You are here

Pesquisar

Artigo | 13 de June

Milicianos do Hamas na faixa de Gaza - Foto da LusaAs Brigadas Ezzedine Al-Qassam, o braço militar do Hamas, fizeram um ultimato às forças de segurança leais à Fatah, para que entreguem as armas até 6ª feira às 19h (17h de Lisboa) e ameaçaram atacar o palácio do presidente Abbas em Gaza.
Forças do Hamas têm atacado nos últimos dias quartéis das forças de segurança leais à Fatah e controlam a principal estrada entre o Norte e o Sul da Faixa de Gaza. As milícias do movimento islâmico, melhor organizadas e mais motivadas, têm vindo a dominar toda a faixa de Gaza.
Na 3ª feira à noite, o Comité Central da Fatah ameaçou abandonar o governo se os combates não terminarem. O presidente palestiniano, Mahmoud Abbas qualificou os combates de “loucura” e apelou ao chefe do Hamas no exílio, Khaled Mechaal, a que ponha fim à violência.
Os confrontos entre o Hamas e a Fatah já provocaram mais de 70 mortos desde 7 de Junho.

Artigo | 13 de June

PoluiçãoA Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, esta 4ª feira 13 de Junho, a primeira análise por país dos efeitos dos factores ambientais na saúde. Os dados revelam profundas desigualdades, mas mostram também que a melhoria das condições ambientais permitiria melhorar a saúde, em todos os países. 13 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas com melhorias nas condições ambientais.
Em relação a Portugal, a OMS calcula que poderiam evitar-se 15000 mortes por ano. A OMS baseou-se nas estatísticas de saúde nacionais de 2004 e concluiu que os problemas ambientais estão relacionados com 14% das doenças registadas em Portugal, causando a morte a 15 mil pessoas por ano, pelo menos.

Artigo | 13 de June

Mesquita de Samarra hoje - Foto da LusaUma explosão destruiu hoje os minaretes da grande "Mesquita Dourada" da cidade iraquiana de Samarra. Em Fevereiro de 2006, o templo venerado pelos xiitas foi atacado e a sua cúpula destruída, levando a uma onda de violência sectária que provocou centenas de mortos.
O governo do Iraque decretou já o recolher obrigatório em Bagdad a partir das 15h (12h em Lisboa) e por tempo indeterminado. Importantes líderes xiitas apelaram à calma. Ali al Sistani, o principal dirigente religioso xiita, condenou o ataque e apelou aos seus fiéis a "não cometerem actos de vingança contra os sunitas".