CONSTRUIR UMA NOVA ESQUERDA
raul01O Segundo dia da universidade de verão do Partido da Esquerda Europeia discutiu as questões da globalização e o papel da Organização Mundial do Comércio (OMC) na perda de direitos democráticos e sociais no planeta. Cerca de 180 militantes de mais de 22 partidos da Europa participaram hoje, em Tavira, na universidade. Raoul Marc Jennar, cientista politico, e autor do livros sobre o processo europeu "A Traição das Elites", fez uma aprofundada intervenção sobre o processo de globalização capitalista e as suas consequências do ponto de vista da degradação dos direitos das populações.

EXAMES COM INCORRECÇÕES SÃO JÁ 4
thumb_alunosOs erros
detectados hoje nos exames nacionais do 12º ano de Biologia e Matemática vêm juntar-se às incorrecções já
reconhecidas pelo Ministério da Educação nos de Física e de
Química. Os erros foram denunciados pelas associações
profissionais de professores e de pais e vão de incorrecções nos enunciados a a perguntas mal formuladas que induzem ao erro nas respostas.
O Bloco de Esquerda divulgou comunicado em que exige a repetição dos exames, e novos critérios para a sua elaboração.

SÓCRATES DIZ QUE APRENDE COM CAVACO
thumb_socratesNuma entrevista à SIC emitida hoje de madrugada, o primeiro-ministro, José Sócrates, disse que aprende nas conversas que mantém com Cavaco Silva e afirmou que a cooperação institucional com o Presidente da República tem sido excelente. “Ele tem uma grande experiência de governação”, disse o primeiro-ministro, explicando que é dessa experiência que retira ensinamentos. Sócrates disse ainda que, ao longo da sua carreira política, também aprendeu com políticos como Mário Soares e António Guterres.

SALÁRIO MÍNIMO PERDEU MAIS PODER DE COMPRA
thumb_euro_notas_moedasO salário mínimo de Portugal é o mais baixo da União Europeia dos 15 e também mais baixo que o de alguns países do alargamento, como a Eslovénia e Malta, revela um estudo divulgado pelo Eurostat. Para piorar, entre 2003 e 2005, o salário mínimo português perdeu 7,9% do poder de compra, a pior queda da União Europeia. Veja o documento do Eurostat (em inglês e em pdf)

Artigo | 14 de July

O diário norte-americano Washington Post publicou no dia 11 um artigo de Ismail Haniyeh, o primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana. Nele, o dirigente do Hamas defende que a actual invasão de Gaza, feita com o pretexto de libertar um soldado israelita capturado, tem na verdade o objectivo de destruir o governo democraticamente eleito nas eleições mais democráticas jamais realizadas no mundo árabe.

Artigos dossier | 14 de July

A emissão de gases ameaça o planeta. O preço do petróleo bate recordes, aproximando-se actualmente dos 80 dólares por barril, o maior valor de sempre. Vivemos uma crise do actual paradigma energético mundial, o qual assenta no uso de combustíveis fósseis, o petróleo, o carvão e o gás natural. Esta crise é simultaneamente energética, ambiental, geopolítica e democrática.