Artigo | 28 de March

cgtp_capaSete mil jovens manifestaram-se ontem contra a precariedade, desfilando do Rossio até à Assembleia da República. Ferroviários, psicólogos, enfermeiros, professores, trabalhadores do têxtil, estudantes, vindos de todo o país, entoaram palavras de ordem contra Sócrates e o Governo, exigindo o direito ao emprego com direitos. O líder da CGTP, Carvalho da Silva, juntou-se ao protesto e considerou que a precariedade «não é uma realidade nova mas sim um retrocesso aos tempos do antigamente», apelando aos jovens para que se organizem e lutem, pois só dessa forma «poderão conquistar direitos». Veja fotos da manifestação

Artigo | 28 de March

otaO Bloco de Esquerda quer que se realizem estudos sobre todas as localizações alternativas à Ota, existentes na Margem Sul do Tejo, que tenham confluência com a Linha de Alta Velocidade Lisboa-Madrid, para a construção de um novo aeroporto internacional de Lisboa. Num projecto de resolução apresentado hoje na Assembleia da República, o partido recomenda ainda ao governo que se divulguem todos os estudos e não apenas aqueles que sustentam a sua opção política por determinada localização; e que se divulgue e explicite qual a forma de financiamento da construção do novo aeroporto.

Leia mais no site do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda

Artigo | 28 de March

gestnave070328Durante a Assembleia Geral e Tribuna Pública realizada hoje em frente ao ministério da economia (Largo Camões) os trabalhadores da Gestnave exigiram a integração na Lisnave, para evitar a ameaça de despedimento colectivo em Setembro de 2007. Na resolução aprovada, os trabalhadores exigem uma reunião conjunta com a administração da Lisnave, a administração da Gestnave, o governo e os próprios trabalhadores. A Gestnave é uma empresa de capital público e os trabalhadores estão a ser convidados a "rescindirem amigavelmente" os contratos, por decisão dos ministérios da economia e das finanças.

Artigo | 28 de March

bolseiros_investigacaoHoje, Dia Nacional da Juventude, a CGTP convoca uma manifestação de jovens trabalhadores contra a precariedade. O ponto de encontro é no Rossio às 14h30. A organização alerta que dois terços dos trabalhadores com contratos temporários são jovens e que um em cada três jovens possui um trabalho precário. Os manifestantes opõem-se à nova proposta de lei do Governo que, a ser aprovada, «legalizaria tudo o que é ilegal e agrava ainda mais os níveis de precariedade», e defendem que «a cada posto de trabalho permanente corresponda um contrato de trabalho efectivo». A CGTP espera que a mobilização de hoje se venha a revelar "a maior manifestação de sempre" na faixa etária até aos 35 anos.

Artigo | 28 de March

letras_264Os estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa mobilizaram-se para derrotar a extrema-direita nas eleições para a Associação de Estudantes, que foram as mais participadas dos últimos seis anos. A lista U obteve 91% (818 votos) enquanto a lista X, que integrava elementos de extrema-direita, não ultrapassou os 9% (81 votos). Amanhã, quinta-feira, pelas 15h30, um grupo de estudantes da faculdade organiza um debate com a participação de Eduarda Dionísio José Mário Branco e a Associação SOS Racismo, intitulado «Viva quem muda sem ter medo do escuro».