You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de March

Contratações para os gabinetes passadas a pente finoA auditoria do Tribunal de Contas a 205 gabinetes dos governos de Durão Barroso, Santana Lopes e José Sócrates (triénio 2003/2005) revela a falta de transparência e a discricionaridade na gestão do dinheiro, em particular com a contratação de pessoal, nomeações sem despacho nem justificação,  e o pagamento de consultorias e outros serviços, muitas vezes sem se conhecer a contrapartida. "O relatório do Tribunal de Contas revela que os governos estão sentados em sacos azuis", diz Francisco Louçã.

Artigos dossier | 31 de March

A quatro semanas da primeira volta da eleição presidencial, que balanço fazer da campanha na internet? Desde há vários meses, vários grupos de protagonistas têm repetido a mesma cantiga. "É na net que isto se vai decidir", repetiram em coro jornalistas políticos e empresários da web - sem esquecer os mais convencidos: a equipa de campanha de Ségolène Royal, que tinha criado desde Fevereiro de 2006 o site participativo Désirs d'avenir (Desejos de futuro).

Artigos dossier | 31 de March

O vídeo nas plataformas YouTube e DailyMotion tem sido largamente usado na campanha das eleições presidenciais francesas. O vídeo "Le vrai Sarkozy" (O verdadeiro Sarkozy), disponível na net desde Julho de 2006, colocado nas duas plataformas e em vários endereços, já teve no total mais de 2,5 milhões de visitas.

Artigos dossier | 31 de March

Nicolas Sarkozy pode visitar fábricas, citar Jaurés e Blum e desenvolver muitos esforços para se fazer passar por amigo dos trabalhadores, mas terá dificuldade em mascarar que ele é sobretudo o candidato plebiscitado pelo MEDEF (central patronal francesa). E desde que ele se solte, como o fez na TF1 denunciando os que “matam o carneiro na banheira”, o natural vem ao de cima a galope: é o eleitorado de le Pen que ele adula. Mas só pôde apresentar-se como o candidato do poder de compra – “trabalhar mais para ganhar mais” porque a candidata socialista estava calada sobre as questões sociais.

Artigos dossier | 31 de March

O filósofo Michel Onfray foi um dos defensores da união da esquerda antiliberal, com base num programa que encontrasse o ponto de união dos programas de cada uma das formações políticas. Neste texto, ele lamenta que a união não se tivesse concretizado, e que a esquerda antiliberal não vá ter qualquer peso nas eleições. E volta a defender a união para depois das presidenciais.

Artigos dossier | 31 de March

O dossier desta semana é sobre as eleições presidenciais em França que terão a primeira volta no próximo dia 22 de Abril.

Artigo | 30 de March

A militar capturada Faye Turney na tv iranianaO aumento do preço do petróleo é um dos efeitos do arrastamento da crise provocada com a captura dos 15 militares a bordo duma embarcação britânica, por alegadamente se encontrarem em águas territoriais iranianas ilegalmente. O barril de Brent foi transacionado hoje a 69 dólares, o preço mais alto dos últimos sete meses e cerca de 35% acima do preço no início do ano. Ontem, o Conselho de Segurança da ONU não permitiu que a estratégia de isolamento de Teerão defendida por Tony Blair seguisse adiante.

Artigo | 30 de March

Foto Julie KerteszUma portaria do Ministério da Saúde publicada quinta-feira em Diário da República fixa os preços das taxas moderadoras a partir do dia de hoje. Três movimentos de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já reagiram ao aumento das taxas, classificando-as como mais um imposto disfarçado de taxa, uma vez que a Constituição prevê um SNS tendencialmente gratuito.

Artigo | 30 de March

mariana_ar_22_02_07aEm declaração de voto contra a lei 277/X, que aprova um novo regime jurídico do trabalho temporário, aprovada ontem na Assembleia da República, a deputada Mariana Aiveca, do Bloco de Esquerda, denunciou que as suas disposições "contribuem para um aumento da precariedade ilegal ou para a legalização generalizada das formas precárias de contratação, fomentando «o trabalho à jorna» e colocando-se ao lado das Empresas de Trabalho Temporário (ETT)".

Leia mais no site do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda 

Artigo | 30 de March

Foto Dr. CaseOs
juízes do Tribunal Constitucional em Madrid anularam hoje o
"decretazo", um pacote de medidas de reforma da protecção aos
desempregados que custou ao governo do PP a única greve geral do seu
mandato em 2002. A sentença deu razão às queixas sobre a aceleração do
processo negocial. Com a invocação de urgência especial, o governo PP
aprovou a lei três dias depois de romper as negociações com os
sindicatos, e no dia seguinte ao anúncio da convocação da greve geral.

