You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de November

SALAS DE INJECÇÃO ASSISTIDA SERÃO ARTICULADAS COM O IDT
Salas de injecção assistidaA Câmara de Lisboa aprovou a criação de salas de injecção assistida, com a denominação de "instalações de consumo apoiado para a recuperação". Por proposta do vereador José Sá Fernandes essas unidades serão criadas de acordo com a lei e em articulação com o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e só depois do diálogo entre diferentes entidades será decidida a sua localização.

Artigo | 30 de November

PS FICA SOZINHO NO ORÇAMENTO
jsemedoO Orçamento do Estado para 2007 foi aprovado em votação final global apenas com os votos favoráveis do PS. PSD, PCP, CDS-PP, Bloco de Esquerda e Verdes votaram contra. A lei das finanças regionais foi também aprovada, com os votos favoráveis do PS e, desta vez, a abstenção do CDS/PP.
Veja o vídeo da intervenção de João Semedo na conclusão do debate do Orçamento de Estado para 2007

 

Artigo | 30 de November

BOLÍVIA APROVA REFORMA AGRÁRIA
boliviaO presidente da Bolívia, Evo
Morales, conseguiu ver aprovada no Senado a nova lei de reforma
agrária do país. As sessões no Senado estavam
bloqueadas há dez dias pela oposição, que detém
a maioria na Casa. Mas a bancada do governo fez uma manobra
surpreendente, e levou um senador e dois suplentes da oposição
para assegurar o quorum e a aprovação da lei na noite
de terça-feira. "Agora, termina o latifúndio
na Bolívia. Temos o instrumento para acabar com os
latifundiários do Oriente, mas demo-nos conta de que só
podemos avançar se estivermos unidos e às vezes
mobilizados", disse Morales ao promulgar a lei, diante de
centenas de indígenas que festejavam à frente do palácio
do governo, em La Paz.

Artigo | 30 de November

BUSH DIZ QUE EUA VÃO PERMANECER NO IRAQUE
bush_malikiO presidente dos EUA, George W. Bush, anunciou hoje, durante
reunião com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, que as tropas americanas
vão permanecer no Iraque até "que o trabalho esteja concluído". O New York Times, porém, informa que o
Grupo de Estudos sobre o Iraque, conhecido como Comissão Baker, vai recomendar à
Casa Branca que retire gradualmente 15 brigadas de combate do país. Segundo o
diário, a comissão bipartidária chegou a um consenso sobre as recomendações a
fazer a Bush.

Artigo | 30 de November

BARCOS BARREIRO-LISBOA PARARAM A 100%
soflusaAs ligações fluviais entre Barreiro
e Lisboa estiveram paradas hoje desde as 5h15 até às 8h30 devido ao primeiro
dia de greve dos maquinistas da Soflusa. Em declarações à agência Lusa, José
Manuel Oliveira, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário,
adiantou que a adesão à greve foi de 100%. "Os 28 trabalhadores que deveriam
ter entrado hoje de madrugada ao serviço aderiram à paralisação", disse José
Manuel Oliveira.

Artigo | 30 de November

FEIXE DE MUITO ALTA
ENERGIA VARRE A TERRA COMO UM FAROL

ls5039combined_medium

Astrónomos anunciaram a descoberta de um feixe modulado de
muito alta energia vindo do Espaço, que varre a Terra com a regularidade de um
farol, com uma intensidade 100 mil vezes superior ao mais potente até agora
observado.
O feixe tem origem num sistema binário, chamado LS 5039,
formado por uma estrela azul maciça, vinte vezes maior do que o Sol, e por um
companheiro muito compacto que poderá ser um buraco negro ou uma estrela de
neutrões. Ambos formam o que os cientistas chamam de um "relógio cósmico".

Artigos dossier | 30 de November

Entrevista com Éric Toussaint, Presidente do Comité pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo (CADTM). Éric Toussaint é professor da Universidade de Liège, Bélgica, também pertence ao organismo impulsionador do Fórum Social Mundial (FSM. Foi entrevistado por Gonzalo Gómez (de Aporrea.org) numa visita a Caracas durante a realização do FSM. Na entrevista são abordadas as políticas de dívida externa que vêm sendo seguidas por países latino-americanos como a Argentina e o Brasil, assim como as posições e operações que em matéria de dívida externa pública vem assumindo o governo de Hugo Chávez.

Artigos dossier | 30 de November

Quando se trata da Venezuela as críticas ao "governo bolivariano" só vêm de posições de direita. No entanto, dentro do país ouvem-se vozes críticas ao chavismo a partir de posições de esquerda.

Artigos dossier | 30 de November

Uma selecção dos sites da Venezuela, que inclui os sites de campanha, os oficiais, de jornais diários, de TVs, um directório de blogs para explorar, a Agência de Notícias. Uma lista básica para acompanhar a Venezuela.

Artigo | 29 de November

REFERENDO DA DESPENALIZAÇÃO A 11/2
Cartaz Aborto não deve ser crimeO Presidente da República decidiu convocar o referendo para 11 de Fevereiro. Cavaco Silva salientou que o debate sobre a despenalização do aborto não saiu da "ordem do dia", tornando-se um "tema recorrente", "objecto de discussão no plano político, nos meios de comunicação social e no seio da sociedade civil", apesar de se ter realizado um referendo em 1998.
Com a marcação da data fica também estabelecido todo o calendário para a realização do referendo.
 O recenseamento terminará no próximo dia 12 de Dezembro, com excepção dos jovens que fizerem 18 anos até ao dia do referendo, que se poderão recensear até 18 de Dezembro.

