MINISTRO É ASSASSINADO NO LÍBANO
libanoatentadogemayellusaweO
ministro da Indústria do Líbano, Pierre Gemayel, foi assassinado hoje
nos arredores de Beirute. Homens armados atiraram o seu carro para cima
do de Gemayel, saíram e metralharam-no.
Cristão maronita, Gemayel, 34 anos, era do partido das Falanges. Era
filho do antigo presidente Amin Gemayel e sobrinho do presidente Bechir
Gemayel, assassinado em 1982. Na sequência daquele atentado, os
falangistas, com o apoio de Israel, perpetraram o famoso massacre no
campo de refugiados palestinianos de Sabra e Chatilla.

CIA DIZ QUE NÃO HÁ
INDÍCIOS DE PROGRAMA MILITAR NUCLEAR
hershA Casa Branca reconheceu a existência
de um relatório secreto da CIA que informa não ter
encontrado indícios de que o Irão tenha um programa
nuclear secreto para produzir armas nucleares. Uma fonte disse,
porém, que a Casa Branca foi hostil ao relatório. Foi
mais uma vez o jornalista Seimour Hersh, num artigo da New Yorker,
que revelou a existência do relatório.

PETIÇÃO REIVINDICA
CONTRATOS DE TRABALHO E DIREITOS SOCIAIS
circoAs principais associações
e sindicatos dos profissionais do cinema, do teatro, da música,
da dança, do circo e de outras artes do espectáculo,
uniram-se pela primeira vez para reivindicar a criação
de um regime laboral e de segurança social que se adeque às
especificidades do sector e preencha o vazio legal existente.

GENERAL REFORMADO DIZ QUE MAIS TROPAS NÃO RESOLVEM
iraqueussoldierswebO general-de-brigada
reformado e ex-chefe de planeamento
estratégico na NATO Zeb Bradford explica neste artigo por que tecnicamente o reforço de mais 50 mil soldados americanos não resolve nada no Iraque. Ele lembra que "se uma ampliação de 50
mil homens fosse implementada para as forças norte-americanas
estacionadas no Iraque, o Exército, por si só,
precisaria ampliar os seus efectivos em 100 mil soldados, um vasto
aumento de forças. Isso simplesmente não
é viável em prazo que fizesse qualquer diferença." Bradford defende uma solução política, através de "negociações com as partes interessadas num desfecho positivo no Iraque, para que estas contribuam com apoio
político e militar, a fim de permitir que o país se
estabilize e se encontre uma solução negociada. O
processo incluiria Irão e Síria, além da Arábia
Saudita, Jordânia e outras nações." Leia abaixo a íntegra do artigo.

NEOCONSERVADORES QUEREM MAIS TROPAS
kristolDois dos principais teóricos neoconservadores, Robert Kagan e William Kristol, publicaram no Financial Times um artigo em que defendem o reforço do contingente militar americano, que actualmente tem 150 mil militares, em mais 50 mil homens. "A trajectória seguida vem sendo
declinante, em direcção ao fracasso... Essa política vem tendo efeitos
igualmente nocivos nos EUA. A população americana
avalia, com razão, que a administração está
atolada no Iraque, e, o que é pior, não está
comprometida em fazer o que é preciso para obter êxito.
Essa percepção sem dúvida exerceu papel
importante na eleição legislativa do dia 7", dizem. Leia a íntegra do artigo abaixo.

EUA DISCUTEM RETIRADA OU REFORÇO DE TROPAS
iraquetropasuswebO senador democrata Barack Obama pediu ontem a redução das tropas americanas no Iraque em quatro ou seis meses. Obama, um dos pretendentes à candidatura presidencial do Partido Democrata, propôs um calendário de retirada por fases, que inclui um reforço de tropas no Norte do Iraque e no Afeganistão. Ao mesmo tempo, dois dos principais ideólogos neoconservadores, Robert Kagan e William Kristol, defenderam em artigo no Financial Times "uma estratégia para ganhar", que passaria por "um acréscimo de pelo menos 50 mil soldados americanos no Iraque, para exercer o controlo sobre Bagdad". O Financial Times publica também um artigo do general-de-brigada reformado Zeb Bradford, ex-chefe de planeamento estratégico na NATO, que argumenta que mais tropas não resolvem crise.

NEGOCIAÇÕES TERMINAM SEM ACORDO
professorescordaohumanoweblA negociação de revisão do Estatuto da Carreira Docente terminou sem acordo. "Não há condições para haver acordo global, nem parcelar, apesar de, nas questões secundárias, terem existido aproximações importantes. Essas aproximações não se verificaram ao nível do que é essencial, como as duas carreiras, as quotas e as vagas", afirmou José Nóbrega Ascenso, secretário-geral do Sindicato Nacional dos Profissionais de Educação (SINAPE).
A Plataforma Sindical, que reúne 14 sindicatos do sector, realiza, quarta-feira, uma jornada de distribuição de comunicados à população e, na quinta-feira, reúne-se para preparar outras formas de luta, entre as quais iniciativas nos planos institucional e jurídico-constitucional.

DOIS MILHÕES DE CARTAS FICARAM POR DIVIDIR
logotipo_ctt_2A direcção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) disse que a greve dos trabalhadores teve uma adesão de 79 por cento, o que significou que dois milhões de correspondências ficaram, ontem, por dividir, no primeiro de cinco dias de greve parcial em três centrais de tratamento. Vítor Narciso, dirigente do SNTCT, disse que a paralisação, de duas horas por turno, teve a adesão de 869 dos 1.100 funcionários das Centrais de Tratamento de Correspondência de Lisboa, Porto e Coimbra.Ouça aqui a entrevista dada no sábado por Vítor Narciso à Esquerda.Rádio.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de November

Caso Mateus, ninguém sabe aplicar as regras. Caso Apito Dourado, anos escorridos sem decisões nem sequer julgamento. Caso Felgueiras e o triângulo entre futebol e câmara municipal, nem se ouve falar do assunto. Parece ser a sina do futebol, que se tornou um abismo de corrupção e de negócios escuros, precisamente porque é um desporto espectacular que prende milhões de pessoas, uma máquina de dinheiro e um centro de poder - não se contam pelos dedos de uma mão os presidentes de câmara, os ministros, primeiro-ministro, procurador-geral da república e outras altas figuras institucionais que fizeram tarimba no futebol.