Artigo | 2 de November

"PARA VENCER, ORTEGA SÓ NÃO PACTUOU COM O DIABO"
nicaragua O candidato da Frente Sandinista (FSLN), Daniel Ortega, está na frente da corrida eleitoral para a presidência da Nicarágua, que se realiza no domingo. Seguem-no Eduardo
Montealegre, da Aliança Liberal Nicaraguense, e José Rizzo, do Partido Liberal Constitucionalista (PLC). No total, são cinco os candidatos em disputa. Na entrevista que se segue, publicada pelo jornal brasileiro Brasil de Fato, Mónica Baltodano, ministra do governo
revolucionário na década de 1980 e expulsa da FSLN,
mostra como Daniel Ortega estabeleceu pactos com a direita para
articular a volta ao poder. Isso ficou patente na recente decisão do parlamento de voltar a criminalizar o aborto com oito anos de  prisão, que teve os votos do PLC e da FSLN.

POLÍCIA SUSPEITA DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS
besmadridA Guarda Civil espanhola em colaboração com a Agência Tributária está a investigar as sedes do Banco Espírito Santo em Madrid e Barcelona por suspeita de lavagem de dinheiro. A busca às sedes do BES foi ordenada pelo juiz Baltazar Garzón, mas não se sabe se a investigação é ao próprio banco ou a cliente e o Banco ainda não comentou as investigações. As acções do BES caíram significativamente na Bolsa de Lisboa.

TRABALHADORES PARALISAM A 100%
galp03Os trabalhadores da GALP fazem hoje e amanhã dois dias de greve, que no primeiro dia estão a ser cumpridos a 100%, segundo os sindicatos.
Os trabalhadores fazem a paralisação para exigir o pagamento de um prémio extraordinário e a aprovação do plano de investimentos da empresa. Estão preocupados com a falta de investimentos previstos para a refinaria do Norte.

MOVIMENTOS DEVEM PROVOCAR RÁPIDA MOBILIZAÇÃO
plinioPlínio de Arruda Sampaio é um militante histórico da esquerda brasileira. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, que abandonou para ingressar no PSOL. Foi candidato ao governo do Estado de S. Paulo nas últimas eleições. Nesta entrevista ao jornal brasileiro Brasil de Fato, ele defende que as organizações populares façam ao novo governo as exigências que não fizeram ao candidato.

MANIFESTAÇÃO INTERNACIONAL CONTRA A GUERRA
cimeira sevilhaA Assembleia de Movimentos Sociais contra a Guerra, a Nato e o neoliberalismo, que se realizou em Sevilha, convocou uma manifestação internacional para 4 de Fevereiro.
A acção fará parte de uma série de protestos que vão coincidir com a Cimeira dos ministros da Defesa da Nato que se realiza na cidade da Andaluzia nos dias 7 e 8 de Fevereiro de 2007.
Na assembleia estiveram presentes 150 activistas de 42 organizações de vários países, incluindo o Bloco de Esquerda de Portugal.

Artigo | 2 de November

TRABALHADORES DE TODOS OS PAÍSES UNI-VOS!
workers-at-alang-shipbreaking-3Nasceu uma nova confederação sindical a nível planetário, que agrupa  de 306 confederações sindicais de 154 países, para defender os trabalhadores em tempos de capitalismo global.
A Confederação Sindical Internacional representa 168 milhões de trabalhadores e tem sede em Bruxelas. Em Portugal, a UGT faz parte da nova organização e a CGTP é observadora.
 “Temos plena consciência da transcendência histórica deste dia”, afirmou esta manhã em Viena LeRoy Trotman, presidente do Grupo de trabalhadores da Organização Mundial do Trabalho.