Artigo | 29 de November

FALA HOJE ÀS 20H SOBRE O REFERENDO
Cavaco SilvaO Presidente da República faz hoje às 20h uma comunicação ao país sobre o referendo à despenalização do aborto. Se anunciar a convocação do referendo, deverá marcá-lo para uma data entre 40 e 180 dias, depois do anúncio.
A pergunta aprovada pela Assembleia da República e considerada legal pelo Tribunal Constitucional é:"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento d e saúde legalmente autorizado?"

Artigo | 29 de November

NATO CRIA FORÇA DE RESPOSTA RÁPIDA
Nato, cimeira de Riga - Foto da Lusa
A cimeira da NATO, que terminou hoje em Riga, decidiu criar uma Força de Resposta Rápida com 25000 soldados, que pode lançar em combate, em qualquer parte do mundo, no prazo de cinco dias. Decidiu também expandir-se para os Balcãs e reafirmou que a sua prioridade é o Afeganistão.

Artigo | 29 de November

POLÍCIA QUER VIGIAR "POTENCIAIS CRIMINOSOS"
VigilânciaA polícia londrina quer elaborar uma lista dos 100 mais perigosos candidatos a assassinos ou violadores, antes de cometerem qualquer crime, para os vigiar e assim os impedir de serem criminosos, noticiou ontem o jornal The Times. Defensores dos direitos humanos criticaram já a intenção da polícia londrina. Simon Davies, director da organização Privacy International (Privacidade Internacional) afirmou: "É muito justo que a policia vigie criminosos suspeitos, mas é obsceno sugerir que haja uma lista de "criminosos ideais" das pessoas que possam cometer um crime".

Artigo | 29 de November

MODELO É ERRADO PARA PORTUGAL, DIZ INVESTIGADORA
Desemprego"O risco é fazer a importação [para Portugal] da flexibilidade quanto as questões do despedimento individual, e não trazer um conjunto de outras condições. E passaríamos a um modelo que não só mantém os baixos salários, como teria uma mão-de-obra precária. O que é preocupante para o futuro tanto das empresas como das pessoas", declarou à rádio TSF Maria Paz Lima, investigadora que estudou o modelo dinamarquês.

Artigo | 29 de November

91 ESCALAS EM PORTUGAL, 3 VOOS LIGADOS A GUANTANAMO
ciavoos_1O deputado europeu Cláudio Fava, relator da comissão de investigação sobre os voos da CIA, declarou ontem à imprensa que "numerosos governos europeus cooperaram" com a CIA e sabiam dos voos secretos, entre os quais o governo português. Fava identificou 1245 escalas europeias, 91 das quais abrangendo território português. Três voos que passaram por Portugal tiveram como origem ou destino Guantanamo.

Artigos dossier | 29 de November

Nesta entrevista à TV cubana, dada em 16 Setembro, Chávez rejubila com o que considera ser o renascimento dos Não-Alinhados, fala das mudanças que introduziu no país desde que chegou ao governo, prevê a vitória nas próximas eleições e afirma um compromisso com o socialismo em todas as suas facetas.

Artigo | 28 de November

PETIÇÃO VAI RECOLHER 4 MIL ASSINATURAS
intermitentes
Cerca de 400 actores, músicos, bailarinos,  artistas circences e técnicos de teatro e audiovisual encheram ontem a sala do café-teatro da Comuna para participar no lançamento de uma petição unitária que reivindica a criação de uma lei que  enquadre o Regime Laboral dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual.
Veja aqui a petição em formato PDF.

Artigo | 28 de November

MÉDICOS PELO "SIM" APRESENTAM MOVIMENTO
médicos pela escolhaApresentou-se ontem, em Lisboa, o movimento dos profissionais de saúde pelo sim, “Médicos pela Escolha”. O movimento apresentou-se disposto a combater os "enganos", com a experiência científica de profissionais de saúde, de forma a defender a saúde da mulher e combater o flagelo do aborto clandestino. A apresentação contou com um antigo e duas actuais responsáveis clínicas da Maternidade Alfredo da Costa, que fizeram questão de contrariar a ideia que defender o "sim" era estar contra o código deontológico dos profissionais de saúde.

Artigo | 28 de November

MAIS DE 10 MORTOS E 21 IMIGRANTES DESAPARECIDOS
imigrantesO naufrágio de duas embarcações nas águas do Sahara Ocidental provocou mais de 10 mortos e 21 desaparecidos, enquanto 13 pessoas foram resgatadas com vida, informaram associações de direitos humanos saharauis.
Os sobreviventes foram transladados para o Hospital Hasán em Aiún, capital administrativa do território sobre ocupação marroquina.
As duas embarcações carregadas de imigrantes tentavam alcançar as ilhas Canárias. Desde o início do ano já morreram mais 295 imigrantes no mar.
 

Artigo | 28 de November

DOIS MILHÕES EM COMÍCIO DE CHÁVEZ
Comício ChávezA "maré vermelha" tomou Caracas, o actual presidente da Venezuela, Hugo Chávez, encerrou a campanha eleitoral com um comício gigante na capital venezuelana em que participaram mais de 2 milhões de apoiantes. Chávez afirmou se for eleito continuará a lutar por uma Venezuela que respeite a herança do libertador Simon Bolivar e que construa uma sociedade socialista. Domingo são as eleições.

Pages