You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de January

{youtube}5wAZNsauV90{/youtube}

O actor Tim Robbins foi um dos destaques da manifestação antiguerra que levou milhares de pessoas a Washington no último sábado. Ao lado de outras estrelas de Hollywood, como Sean Pen, Susan Saradon, Jane Fonda, Tim Robbins defendeu abertamente o impeachment (impugnação) de Bush. Veja o vídeo do discurso. A tradução está abaixo.

Artigo | 31 de January

Manuel_PinhoO ministro da Economia, Manuel Pinho, “vendeu” Portugal aos empresários chineses garantindo que os salários portugueses eram baixos, e ainda iam ficar mais baixos, graças à pouca “pressão para o seu aumento”. O deputado bloquista Fernando Rosas considerou que o ministro da Economia entrou em “contradição gritante” com a “retórica do Governo” sobre requalificação, ao apontar os salários baixos como uma razão para a China investir em Portugal.

Artigo | 31 de January

safernandes061211O vereador independente eleito pelo Bloco de Esquerda José Sá Fernandes divulgou declaração política em que considera inevitável a realização de eleições municipais intercalares. "Consideramos que existe uma crise profunda na Câmara Municipal de Lisboa e não acreditamos que a actual maioria tenha condições de governabilidade", diz o vereador.
A concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda divulgou, por sua vez, um comunicado em que também se posiciona por eleições municipais intercalares.
Leia abaixo os dois comunicados.
Veja também a entrevista em vídeo com José Sá Fernandes

Artigo | 31 de January

cia-seal-oldO Ministério Público alemão emitiu mandados de detenção para 13 agentes da CIA, devido ao seu envolvimento nos voos secretos e rapto do cidadão alemão de origem libanesa Jaled El Masri.
Este 13 agentes são acusados de “sequestro e de provocarem graves lesões corporais”.
O procurador Christian Schmidt-Sommerfeld justificou a altura escolhida para emitir os mandados, afirmando que só agora a investigação conseguiu apurar os eventuais agentes da CIA envolvidos.

Artigo | 30 de January

carmona_rodriguesSegundo o Público, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carmona Rodrigues, admitiu demitir-se se o vice-presidente, o vereador Fontão de Carvalho, for constituído arguido. A decisão terá sido anunciada por Carmona Rodrigues durante uma reunião de quatro horas com os cabeças-de-lista dos partidos com assento na autarquia, que ocorreu ontem.

Artigo | 30 de January

secaMilhões de pessoas vão passar fome em 2080, e haverá secas
graves a afectar países como a China ou a Austrália, assim como partes da
Europa e dos Estados Unidos. Estas perspectivas sombrias constam de um
relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas),
comissão de 2.500 especialistas que trabalha sob a égide da ONU. O relatório
deveria ser divulgado apenas em Abril, mas partes importantes têm vindo a ser
divulgadas. Ontem, o jornal australiano The Age publicou novos detalhes.

Artigo | 30 de January

 

Numa altura em que a Câmara de Lisboa está a braços com acusações de corrupção,
o vereador independente eleito pelo Bloco de Esquerda José Sá Fernandes vem explicar os mecanismos
pelos quais a Câmara Municipal de Lisboa, com a conivência da actual maioria
PSD, defraudou os munícipes e beneficiou a empresa privada Bragaparques na
permuta de terrenos do Parque Mayer. Em entrevista por vídeo ao Esquerda,
Sá Fernandes afirma que este executivo camarário não tem condições para
continuar. É preciso mudar as políticas da câmara e evitar que se torne
num caso de polícia. O vídeo está dividido em cinco partes. Veja aqui ao lado a
primeira e as seguintes abaixo.

 

Artigos Opinião Esquerda | 30 de January

Ao longo dos últimos dias, a campanha do Não parece ter explodido. Ninguém se entende, uns dizem uma coisa e outros o seu contrário. Uns querem punir e outros querem não punir. Uns falam da vida inviolável e outros das condições em que a mulher pode abortar e não ser presa.

Artigo | 29 de January

Empreendimento Mar da Califórnia em SesimbraJá recebe hóspedes, mas a sua construção é ilegal. Em Sesimbra, o empreendimento turístico "Mar da Califórnia" foi edificado numa falésia, muito próximo da linha da costa e foi denunciado por Francisco Louçã como um exemplo da actividade dos especuladores imobiliários, que fazem dinheiro contra a natureza e os direitos das pessoas.

Artigo | 29 de January

Congresso do Sinn Fein - Foto da LusaO Sinn Fein, em congresso extraordinário (Ard Fheis) realizado ontem, decidiu reconhecer a autoridade da polícia da Irlanda do Norte. Gerry Adams, presidente do partido, considerou que a decisão tomada é ‘verdadeiramente histórica' e prometeu que ela servirá para construir um partido mais forte politicamente para lutar pela unificação da Irlanda. A moção, aprovada por larga maioria dos 900 delegados com direito de voto, incluiu cinco emendas para condicionar e limitar a futura actuação da direcção do partido na sua aplicação.

