You are here

Pesquisar

Artigo | 23 de March

camreprA
Câmara dos Representantes dos EUA aprovou a data limite para a retirada
completa das tropas norte-americanas no Iraque. A cumprir-se esta
decisão, o dia 1 de Setembro de 2008 será marcado pelo fim da ocupação
militar do Iraque. Mas a Casa Branca ameaça usar o seu poder de veto. A
maioria democrata conseguiu fazer depender da aprovação deste prazo a
decisão urgente de desbloquear 124 mil milhões de dólares em fundos de
emergência para o esforço de guerra do corrente ano.

Artigo | 23 de March

rohde_manifA
notícia da insolvência da Rohde na Alemanha e da falta de dinheiro para
regularizar o pagamento dos salários de Fevereiro e Março foi dada aos
trabalhadores pela administração da empresa esta manhã, bem como da sua
decisão de suspender a laboração da empresa. Os trabalhadores reuniram
em plenário à porta fechada dentro das instalações da empresa. 

Artigo | 23 de March

relógioNa
madrugada de domingo, quando os relógios marcarem 01h00, devem ser
adiantados uma hora e assim continuarão até dia 28 de Outubro, quando
serão atrasados no regresso à hora de inverno. Mas as confederações
patronais insistem que o melhor seria não regressar à hora de inverno,
ao contrário dos restantes países europeus, ficando Portugal com a
mesma hora de alemães, espanhóis e dinamarqueses.

Artigo | 23 de March

carbombUm atentado suicida ontem em Bagdad feriu o vice-primeiro-ministro iraquiano, o sunita Salam al-Zobaie, junto à sua residência. Ter-se-à tratado de um duplo atentado, já que ao mesmo tempo que um bombista se fazia explodir, um carro armadilhado explodiu também. Três pessoas terão morrido e dez ficaram feridas. Segundo o canal de televisão SkyNews, o vice-PM sobreviveu e foi transferido para um hospital militar.

Artigo | 23 de March

rhode3Os
administradores da fábrica de calçado Rohde, em Santa Maria da Feira,
anunciaram esta manhã aos trabalhadores que a situação da empresa é
dramática e que não acreditam na sua recuperação, optando por suspender
a laboração da fábrica. O cenário mais provável é que no dia 3 de Abril
sejam informados que o pedido de insolvência decretado na Alemanha tem
como consequência o encerramento definitivo da fábrica. O sindicato,
que esta semana levantou os piquetes à porta da empresa e já tinha
distribuído cartas de suspensão dos contratos pelos trabalhadores,
tenta agora que o plenário marcado para esta tarde se realize à porta
fechada. A presença de Carvalho da Silva neste plenário, pedida por
muitos trabalhadores, ainda não está confirmada.

Artigo | 23 de March

charlie hebdoO jornal satírico francês Charlie Hebdo foi absolvido pelo tribunal, ontem em Paris, das acusações de injúrias públicas em relação à comunidade muçulmana. O juíz rejeitou as acusações, afirmando que a blasfémia não é reprimida em França. "Numa sociedade laica e pluralista, o respeito por todas as crenças caminha a par da liberdade de criticar as religiões, quaisquer que elas sejam", conclui a sentença.

Artigo | 23 de March

Jardim infantil / Foto MelodyO Sindicato de Professores da Região Centro apresentou ontem um estudo onde referia estarem sinalizados para eventual encerramento 288 jardins de infância naquela zona, por serem todos frequentados por menos de dez crianças. O ministério desmentiu que exista essa sinalização e acusou o sindicato de "prática da mentira sistemática", num comunicado que levou até à reacção da direcção da Agência Lusa, também indirectamente visada pelo comunicado do Ministério da Educação.

Artigo | 23 de March

alberto joão jardimApesar de obrigado pelo presidente da República a limitar a acção governativa a actos de gestão, Alberto João Jardim vai prosseguir ao ritmo de uma inauguração por dia até à data das eleições regionais. Na reunião em que se demitiu da presidência do governo regional, Jardim aprovou mais de cem resoluções que resultam em encargos superiores a 130 milhões de euros, entre subsídios vários, adjudicações de obras e expropriações de terrenos.

