqui, querida tia, passo-lhe o telefone num minuto, mas é tudo o que tem a dizer-me? Não me felicita por ontem?

Artigo | 27 de July

Menores imigrantes em EspanhaA organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) tornou público um informe, na quinta-feira 26 de Julho, onde alerta que centenas de menores estrangeiros provenientes de África, alojados nos centros do governo canário, correm risco de serem vítimas de violência e maus tratos, existindo casos de abusos sexuais por parte de pessoal do centro de Arinaga, em Las Palmas. A organização defende que os governos canário e espanhol devem encerrar os centros e proteger adequadamente os menores.

Artigo | 26 de July

Tropas americanas no IraqueO influente jornal "New York Times", no seu editorial de quarta-feira 25 de Julho, volta a criticar Bush (já o fizera no início do mês) por não ter um plano de retirada das tropas norte-americanas do Iraque. O editorial critica o mais recente plano de guerra e o último discurso de Bush, afirmando: "Prolongar a guerra por mais dois anos não resultará na vitória. Irá significar mais vidas perdidas, mais danos para a posição internacional da América e menos recursos para o verdadeiro combate aos terroristas". O editorial termina por um apelo ao veto maioritário do Congresso aos planos da administração.
Leia abaixo a tradução do editorial Sem estratégia de saída.

Artigo | 26 de July

Míssil testado pelo Paquistão (26 de Julho de 2007)O Paquistão testou, nesta quinta-feira, um míssil nuclear com capacidade de atingir Nova Delhi, a capital da Índia. Segundo o Ministério da Defesa paquistanês, o teste do míssil foi capaz de "consolidar a capacidade estratégica do Paquistão e fortalecer a segurança nacional" e o alcance do míssil foi alargado para 700 km, o suficiente para que possa atingir Nova Delhi, a capital da Índia.

Artigo | 25 de July

Cheias em Tewkesbury -Foto da LusaAs autoridades britânicas evacuaram esta quarta-feira centenas de pessoas das suas casas em Oxford, a uma hora de Londres, na sequência da subida das águas do rio Tamisa durante a noite. As entidades competentes prevêem que o Tamisa transborde outra vez durante o dia, tendo os habitantes da região afectada sido levados para o estádio de futebol local. Os serviços meteorológicos estimam que a Inglaterra continue a ser atingida por fortes chuvas e pelas inundações ao longo da semana.

Artigo | 25 de July

Serviço público encerrado com a greve em IsraelA central sindical israelita Histradut convocou uma grave geral por tempo indeterminado, que paralisou os serviços públicos do país nesta quarta-feira. Ofer Eini, secretário general da Histadrut, anunciou que o sector público israelita e os sectores privados sindicalizados pararam todas as suas actividades a partir das seis da manhã, hora local. A greve tem origem numa negociação salarial de dois anos, que acabou por falhar no princípio desta semana. A Histradut exigia aumentos salariais entre os dez e os 13% para cerca de 700 mil trabalhadores e uma actualização face ao último acordo salarial da função pública, de 2001. O Governo começou por oferecer 0,2%, já este ano falou em 0,4% e a oferta final foi de um aumento de 1% até 2009.

Artigo | 25 de July

Giovanni NuvoliGiovanni Nuvoli, doente italiano com esclerose lateral amiotrófica, pediu em Abril passado que lhe dessem um sedativo e desligassem o respirador que o mantinha com vida. Em princípio de Julho, tudo estava preparado para que um anestesista cumprisse o pedido do doente, mas a polícia italiana interveio e não permitiu. Nuvoli decidiu a 16 de Julho deixar de ingerir alimentos e líquidos. A sua morte a 24 de Julho na sua casa de Alghero na Sardenha, após a greve de fome e de sede, comoveu a Itália e relançou o debate sobre a eutanásia na sociedade italiana.

Artigo | 24 de July

Veteranos contra a guerra do Iraque, manifestação em Janeiro de 2007 em Los AngelesDoze mil veteranos das guerras do Iraque e do Afeganistão entregaram terça-feira um processo num tribunal federal São Francisco (Califórnia) contra a administração Bush, exigindo indemnizações por invalidez e pagamento de cuidados médicos, que o governo dos Estados Unidos lhes tem negado.
O texto do processo aponta que "estão a ser abandonados centenas de milhares de homens e mulheres que sofreram ferimentos graves nas guerras do Iraque e do Afeganistão".

Artigo | 24 de July

vigilancia.jpgOs ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia aprovaram nesta segunda-feira um acordo que permite aos Estados Unidos ter acesso a um conjunto de informações pessoais dos passageiros dos voos transatlânticos, incluindo orientação sexual, política e religiosa. O acordo substituirá o actual tratado para a transferência de dados de passageiros, assinado ente a UE e os EUA em 2004. Pelos termos do novo acordo, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos terá acesso a endereço, número de cartão de crédito, situação de saúde, eventual associação a sindicatos e origem étnica de todos os passageiros que queiram entrar no país provenientes da Europa, além de eventuais pedidos de refeição especial feitos às companhias aéreas.