Artigos dossier | 29 de January

Neste vídeo, extraído da edição do último domingo de "Diz que é uma espécie de magazine...", da RTP1, os Gato Fedorento desmontam de forma hilariante as contradições de Marcelo Rebelo de Sousa, que diz querer mudar a lei mantendo tudo como está. A não perder.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de January

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como votar no Referendo. É por isso que escrevo para os Leitores do Correio da Manhã, com todo o gosto.
Já sabe que Voto Sim. Voto Sim porque todas as pessoas de bem ficam incomodadas pelos julgamentos das mulheres que abortaram. E porque acho que não podemos condenar essas mulheres a uma pena de prisão: desde o último referendo, 17 mulheres foram condenadas por aborto e muitas mais foram julgadas. Tenho vergonha por estes julgamentos.

Artigo | 27 de January

Manifestação contra a guerra em Washington - Foto da LusaDezenas de milhares de pessoas manifestaram-se em Washington contra a guerra e pela retirada das tropas americanas do Iraque. Participaram no protesto muitas figuras públicas, entre as quais os actores Danny Glover, Susan Sarandon, Sean Penn, Tim Robbins e Jane Fonda e o reverendo Jesse Jackson.
Kevin Martin, director executivo do movimento Unidos pela Paz e a Justiça (United for peace and justice) que organizou o protesto e agrupa 1400 organizações, afirmou: "O Congresso tem de cumprir o seu papel e cortar os fundos para a guerra no Iraque e não deve deixar-se intimidar pelas tácticas de medo, usadas pelo governo de Bush".

Artigo | 26 de January

rafael_correaEm entrevista ao jornal brasileiro Brasil de Fato, o novo presidente do Equador, Rafael Correa, afirma que o neoliberalismo ficou para trás e que a ideia de que o individualismo é o motor da sociedade, depreciando tudo o que seja acção colectiva, de que a competição deveria ser um modo de vida subestimando a cooperação, de que a sociedade teria que se submeter aos mercados, e não os mercados à sociedade, tudo isso foi definitivamente para o lixo da história.
Correa: inicia-se uma nova era na América Latinapor jpereira - última modificação 2007-01-22 18:43

Artigo | 26 de January

santana_carmonaA investigação da permuta de terrenos entre a Câmara de Lisboa e a Bragaparques, que terá defraudado o município de Lisboa em muitos milhões de euros continua. Depois da vereadora Gabriela Seara ter sido constituída arguída no processo e da casa do vice-presidente da Câmara de Lisboa ter sido revistada pelas autoridades, chegou a vez do actual e anterior presidentes de câmara da edilidade. Segundo o jornal Público, Santana Lopes e Carmona Rodrigues vão ser interrogados pela Polícia Judiciária.

Artigo | 26 de January

global-warmingA ONU avisa que as consequências da mudança climática perdurará por mais de mil anos, noticia hoje o El Pais. O esboço do estudo de 2500 cientistas que será apresentado na próxima semana em Paris, prevê a subida das temperaturas até 4,5 graus e o nível do mar continuará a aumentar durante 1000 anos, mesmo que se consiga diminuir o aumento das temperaturas previstas para o próximo século, devido à libertação dos gazes com efeito estufa. Com o aumento das águas, as cidades de Buenos Aires e Schangai podem ser muito afectadas e vão desaparecer várias ilhas do Pacífico.

Artigos dossier | 26 de January

Como pode o direito censurar uma acção e não a punir? Ou, como pode não punir um tipo de crime, mas punir os outros tipos de crime? Ou como pode punir com prestações alternativas sem prévia condenação em julgamento? Que resposta tem para o aborto clandestino?" Assunção Esteves é mais uma deputada do PSD a defender o Sim no referendo, num artigo publicado no jornal «Público», a 13 de Janeiro: "A afirmação de que existem direitos absolutos bem pode fazê-la quem queira sacrificar-se no altar dos princípios, mas não é válida no plano do direito constitucional" 

Artigos dossier | 26 de January

Nesta campanha já ouvimos padres a ameaçar com a excomunhão ou a comparar o aborto à execução de Saddam Hussein. A Igreja está determinada em manter Portugal na idade média e radicaliza os argumentos. Num texto foi publicado a 21 de Dezembro de 2006, no jornal «Público», um grupo de católicos pelo sim rebate as «razões» eclesiásticas. 

Artigos dossier | 26 de January

A polémica teve direito a vários vídeos no youtube. Marcelo Rebelo de Sousa é a favor da despenalização das mulheres e vota não no referendo. Uma posição fundamentada num equilibrismo argumentativo cujo resultado é no mínimo confuso.  No blogue «Logicamente sim»  Tiago Mendes elabora uma pertinente desconstrução da «falácia» de Marcelo. O esquerda.net mostra o texto.

Artigos dossier | 26 de January

Em 1998 o PSD tomava o partido do Não. Mas agora, em pleno século XXI, os defensores da actual lei são cada vez menos. Muitas figuras da direita portuguesa recusam-se a estar do lado dos que defendem a prisão das mulheres e votam Sim sem complexos. O esquerda.net reproduz aqui a entrevista de Paula Teixeira do Cruz ao Diário de Notícias.  A dirigente do PSD e Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa esclarece que «a única questão que está em causa neste referendo é saber se a resposta que a sociedade tem para dar a uma mulher que pratica aborto é a prisão» 

Pages