You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de March

Foto Julie KerteszUma portaria do Ministério da Saúde publicada quinta-feira em Diário da República fixa os preços das taxas moderadoras a partir do dia de hoje. Três movimentos de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já reagiram ao aumento das taxas, classificando-as como mais um imposto disfarçado de taxa, uma vez que a Constituição prevê um SNS tendencialmente gratuito.

Artigo | 30 de March

Universidade Independente pode fechar as portasMariano Gago ordenou ontem a instrução de um processo de encerramento compulsivo da Universidade Independente. O ministro acrescentou que todas as universidades privadas serão inspeccionadas. A Independente tem até à próxima quinta-feira para repor a normalidade, pondo fim à "manifesta degradação pedagógica" que o ministério do Ensino Superior alega para avançar com o processo.

Artigo | 30 de March

ptO relatório e contas da Portugal Telecom revela o montante das indemnizações aos ex-administradores executivos da empresa: 9,7 milhões de euros foi quanto receberam Horta e Costa, Carlos Vasconcellos Cruz, Iriarte Esteves e Paulo Fernandes por não terem renovado o contrato com a PT no ano passado. A justificação para as indemnizações milionárias é a cláusula que impede estes administradores de se passarem para a concorrência até dois anos após a saída. Na actual administração essa cláusula também está em vigor. Ou seja, quando chegar o fim do mandato, cada um dos administradores enquadrados por este regime vai ganhar o equivalente a dois anos de salários.

Artigo | 29 de March

tgv_1Em conferência de imprensa realizada ontem, José Sá Fernandes acusa a Câmara Municipal de Lisboa de «lesar o interesse público» ao ter permitido em Novembro a construção de 84 mil metros quadrados de habitação nos terrenos junto à rotunda do Baptista Russo. O vereador eleito pelo BE afirma que a Câmara Municipal já sabia que para aquela zona estava prevista a passagem do corredor do TGV e arrisca-se agora a ter que pagar uma indemnização milionária ao proprietário dos terrenos, Luís Filipe Vieira. O actual presidente do Benfica comprou os terrenos por 10 milhões de euros e estes são agora avaliados em 100 milhões. Sá Fernandes considera que a Câmara deve anular a decisão de aprovação do loteamento.
 

Artigo | 29 de March

professores_1A Ministra da Educação recuou na sua intenção de contabilizar as faltas por doença para efeitos de selecção no primeiro concurso de acesso a professor titular. Inicialmente, a proposta do Ministério da Educação previa que todas as faltas fossem consideradas na ponderação do factor assiduidade, o que desde logo foi alvo de grande contestação por parte dos professores, que alegaram sempre a inconstitucionalidade da medida. A Ministra recuou também no que diz respeito às faltas decorrentes das licenças sabáticas, equiparações a bolseiro e dispensas para formação.
Veja aqui o documento final, que rege o concurso à categoria de professor titular.

Artigo | 29 de March

fachistasFrancisco Louçã considerou que o cartaz do PNR, afixado hoje no Marquês de Pombal, constitui um apelo ao ódio. Também o Alto-comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, Rui Marques, insurgiu-se contra a propaganda xenófoba, «profundamente ofensiva para os imigrantes e também para os portugueses». O cartaz, com a imagem de José Pinto Coelho, líder do PNR, proclama «basta de imigração» e apresenta uma imagem de um avião em voo com a legenda «façam boa viagem». A campanha do PNR surge um dia depois das eleições para a Associação de Estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa, com a derrota esmagadora da lista apoiada pelo partido de extrema-direita.

Artigo | 29 de March

violencia_de_genero2As queixas de crimes de violência doméstica aumentaram 30%, totalizando as dezassete mil em 2006, segundo dados do relatório de segurança interna. Fonte da GNR afirmou ao Diário de Notícias que este aumento «traduz, inevitavelmente, maior sensibilização das populações para este tipo de crime público.». No entanto, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima adverte que tais números ainda estão longe da realidade, pois 53% dos pedidos de ajuda que recebeu em 2006 ainda não tinham sido denunciados às autoridades.

