Artigo | 28 de March

cgtp_capaSete mil jovens manifestaram-se ontem contra a precariedade, desfilando do Rossio até à Assembleia da República. Ferroviários, psicólogos, enfermeiros, professores, trabalhadores do têxtil, estudantes, vindos de todo o país, entoaram palavras de ordem contra Sócrates e o Governo, exigindo o direito ao emprego com direitos. O líder da CGTP, Carvalho da Silva, juntou-se ao protesto e considerou que a precariedade «não é uma realidade nova mas sim um retrocesso aos tempos do antigamente», apelando aos jovens para que se organizem e lutem, pois só dessa forma «poderão conquistar direitos». Veja fotos da manifestação

Artigo | 28 de March

fernando_rosasO deputado Fernando Rosas teceu hoje duras críticas ao programa da RTP "Grandes Portugueses" que terminou no Domingo com a escolha de Salazar como o «maior português de sempre». Rosas considerou que o parlamento "tem o estrito dever de exigir da televisão pública as explicações que são devidas à luz do regime legal e constitucional a que está vinculada", classificando o programa da RTP de "concurso farsa" e de "rasteira apologia do salazarismo". Das restantes bancadas parlamentares apenas o PCP se juntou ao protesto.

britishsailorsOs 15 marinheiros e fuzileiros navais
britânicos que estavam a patrulhar o Shatt-al-Arab - ou Arvand
Roud, como é conhecido no Irão - não estavam
exactamente a passear ao estilo Rod Stewart ("I am
sailing/stormy waters/to be with you/to be free
" - "Estou
a navegar/em águas tormentosas/para estar contigo/para ser
livre"). Tinham as armas carregadas. Que teriam certamente sido
disparadas contra contrabandistas iraquianos - ou melhor ainda,
contra a resistência iraquiana, sunita ou xiita. Mas,
subitamente, os britânicos foram confrontados não por
iraquianos, mas por barcos de guerra do Irão.

Por Pepe Escobar, Asia Times,
03/28/07

Artigo | 28 de March

otaO Bloco de Esquerda quer que se realizem estudos sobre todas as localizações alternativas à Ota, existentes na Margem Sul do Tejo, que tenham confluência com a Linha de Alta Velocidade Lisboa-Madrid, para a construção de um novo aeroporto internacional de Lisboa. Num projecto de resolução apresentado hoje na Assembleia da República, o partido recomenda ainda ao governo que se divulguem todos os estudos e não apenas aqueles que sustentam a sua opção política por determinada localização; e que se divulgue e explicite qual a forma de financiamento da construção do novo aeroporto.

Leia mais no site do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda

Artigo | 28 de March

portavioesO governo britânico suspendeu todos os contactos bilaterais com o Irão. O único contacto previsto a partir de agora será exclusivamente destinado a exigir a libertação dos 15 fuzileiros navais britânicos detidos por uma patrulha iraniana na semana passada. Londres apresentou o que considerou serem provas de que a patrulha detida estava a três quilómetros da fronteira do Irão, do lado do Iraque. O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Manouchehr Mottaki, disse à rede de TV CNN que Faye Turney, a única mulher entre os 15 marines britânicos, poderá ser libertada hoje ou amanhã.

Artigo | 28 de March

gestnave070328Durante a Assembleia Geral e Tribuna Pública realizada hoje em frente ao ministério da economia (Largo Camões) os trabalhadores da Gestnave exigiram a integração na Lisnave, para evitar a ameaça de despedimento colectivo em Setembro de 2007. Na resolução aprovada, os trabalhadores exigem uma reunião conjunta com a administração da Lisnave, a administração da Gestnave, o governo e os próprios trabalhadores. A Gestnave é uma empresa de capital público e os trabalhadores estão a ser convidados a "rescindirem amigavelmente" os contratos, por decisão dos ministérios da economia e das finanças.

Artigo | 28 de March

maria_jose_nogueira_pintoA dirigente do CDS/PP anunciou hoje, numa conferência de imprensa sem direito a perguntas, a sua saída do CDS/PP e a renúncia ao mandato de vereadora da Câmara Municipal de Lisboa. O seu sucessor na Câmara será o vice-presidente do CDS, Anacoreta Correia. Maria José Nogueira Pinto afasta-se do CDS depois das alegadas agressões de que foi alvo no Conselho Nacional, em consequência da cavalgada de Portas para conquistar a liderança do partido.

Artigo | 28 de March

bolseiros_investigacaoHoje, Dia Nacional da Juventude, a CGTP convoca uma manifestação de jovens trabalhadores contra a precariedade. O ponto de encontro é no Rossio às 14h30. A organização alerta que dois terços dos trabalhadores com contratos temporários são jovens e que um em cada três jovens possui um trabalho precário. Os manifestantes opõem-se à nova proposta de lei do Governo que, a ser aprovada, «legalizaria tudo o que é ilegal e agrava ainda mais os níveis de precariedade», e defendem que «a cada posto de trabalho permanente corresponda um contrato de trabalho efectivo». A CGTP espera que a mobilização de hoje se venha a revelar "a maior manifestação de sempre" na faixa etária até aos 35 anos.

Artigo | 28 de March

gare_du_nord_foto_jornal_diA detenção de um indivíduo que viajava sem bilhete originou violentos confrontos entre a polícia francesa e centenas de jovens na Gare Du Nord, em Paris. Sete pessoas foram presas e a estação ferroviária foi evacuada. Os jovens alegam que a polícia interveio violentamente atirando o indivíduo que não tinha bilhete ao chão e partindo-lhe um braço. Durante os tumultos a polícia usou de gás lacrimogéneo para dispersar os cerca de 300 jovens que gritavam palavras de ordem contra Nicholas Sarkozy, o actual candidato da direita nas presidenciais francesas que se realizam dentro de um mês. A Euronews reproduz em vídeo algumas imagens dos confrontos.

Artigo | 28 de March

tropas_italianasO Senado Italiano aprovou ontem à noite a lei do refinanciamento das missões militares no estrangeiro, um apoio claro à presença dos seus 1900 militares no Afeganistão. Numa votação em que as abstenções contam como votos contra, Prodi obteve 180 votos a favor do seu plano, dois votos contra, tendo-se registado 132 abstenções. 20 senadores democratas-cristãos (UDC - ex-aliados de Berlusconi) votaram a favor, depois de terem conseguido impor algumas condições a Prodi, nomeadamente o reforço do armamento das tropas no Afeganistão e a sujeição do governo italiano às normas de conduta definidas pela NATO no que diz respeito às negociações para a libertação de "rebeldes".

Artigo | 28 de March

letras_264Os estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa mobilizaram-se para derrotar a extrema-direita nas eleições para a Associação de Estudantes, que foram as mais participadas dos últimos seis anos. A lista U obteve 91% (818 votos) enquanto a lista X, que integrava elementos de extrema-direita, não ultrapassou os 9% (81 votos). Amanhã, quinta-feira, pelas 15h30, um grupo de estudantes da faculdade organiza um debate com a participação de Eduarda Dionísio José Mário Branco e a Associação SOS Racismo, intitulado «Viva quem muda sem ter medo do escuro».