You are here

Pesquisar

Artigo | 28 de July

GOVERNO PORTUGUÊS NÃO APELA AO CESSAR-FOGO
luis_amado_060727Luís Amado, ministro dos negócios estrangeiros, reiterou na passada quinta feira na Assembleia da República a disponibilidade de Portugal para avaliar a participação numa missão de paz. Luís Fazenda, líder parlamentar do Bloco criticou a posição do ministro por não ter «uma palavra de condenação pela agressão de Israel ao Líbano».

Artigo | 26 de July

ENTREGUE PETIÇÃO COM  8000 SUBSCRITORES
thumb_logonaoapaguemamemoriaA petição "Não apaguem a memória" foi entregue ontem ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama. A petição reclama ao Estado, o reconhecimento da resistência à ditadura fascista do Estado Novo e a dignificação do passado heróico dos resistentes que foram presos, perseguidos e torturados, por defenderem um regime democrático, de liberdades e justiça social para os portugueses.

Artigo | 24 de July

BE CONTRA PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA
fernando_rosas_na_feiraAs
"tropas portuguesas não devem participar numa eventual força de
intermediação do conflito" afirmou o deputado do Bloco de
Esquerda Fernando Rosas que condenou a agressão israelita do
Líbano, quando visitava ontem a Feira de Santiago na cidade de Setúbal.

Artigo | 23 de July

SÁTIRA DENUNCIA TRABALHO PRECÁRIO
feiraprec01w Realizou-se neste sábado, no Parque das Nações , a Feira da Precariedade. A iniciativa, integrada nas actividades da Marcha pelo Emprego, teve como objectivo fazer a denúncia da situação existente em Portugal, no que diz respeito aos vínculos laborais e promover o debate sobre as políticas que têm agravado essa situação.

Artigo | 20 de July

BLOCO: GOVERNO TEM DE CONDENAR A GUERRA

thumb_frosasO deputado do Bloco de Esquerda Fernando Rosas exigiu no parlamento que o governo tome uma posição perante as acções militares de Israel na Palestina e no Líbano. Fernando Rosas lembrou aos deputados do PS que o governo socialista Espanhol já condenou a acção do exército hebraico. E recordou que essas acções contra os civis foram qualificadas pelo alta comissária dos Direitos Humanos das Nações Unidas, Louise Arbour, como “crime de guerra”. Veja o vídeo da declaração política.

Artigo | 18 de July

BLOCO CONSIDERA ESGOTADAS AS RAZÕES PARA A PRESENÇA DA GNR
thumb_ramoshortahoward1
Em comunicado de imprensa o Bloco de Esquerda considera que estão esgotadas as razões que justificam a presença da GNR em Timor. O Bloco, que foi o único partido a expressar reservas à decisão de envio da GNR para Timor Leste, aponta que "a condição institucional da missão se encontra prejudicada, dada a clarificação política entretanto operada em Timor Leste" e que "a recente tomada de posse do novo governo presidido por Ramos Horta consuma, no plano político, a relação de forças criada pela presença militar australiana no terreno."

Artigo | 18 de July

MAIOR SISTEMA AQUÍFERO PODE SER AFECTADO
thumb_tejo1Dois meses depois de ter apresentado o plano "Portugal Logístico" o governo mudou a localização da plataforma logística da área norte de Lisboa, do Sobralinho para Castanheira do Ribatejo. A Bacia do Tejo-Sado que constitui o maior sistema aquífero de Portugal pode ser afectada.

Artigo | 17 de July

REVISÃO DE CRESCIMENTO
MEDÍOCRE
setas1
O Banco de
Portugal reviu hoje para 1,2% a previsão de crescimento da
economia deste ano, contra os anteriores 0,8% que constavam antes. A
previsão está no Boletim Económico de Verão.
Para 2007, a previsão de crescimento do produto interno bruto
(PIB) é ainda mais favorável, passando de 1% do boletim
económico de Inverno para 1,5 %.
Em
nota divulgada logo em seguida, o Bloco de Esquerda observa que a
anunciada revisão em alta para 1,2% da projecção
do crescimento e a imediata reacção triunfante do
governo é "demagógica e irresponsável, porque
mesmo que se atinja os 1,2% ainda estaremos muito abaixo da média
europeia, ou seja, teremos um novo ano de agravamento da divergência,
de tempo perdido, de mais desemprego e dificuldades sociais."