Artigo | 30 de March

Foto de MuffetOs deputados do Parlamento Europeu rejeitaram ontem a intenção da Comissão Europeia de permitir a contaminação dos produtos de agricultura biológica por organismos geneticamente modificados (OGM). A emenda ao texto de Bruxelas foi aprovada com o voto de Miguel Portas, 11 eurodeputados do PS e 4 do PSD. A favor da poluição genética na agricultura biológica estiveram os eurodeputados portugueses Ribeiro e Castro, do PP, João de Deus Pinheiro e Silva Peneda do PSD e Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro, do PCP.

Artigo | 30 de March

Mobutu foi um dos ditadores que mais roubou, protegido pelas potências ocidentaisO Comité Católico Contra a Fome e Para o Desenvolvimento (CCFD) divulgou um relatório que aponta o dedo aos governos e empresas dos países do Norte por cumplicidade com os ditadores que roubam dinheiros públicos. Numa estimativa por baixo, o CCFD calcula entre 100 a 180 mil milhões de dólares o valor dos desvios de fundos nas últimas décadas. Um valor que não inclui o dinheiro roubado por figuras secundárias dos regimes.

Artigo | 30 de March

Sócrates e Mendes em queda de popularidadeA queda de dez pontos na popularidade do primeiro-ministro é a grande novidade do barómetro da Marktest para o DN e a TSF. Nos partidos, o PS desce meio ponto para os 46,5% e mantém a vantagem confortável para o PSD que cai um ponto para os 26%. PCP e Bloco voltam ao resultado de há dois meses: os comunistas perdem o ponto ganho em Fevereiro e os bloquistas recuperam os dois pontos então perdidos, acabando ambos com 9%. O CDS recupera apesar da turbulência interna e está agora com 6% neste barómetro.

Artigo | 30 de March

Universidade Independente pode fechar as portasMariano Gago ordenou ontem a instrução de um processo de encerramento compulsivo da Universidade Independente. O ministro acrescentou que todas as universidades privadas serão inspeccionadas. A Independente tem até à próxima quinta-feira para repor a normalidade, pondo fim à "manifesta degradação pedagógica" que o ministério do Ensino Superior alega para avançar com o processo.

Artigo | 30 de March

PCP reproduz queixa do PSD sobre senhas de gasolinaA última edição do jornal "Avante!" transcreve com destaque um comunicado do PCP de Salvaterra de Magos sob o título “Mais um arguido”. O texto refere-se à constituição como arguido, por queixa da autarca do PSD naquela Junta, do seu presidente.

Artigo | 30 de March

ptO relatório e contas da Portugal Telecom revela o montante das indemnizações aos ex-administradores executivos da empresa: 9,7 milhões de euros foi quanto receberam Horta e Costa, Carlos Vasconcellos Cruz, Iriarte Esteves e Paulo Fernandes por não terem renovado o contrato com a PT no ano passado. A justificação para as indemnizações milionárias é a cláusula que impede estes administradores de se passarem para a concorrência até dois anos após a saída. Na actual administração essa cláusula também está em vigor. Ou seja, quando chegar o fim do mandato, cada um dos administradores enquadrados por este regime vai ganhar o equivalente a dois anos de salários.

Artigos dossier | 30 de March

A primeira volta das eleições presidenciais em França realizar-se-á dia 22 de Abril, a segunda volta a 6 de Maio.
A estas eleições concorrem 12 candidatos. Nas últimas sondagens Nicolas Sarkozy (candidato de direita pela UMP) está em primeiro lugar com valores entre 26% e 31%. Em segundo lugar, Ségolène Royal, candidata do PS, com valores entre 24,5% e 27%. Em terceiro lugar, François Bayrou, candidato do partido de direita UDF, com 18% a 22%. Em quarto lugar, Jean-Marie Le Pen, candidato da Frente Nacional de extrema-direita, com 11% a 14,5%. E em quinto lugar, Olivier Besancenot, candidato da Liga Comunista Revolucionária (LCR), com 3% a 4,5%.

Artigos dossier | 30 de March

Os discursos de Nicolas Sarkozy sobre a imigração e a identidade nacional podem ser qualificados de "nacionalistas". Mas trata-se de um nacionalismo "soft" adaptado às leis da democracia televisiva, às quais estamos submetidos hoje.
Texto de Gérard Noiriel, publicado no site mouvements.asso.fr a 29 de Março de 2007.

Artigos dossier | 30 de March

O texto que se segue é de Daniel Bensaid, dirigente da LCR, e foi publicado numa tribuna no diário  Libération, a 7 de Dezembro de 2006. É uma resposta a um artigo do filósofo Michel Onfray, que publicara um apelo ao entendimento da esquerda anti-liberal. E levanta uma das questões que levou ao fracasso da candidatura única: a falta de acordo em torno de uma eventual coligação  governamental ou parlamentar com o Partido Socialista.

Artigos dossier | 30 de March

A campanha presidencial está bem trancada. Tudo se passa como se estivéssemos condenados a escolher entre o liberalismo de eufemismo da sra. Royal e o liberalismo fulgurante do sr. Sarkozy. Mas nenhum dos dois traz respostas às preocupações dos franceses.

Pages