 

Artigo | 29 de March

uni_indOntem à noite os alunos da Universidade Independente arrombaram a porta da Reitoria e ocuparam as instalações durante cerca de quatro horas. Os alunos ameaçam processar a entidade instituidora da Universidade Independente (SIDES) e exigem ao Ministro do Ensino Superior o afastamento da SIDEs e a nomeação de uma comissão provisória de gestão que mantenha os professores escolhidos no início do ano. Mariano Gago deu oito dias à SIDES para normalizar a situação, ameaçando "encerrar compulsivamente" aquela instituição. Entretanto, o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, decretou a prisão preventiva de Amadeu de Lima de Carvalho, um dos accionistas da SIDES.

 

Artigo | 29 de March

menino_freoxo_3Apenas quatro das 56 pessoas desalojadas das barracas do Bacelo em Campanhã dormiram esta noite em pensões. A denúncia foi feita por Vítor Marques, presidente da União Romani, que acusa a Segurança Social de ter facultado aposentos degradados e sem um mínimo de condições de higiene, tentando mesmo "enfiar" cinco pessoas num quarto. A alguns dos desalojados "foi passado um documento autorizando a permanência nos quartos por uma só noite" e noutros casos as pensões alegaram que a Segurança Social tinha cancelado as reservas. O SOS Racismo acusa a Câmara Munipal do Porto de "mentir" e de revelar "total desprezo pelas pessoas"

Leia mais para ver algumas fotografias das pensões e o comunicado do SOS Racismo

Veja também a galeria de fotografias do despejo 

Artigo | 28 de March

cgtp_capaSete mil jovens manifestaram-se ontem contra a precariedade, desfilando do Rossio até à Assembleia da República. Ferroviários, psicólogos, enfermeiros, professores, trabalhadores do têxtil, estudantes, vindos de todo o país, entoaram palavras de ordem contra Sócrates e o Governo, exigindo o direito ao emprego com direitos. O líder da CGTP, Carvalho da Silva, juntou-se ao protesto e considerou que a precariedade «não é uma realidade nova mas sim um retrocesso aos tempos do antigamente», apelando aos jovens para que se organizem e lutem, pois só dessa forma «poderão conquistar direitos». Veja fotos da manifestação

Artigo | 28 de March

otaO Bloco de Esquerda quer que se realizem estudos sobre todas as localizações alternativas à Ota, existentes na Margem Sul do Tejo, que tenham confluência com a Linha de Alta Velocidade Lisboa-Madrid, para a construção de um novo aeroporto internacional de Lisboa. Num projecto de resolução apresentado hoje na Assembleia da República, o partido recomenda ainda ao governo que se divulguem todos os estudos e não apenas aqueles que sustentam a sua opção política por determinada localização; e que se divulgue e explicite qual a forma de financiamento da construção do novo aeroporto.

Leia mais no site do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda 

Artigo | 28 de March

gestnave070328Durante a Assembleia Geral e Tribuna Pública realizada hoje em frente ao ministério da economia (Largo Camões) os trabalhadores da Gestnave exigiram a integração na Lisnave, para evitar a ameaça de despedimento colectivo em Setembro de 2007. Na resolução aprovada, os trabalhadores exigem uma reunião conjunta com a administração da Lisnave, a administração da Gestnave, o governo e os próprios trabalhadores. A Gestnave é uma empresa de capital público e os trabalhadores estão a ser convidados a "rescindirem amigavelmente" os contratos, por decisão dos ministérios da economia e das finanças.

Artigo | 28 de March

bolseiros_investigacaoHoje, Dia Nacional da Juventude, a CGTP convoca uma manifestação de jovens trabalhadores contra a precariedade. O ponto de encontro é no Rossio às 14h30. A organização alerta que dois terços dos trabalhadores com contratos temporários são jovens e que um em cada três jovens possui um trabalho precário. Os manifestantes opõem-se à nova proposta de lei do Governo que, a ser aprovada, «legalizaria tudo o que é ilegal e agrava ainda mais os níveis de precariedade», e defendem que «a cada posto de trabalho permanente corresponda um contrato de trabalho efectivo». A CGTP espera que a mobilização de hoje se venha a revelar "a maior manifestação de sempre" na faixa etária até aos 35 anos.

