Artigo | 2 de March

Assembleia de Accionistas da PT - Foto da LusaA assembleia de accionistas chumbou a desblindagem dos estatutos da Portugal Telecom, matando dessa forma a OPA da Sonae sobre a PT. Dos votos expressos na assembleia-geral de accionistas, mais de 46% foi contra, cerca de 43% votou a favor e o resto absteve-se.
A desblindagem dos estatutos era uma condição indispensável para a continuidade da OPA. Henrique Granadeiro, presidente da PT, congratulou-se, dizendo que ao fim de um ano "a OPA morreu".

Artigo | 2 de March

imagem_202 A manifestação convocada pela CGTP, dividida em dois cortejos dos trabalhadores da administração pública e do sector privado, teve a adesão de muitas dezenas de milhares de pessoas, tendo a organização avançado com uma estimativa de mais de 120 mil pessoas. As palavras de ordem foram dirigidas sobretudo contra a política de desemprego e a precariedade seguida pelo governo PS. Às 17h30, a cauda da manifestação ainda ia a meio do percurso. Carvalho da Silva interveio no final junto à Assembleia da República. Vê aqui as fotos da partida do cortejo da administração pública nos Restauradores.

Artigo | 2 de March

laptopO presidente executivo da Adobe anunciou o lançamento duma versão online do popular programa de tratamento de imagem Photoshop. Dentro de seis meses, os utilizadores poderão, de forma gratuita, editar fotografias e desenhos directamente numa página de internet, sem a necessidade de instalar qualquer software no seu computador. A Adobe procura não perder terreno para o Google, que recentemente lançou o Picasa, um software gratuito que permite editar imagens e publicá-las na web.

Artigo | 2 de March

Carmona RodriguesO presidente da Câmara de Lisboa foi entrevistado ontem à noite na RTP e procurou desvalorizar a crise que abala o seu executivo e que já levou à suspensão de mandatos do seu vice-presidente e da sua ex-chefe de gabinete, agora vereadora do urbanismo. Carmona recusa aceitar o cenário de eleições intercalares e reafirmou o desejo de cumprir o mandato até 2009, aproveitando para anunciar a sua pré-candidatura ao cargo nessas eleições. Para José Sá Fernandes, o vereador independente eleito pelo Bloco, não restam dúvidas que "Carmona Rodrigues é uma pessoa que está muito agarrada ao poder".

Artigo | 2 de March

cinzeiroO governo apresentou ontem uma proposta de lei que proíbe o fumo do tabaco em restaurantes, bares e discotecas com menos de 100 metros quadrados, ou seja, mais de 90% dos estabelecimentos, de acordo com a Associação Portuguesa de Restauração e Similares (ARESP). Os que ultrapassarem esta área podem optar pela criação de espaços para fumadores, desde que não ocupem mais de 30% da área total. A proposta será discutida e votada na Assembleia da República e prevê o período de um ano para os estabelecimentos se adaptarem à nova lei.

Artigo | 2 de March

foto de Paulete MatosA CGTP organiza hoje uma jornada nacional de luta, que pretende dar continuidade ao sucesso de mobilização do "Protesto Geral" de Outubro passado. Para o início da tarde está marcada uma manifestação em Lisboa, com dois pontos de partida diferentes: às 14h30 os trabalhadores da administração pública encontram-se nos Restauradores e os do sector privado no Saldanha, unindo-se mais tarde, já a caminho do parlamento. Os organizadores esperam a participação de dezenas de milhares de trabalhadores.

Artigo | 2 de March

Bill GatesA Comissão Europeia enviou ontem uma carta à Microsoft acusando o gigante da informática de continuar a infringir as regras vigentes na UE sobre abuso de posição dominante. A empresa de Bill Gates já tinha sido condenada em Julho passado ao pagamento de 280,5 milhões de euros pelo mesmo motivo. Agora terá quatro semanas para contestar as novas acusações.

Artigos dossier | 2 de March

A Constituição da República Portuguesa, aprovada em 1975, é ainda hoje considerada uma das constituições mais progressistas do Mundo. No entanto, daquilo que está escrito à realidade vai uma grande diferença. Basta pôr lado a lado as imagens de demolições de casas que se sucedem (com pessoas desalojadas sem alternativa) e o que diz a letra da Lei Constitucional: «Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar»
Leia mais para ver todo o artigo.