You are here

Pesquisar

Artigo | 1 de March

Francisco TurigliattoA comissão de Controlo do Partido da Refundação Comunista (partido que faz parte da coligação governamental e cujo presidente, Bertinotti, é igualmente presidente do parlamento italiano), decidiu expulsar o senador Franco Turigliatto, pelo facto deste, na semana passada, não ter votado a favor da resolução sobre política externa que esteve na origem da demissão de Prodi. A decisão de expulsão foi tomada por 14 votos a favor e 6 contra.

Artigo | 1 de March

Mãos acorrentadas tentam abrir páginas de jornalSoldados americanos assaltaram a sede do Sindicato dos jornalistas iraquianos no centro de Baghdad. Segundo a International Press Service (IPS), 10 guardas foram presos, e 10 computadores e 15 pequenos geradores destinados a famílias de jornalistas mortos foram apreendidos. «Eles mataram colegas nossos, encerraram jornais, prenderam centenas de jornalistas, e agora acertam-nos no coração com rusgas na nossa sede. Esta é a liberdade de expressão que recebemos», reagiu Youssif al-Tamini, membro do Sindicato de Jornalistas Iraquianos.
 

Artigo | 1 de March

Campo de prisioneiros de guantánamo38 pessoas que terão estado em prisões da CIA encontram-se desaparecidas, segundo um relatório da Human Rights Watch, que também inclui acusações de tortura a um dos detidos, o palestiniano Marwan al-Jabour. Em carta dirigida a George W.Bush, a organização internacional de direitos humanos exorta o governante a «explicar plenamente a situação de cada um dos desaparecidos nas prisões da CIA e informar seus nomes, o seu paradeiro e quando saíram da custódia da CIA». Entretanto, os EUA já anunciaram que não aceitam os pedidos de extradição de 25 agentes da CIA para serem julgados em Itália pelo rapto de um cidadão egípcio.
 

Artigo | 1 de March

Romano ProdiO Senado Italiano votou ontem favoravelmente a moção de confiança exigida por Prodi para continuar à frente do governo Italiano. Prodi obteve 162 votos a favor e 157 contra, uma semana depois do mesmo órgão ter censurado o plano que previa mais 1800 soldados no Afeganistão e o alargamento da base militar americana em Vicenza. Entretanto, dois senadores da esquerda alternativa já informaram que podem não votar com Prodi em algumas questões cruciais.