 

Artigo | 28 de March

letras_264Os estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa mobilizaram-se para derrotar a extrema-direita nas eleições para a Associação de Estudantes, que foram as mais participadas dos últimos seis anos. A lista U obteve 91% (818 votos) enquanto a lista X, que integrava elementos de extrema-direita, não ultrapassou os 9% (81 votos). Amanhã, quinta-feira, pelas 15h30, um grupo de estudantes da faculdade organiza um debate com a participação de Eduarda Dionísio José Mário Branco e a Associação SOS Racismo, intitulado «Viva quem muda sem ter medo do escuro». 
 

Artigo | 27 de March

Trabalhadores da Gestnave em SetúbalNesta 4ª feira, 28 de Março, os trabalhadores da Gestnave realizam uma Assembleia geral e tribuna pública junto ao Ministério da Economia. no Largo de Camões em Lisboa, a partir das 9h da manhã. Os trabalhadores exigem ao ministro da Economia a integração na Lisnave, conforme o acordo de viabilização estabelecido entre o Estado e esta empresa em 1997.

Artigo | 27 de March

demolicaobacelolusapicwebOs 47 moradores do Bacelo, na freguesia de Campanhã, Porto, assistiram passivamente à demolição das suas barracas durante a manhã de hoje sem terem qualquer garantia de que iriam ser realojados. Um braço de ferro entre a Segurança Social e a Câmara Municipal do Porto foi o responsável por essa incerteza. No início da tarde, porém, a Segurança Social já garantia que se encarregaria do alojamento provisório dos moradores em pensões, durante o prazo de 60 dias, findos os quais a Câmara Municipal do Porto se compromete a realojar todos. O SOS Racismo divulgou um comunicado em que "denuncia a arrogância do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, que ante pedidos de diálogo e políticas sociais responde com autismo, prepotência e medidas policiais."

Artigo | 27 de March

freixo3Cerca de 80 agentes da Polícia Municipal do Porto, funcionários da
autarquia com camiões, reboques e outro material concentraram-se hoje de manhã
no acampamento do Bacelo, na Freguesia de Campanhã, para dar início à demolição das
barracas de 16 famílias de etnia cigana. O presidente da Junta de Campanhã, Fernando Amaral, disse
à agência Lusa que as notificações foram entregues segunda-feira à tarde, mas
as cerca de 50 pessoas, entre as quais 23 crianças, recusaram-se a abandonar as
barracas.

Artigo | 26 de March

Mar galga de novo paredão na C. Caprica - Foto da LusaOntem à noite, o mar destruiu parte das obras de recuperação do paredão feitas pelo Instituto da Água (INAG) e voltou a assorear a vala que tem servido de barreira ao parque do Clube de Campismo de Lisboa (CCL).
O presidente da junta de freguesia da Costa da Caparica e a vice-presidente do CCL pediram a demissão do presidente do INAG, por considerarem que a intervenção tem sido tardia. A situação pode ainda agravar-se nos próximos dois dias, devido às marés vivas do equinócio da Primavera.

Artigo | 23 de March

rohde_manifA
notícia da insolvência da Rohde na Alemanha e da falta de dinheiro para
regularizar o pagamento dos salários de Fevereiro e Março foi dada aos
trabalhadores pela administração da empresa esta manhã, bem como da sua
decisão de suspender a laboração da empresa. Os trabalhadores reuniram
em plenário à porta fechada dentro das instalações da empresa. 

Artigo | 23 de March

relógioNa
madrugada de domingo, quando os relógios marcarem 01h00, devem ser
adiantados uma hora e assim continuarão até dia 28 de Outubro, quando
serão atrasados no regresso à hora de inverno. Mas as confederações
patronais insistem que o melhor seria não regressar à hora de inverno,
ao contrário dos restantes países europeus, ficando Portugal com a
mesma hora de alemães, espanhóis e dinamarqueses.

Pages