Artigo | 17 de July

BERTINOTI ENCERRA UNIVERSIDADE DE VERÃO
thumb_faustoCom uma intervenção centrada na guerra no Médio Oriente e na resposta política que a esquerda, à escala europeia, tem que dar à agressividade neoliberal que tomou de assalto a agenda da maioria dos governos europeus, o presidente do Partido da Esquerda Europeia, Fausto Bertinoti, encerrou ontem os trabalhos da Universidade de Verão do Partido da Esquerda Europeia.

Artigo | 16 de July

ESQUERDA EUROPEIA SOLIDÁRIA COM A PALESTINA
palestina2Seiscentas pessoas participaram, sábado à noite, numa jornada de solidariedade com a Palestina promovida pelo Bloco de Esquerda, no âmbito da Universidade de Verão do Partido da Esquerda Europeia. Portugueses e estrangeiros foram enchendo, meia hora antes, o anfiteatro ao ar livre no centro de Tavira. Intervieram Adel Athie, representante da Palestina na União Europeia, Daphna Sharfman, presidente do partido Israelita de esquerda Meretz, e Miguel Portas.

Artigo | 14 de July

CONSTRUIR UMA NOVA ESQUERDA
raul01O Segundo dia da universidade de verão do Partido da Esquerda Europeia discutiu as questões da globalização e o papel da Organização Mundial do Comércio (OMC) na perda de direitos democráticos e sociais no planeta. Cerca de 180 militantes de mais de 22 partidos da Europa participaram hoje, em Tavira, na universidade. Raoul Marc Jennar, cientista politico, e autor do livros sobre o processo europeu "A Traição das Elites", fez uma aprofundada intervenção sobre o processo de globalização capitalista e as suas consequências do ponto de vista da degradação dos direitos das populações.

Artigo | 14 de July

SÓCRATES DIZ QUE APRENDE COM CAVACO
thumb_socratesNuma entrevista à SIC emitida hoje de madrugada, o primeiro-ministro, José Sócrates, disse que aprende nas conversas que mantém com Cavaco Silva e afirmou que a cooperação institucional com o Presidente da República tem sido excelente. “Ele tem uma grande experiência de governação”, disse o primeiro-ministro, explicando que é dessa experiência que retira ensinamentos. Sócrates disse ainda que, ao longo da sua carreira política, também aprendeu com políticos como Mário Soares e António Guterres.

Artigo | 13 de July

ESQUERDA EUROPEIA DEFENDE ESTADO SOCIAL
univ_verao Começou ontem em Tavira a Universidade do Verão do Partido da Esquerda Europeia. Cerca de 180 activistas, de vários países da Europa, assistiram às primeiras sessões da Universidade de Verão. Walter Bayer, da Áustria, abriu a sessão, relembrando aos presentes que a construção de uma nova esquerda na Europa depende de iniciativas deste tipo, que possam construir um pensamento crítico novo e actuante que possa servir para construir uma outra Europa. Bayer elogiou as condições desta primeira experiência e agradeceu ao Bloco de Esquerda o empenho na organização deste evento.

Artigo | 13 de July

GOVERNO PREPARA O MAIOR DESPEDIMENTO
debatenacao_2Francisco Louçã acusou ontem o governo de se preparar para avançar com “o maior despedimento colectivo de que há memória”, com os supranumerários da função pública. Enquanto o primeiro-ministro José Sócrates adoptou o auto-elogio da sua acção e do governo, apesar do agravamento das condições de vida da maioria dos portugueses.

Artigo | 11 de July

«CAVACO E SÓCRATES PEDALAM PARA O MESMO LADO»
PovoLivreO editorial deste mês do «Povo Livre» critica Cavaco Silva. Para Moreira da Silva, director do jornal do PSD, o Presidente da República tem «uma atitude complacente com o Governo». Pode ler-se no editorial que «Cavaco e Sócrates pedalam para o mesmo lado, na esperança que o país possa sair da crise em que se encontra».

Artigo | 3 de July

AMADO APOIOU A GUERRA DO IRAQUE thumb_luisamado_2 
O novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, apoiou a intervenção Norte Americana no Iraque. Em entrevista ao semanário Independente de 11 de Abril de 2003, Luís Amado contestou vivamente a oposição do PS de Ferro Rodrigues à Guerra do Iraque e garantiu que o governo português de Durão Barroso tinha agido correctamente nessa matéria.