Artigo | 23 de July

Inundações em Gloucester - foto da LusaCerca de 150 mil pessoas em Gloucestershire estão sem água potável, nem electricidade, devido às inundações no Reino Unido. Mais 200 mil estão em risco de perder estes serviços, e esta situação pode durar até quarta-feira. Um estudo que será publicado na quarta-feira, na revista "Nature", atribui a culpa das chuvas exageradas ao aquecimento global.
Em alguns locais, a chuva que caiu em algumas horas equivale à que devia cair durante meses e a água expulsou milhares das suas casas, enquanto o rio Tamisa continua a crescer. Largas áreas de campo, nas regiões do sudoeste inglês, continuam alagadas e a população enche os centros de acolhimento temporário, numa das maiores emergências civis vividas no Reino Unido.

Artigo | 23 de July

Mehmet Ufuk UrasMehmet Ufuk Uras, líder do ÖDP, Partido da Liberdade e da Solidariedade, foi eleito deputado nas eleições legislativas realizadas neste Domingo na Turquia. Ufuk Uras concorreu como independente na primeira circunscrição de Istambul. O ÖDP, que é um partido da esquerda turca, membro do partido da esquerda europeia e das esquerdas anti-capitalistas, apresentou os seus candidatos, mas apoiou também um conjunto de candidatos de esquerda, que se uniram e concorreram como independentes. Na apresentação das candidaturas, Ufuk Uras afirmou: "Vamos tentar entrar na Assembleia atravessando um túnel", referindo-se à apresentação de candidaturas independentes para ultrapassar a lei, que não permite que um partido com menos 10% de votos a nível nacional eleja deputados.

Artigo | 23 de July

Apoaintes do AKP festejam, vendo-se Erdogan na Televisão - Foto da LusaO AKP, Partido da Justiça e Desenvolvimento, o partido islamista moderado, liberal na economia e europeísta do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan obteve uma vitória esmagadora, alcançando 46,7% da votação e elegendo 340 dos 550 deputados que compõem o parlamento turco, eleito neste Domingo.
No discurso da vitória, Erdogan dirigindo-se "aos que não votaram AKP" afirmou: "Estejam seguros que serão respeitados, independentemente de em quem votaram. Ter diferentes pontos de vista é a riqueza da democracia".
Para além da vitória do AKP, outro facto marca estas eleições na Turquia: os curdos estarão representados no parlamento com cerca de 25 deputados, eleitos como independentes, mas de facto ligados ao DTP, Partido para uma Sociedade Democrática.

Artigo | 22 de July

Encontro zapatista (logo)Com cerca de três mil participantes, está a decorrer em Chiapas, entre 20 e 28 de Julho, o "segundo encontro dos povos zapatistas com os povos do mundo". Entre os participantes estão diversos líderes de lutas camponesas, como Soraia Soriano, do Movimento Sem Terra (MST) do Brasil, Tsirisoa Rakotonimaro, da Confederação Camponesa de Madagascar; Dong Uk Min, da Liga Camponesa da Coreia; e George Naylor, da Coligação Nacional de Agricultores Familiares (NFFC) dos EUA.

Artigo | 22 de July

Assembleia de voto na Turquia (22/07/07) - Foto da LusaAs eleições legislativas na Turquia ficam marcadas por uma forte afluência às urnas. 42,5 milhões de eleitores, numa população de 71,8 milhões de habitantes, elegem os 550 deputados do parlamento turco. Ao sufrágio concorrem 14 partidos e 699 candidatos independentes, num total de 7395 candidatos. Todas as sondagens dão a vitória ao AKP, Partido da Justiça e do Desenvolvimento, que poderá recolher cerca de 40% da votação, o que, a acontecer, lhe permitirá eleger mais de 300 deputados. Dos 14 partidos poucos serão os que elegerão deputados, pois um partido tem de ter pelo menos 10% da votação para eleger deputados. Para ultrapassar esta limitação, os candidatos curdos, ligados ao Partido para uma Sociedade Democrática (DTP), apresentam-se como independentes.

Artigo | 20 de July

reuniao_quarteto_lx.jpgReunidos no Centro Cultural de Belém,
em Lisboa, durante cerca de duas horas, os representantes dos EUA, ONU, União Europeia e Rússia disseram ser
favoráveis à criação de um Estado
Palestiniano estável, viável e que coexista com Israel.
O Quarteto saudou a iniciativa de George W. Bush de promover no
Outono conversações sobre a criação do
Estado Palestiniano. Num apoio claro ao presidente palestiniano,
Mahmud Abbas, o Quarteto encorajou a assistência financeira
"directa e rápida" à Autoridade Palestiniana.
O Hamas não foi sequer mencionado.

Artigo | 20 de July

Juiz Iftikhar ChaudhryO Supremo Tribunal do Paquistão restabeleceu nas suas funções o juiz Iftikhar Chaudhry, chefe do Supremo Tribunal, que tinha sido destituído por Pervez Musharraf, presidente do Paquistão, em Março passado, sob a alegação de "abuso de poder". Desde então gerou-se um forte movimento de contestação a Musharraf e de apoio ao juiz, com diversas manifestações, muitas das quais duramente reprimidas.