Artigos dossier | 23 de March

O texto que aqui divulgamos é uma tradução do texto publicado no site Sin permiso, composto por extractos dos capítulos 2 e 8 do livro de Eric Hobsbawm, o decano da historiografia marxista britânica, "Guerra e paz no século XX", que acaba de sair, em castelhano, na Editorial Crítica de Barcelona.

Artigos dossier | 23 de March

No Médio Oriente, rico em energia, só dois países deixaram de se subordinar às exigências fundamentais de Washington: Irão e Síria. E como seria de esperar, os dois são inimigos: o Irão, de longe, o mais importante. Como era norma na Guerra Fria, o recurso à violência é regularmente justificado como uma reacção à influência maligna do inimigo principal, frequentemente com o mais cinematográfico dos pretextos.

Artigos dossier | 23 de March

Quatro anos depois de serem invadidos pelos Estados Unidos, os iraquianos se mostram mais pessimistas sobre o seu futuro e mais inimigos dos seus supostos libertadores, afirma uma pesquisa divulgada esta semana pela BBC, ABC News, USA Today e pela rede alemã de televisão ARD.

Artigos dossier | 23 de March

No momento em que a Guerra do Iraque entra no seu quinto ano, os Estados Unidos fazem as contas: a intervenção já devorou perto de US$ 500 mil milhões de dólares e o gasto total pode ultrapassar US$ 1 bilião. Nem a Guerra da Coreia e nem a do Vietname custaram tanto. Mas é sobretudo o tipo de financiamento que inquieta os economistas.

Artigos dossier | 23 de March

A administração títere do Iraque aprovou a chamada Lei do Petróleo, com a qual mostra uma vez mais a verdadeira razão da invasão norte-americana. Esta nova peça da ocupação preenche uma lacuna muito polémica. O espectáculo não é agradável.
Para começar, a Lei do Petróleo não é compatível com a Constituição aprovada em 2005, pois enquanto a Constituição afirma que o petróleo é propriedade do povo do Iraque (artigo 109), a lei do petróleo estabelece que a propriedade do petróleo e do gás natural no Iraque é do Conselho Iraquiano do Petróleo e do Gás (CIPG).

Artigos dossier | 23 de March

Funcionários iraquianos reconhecem que há mais de 236 empresas privadas, estrangeiras e nacionais, que cumprem tarefas de segurança no país. Delas, 200 são consideradas ilegais, não só por não terem o registo correspondente, mas também por desconhecer-se as suas "funções". A maioria está implicada em actos terroristas de que logo depois se culpa a resistência.

Artigos dossier | 23 de March

Pré-candidata democrata diz que força seria usada para combater a Al Qaeda. Senadora afirma que soldados remanescentes não ficariam na "guerra urbana", mas zelariam por interesses vitais dos EUA.

Artigos dossier | 23 de March

Uma reportagem da maior manifestação antiguerra deste Março, a de Madrid, que reuniu cerca de 400 mil pessoas. Ainda, imagens das manifestações de Hollywood e de Los Angeles, nos Estados Unidos. Em Santiago do Chile, há um ano, os manifestantes fizeram o símbolo da paz.

Artigos dossier | 23 de March

Os familiares dos soldados mortos e feridos são uma parte importante do movimento antiguerra, como se pode ver nos dois vídeos que mostramos abaixo. No primeiro, imagens de famílias manifestando-se pelo regresso dos seus entes queridos e de funerais de soldados americanos mortos no Iraque. No segundo vídeo, uma impressionante lista dos soldados americanos mortos.

Artigos dossier | 23 de March

Ao fim de quatro anos, Aznar reconheceu publicamente que não havia no Iraque armas de destruição maciça. No momento da invasão, garantia que essas armas existiam, como mostra esta reportagem do noticiário Sexta Notícias de Espanha. Ainda assim, ao reconhecer o que todos já sabíamos, Aznar ainda mente. Diz que na altura da invasão, ninguém sabia que as armas não existiam. Ninguém???

Artigos dossier | 23 de March

Na semana em que a invasão do Iraque fez 4 anos, uma conferência do secretário-geral da ONU, na "zona verde" de Bagdad, foi perturbada por um bombardeamento, o vice-primeiro-ministro iraquiano foi ferido num atentado e a maioria democrata na Câmara de Representantes dos EUA aprovou um prazo para a retirada das tropas norte-americanas. Bush ameaça vetar a decisão da Câmara, a guerra continua.