NEGOCIAÇÕES TERMINAM SEM ACORDO
manifprofes5outf Fracassaram as negociações entre sindicatos e governo sobre a revisão do Estatuto da Carreira Docente. A Plataforma de Sindicatos acusa o Governo de fazer "uma declaração de guerra" à profissão. Durante as negociações, que começaram em Maio, o Ministério da Educação apresentou quatro propostas e os sindicatos 16, sem nunca ter sido alcançado um consenso.Para Mário Nogueira, do secretariado nacional da Fenprof e porta-voz da plataforma, que integra 14 sindicatos, o governo limitou-se a fazer alterações de pormenor às suas propostas que, nalguns casos, representam até um recuo em relação às posições iniciais.

"SIM" VENCE COM 63% NO REFERENDO
manifestaao_em_setbal_foto_de_paulete_matos O "sim" à despenalização do aborto ganharia com
63% se o referendo fosse hoje, diz uma sondagem encomendada pelo Diário de
Notícias e a TSF à Marktest. Votariam "não" 27% dos eleitores. Oito
por cento afirmam, por agora, "não saber" e dois por cento não respondem.
A sondagem foi realizada nos dias 20 e 21 de Outubro e
respondeu à mesma pergunta que irá ser colocada no referendo: "Concorda ou
não com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada
por opção da mulher, nas dez primeiras semanas, em estabelecimento de saúde
legalmente autorizado?"
Ouça o tema da semana da Esquerda.Rádio sobre a Interrupção
Voluntária da Gravidez.

LULA REAFIRMA POLÍTICA ECONÓMICA RESTRITIVA
palocci_e_lulaO presidente reeleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, desautorizou ontem o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, que na véspera afirmara que a "era Palocci" chegou ao fim, referindo-se à política económica restritiva do ex-ministro da Fazenda (Finanças) António Palocci. (ver notícia do Esquerda de ontem). Palocci demitiu-se no final do mandato por suspeitas de envolvimento num caso de corrupção. Em entrevistas concedidas a emissoras de TV, Lula afirmou que a política económica não era do ex-ministro da Fazenda, mas sim do governo, e que a economia vai ter a "mesma seriedade na política fiscal".

PARALISAÇÃO FOI TOTAL
metro060926Os trabalhadores do Metro fizeram hoje em greve até ao meio-dia, pela quinta vez este ano, exigindo o prolongamento do Acordo de Empresa. Os sindicatos exigem a continuidade do Acordo, que define os direitos e obrigações dos trabalhadores e da entidade patronal e que está em vigor há 30 anos mas expira no final de 2007. Diamantino Lopes, da Federação dos Sindicatos dos Transportes Rodoviários e Urbanos (FESTRU) disse à agência Lusa que a adesão à greve rondou os 100% e que todas as estações encerraram.

BOLSEIROS FAZEM PROTESTO EM FRENTE À AR
bolseiros4Cerca de cem bolseiros de investigação científica realizaram ontem o protesto "cientistas nas lonas" em frente à Assembleia da República. Os bolseiros montaram tendas para chamar a atenção para a sua situação de trabalhadores totalmente precários, sem contratos de trabalho e sem descontos à Segurança Social - a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) paga-lhes um seguro social voluntário, mas desconta com base apenas num salário mínimo. "É nesta situação de total precariedade que vivem bolseiros altamente qualificados que garantem o funcionamento de muitas instituições", disse ao Esquerda Rui Borges, bolseiro investigador da Faculdade de Ciências e pós-doutorado.

MORADORES CONTRA INSTALAÇÃO DE LINHA DE MUITO ALTA TENSÃO
sintraaltatensao061028No passado Sábado, 28 de Outubro, uma caravana Automóvel atravessou parte do Município de Sintra em protesto contra a pretensão da Rede Eléctrica Nacional (REN) em instalar uma linha de Muito Alta Tensão que passará em zonas de grande densidade populacional, pondo em risco a saúde e a qualidade de vida das populações.

POLICIA FEDERAL OCUPA CIDADE DE OAXACA
oaxaca061029_1A polícia federal do México ocupou a cidade de Oaxaca, desmantelou barricadas e desocupou o centro da cidade que desde Maio passado estava ocupado pela APPO - Assembleia Popular dos Povos de Oaxaca, que exige a demissão do governador Ulisses Ruiz. Na acção da polícia federal foram mortas duas pessoas e presas cerca de meia centena. Na 6ª feira passada grupos parapoliciais tinham assassinado quatro pessoas, entre as quais o jornalista norte-americano da Indymedia Will Bradley Roland.

LULA REELEITO COM 60,8% DO VOTOS
lulavitorialusa061030O actual presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT) venceu ontem o segundo turno das eleições presidenciais com 60,8% dos votos válidos, contra 39,2% de Geraldo Alckmin, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). É a segunda vez que um presidente brasileiro é eleito por voto popular para dois mandatos consecutivos - o outro foi Fernando Henrique Cardoso (1995-98 e 99-02). Antes deles, só Getúlio Vargas comandou o país por dois períodos, mas não consecutivos (1930-45 e 50-54). Lula tomará posse em Janeiro e governará o país até 2010.

Artigo | 29 de October

SONDAGENS APONTAM PARA VITÓRIA DE LULA
lula061028Tudo
indica que o resultado das eleições presidenciais de hoje no Brasil
será uma vitória tranquila do actual presidente, Luís Inácio Lula da
Silva, para um segundo mandato na Presidência da República. A última
sondagem, realizada pelo instituto Datafolha para a TV Globo e a Folha de S.Paulo
conta de uma vantagem de 22 pontos de Lula, do Partido dos
Trabalhadores (PT), sobre o seu adversário neste segundo turno, Geraldo
Alckmin, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Veja abaixo
trechos em vídeo do debate final dos dois candidatos na TV.

Artigos dossier | 29 de October

A World Wide Web, a parte multimédia da Internet, é já o meio de comunicação que mais rápida expansão experimentou desde que foi criado. Com pouco mais de 15 anos, a WWW passa por grandes modificações, uma expansão sem precedentes e também muitas ameaças.

Artigo | 28 de October

EUA SÃO ÚNICO VOTO CONTRA TRATADO NA ONU
smallarmsOs Estados Unidos foram o único país a votar contra os primeiros passos para que a ONU aprove um Tratado sobre o Comércio de Armas. A votação ocorreu na Primeira Comissão da Assembleia-Geral da ONU e 139 países votaram a favor, contra apenas um voto. Houve 26 abstenções. Trata-se do primeiro passo para que o Tratado venha a tomar forma. O trabalho de desenvolvimento do tratado vai ter início em 2007.

Artigos dossier | 28 de October

A Web 2.0 é realmente uma segunda onda, uma segunda fase da World Wide Web, a teia mundial inventada em 1991 pelo britânico Tim Berners-Lee, que foi responsável pela popularização fulgurante que a rede teve a partir dessa data? Ou é apenas mais uma moda, uma jogada de marketing que não traz qualquer revolução à Internet? A discussão está aberta, e provavelmente nunca se vai concluir até que a próxima buzzword (palavra-de-ordem) entre na moda. Seja como for, vale a pena observar o que significa realmente Web 2.0.

Artigos dossier | 28 de October

A Electronic Frontier Foundation está em campanha para legalizar a partilha de música através dos sistemas ponto-a-ponto (peer-to-peer, ou P2P) e assim resolver a guerra que está em curso nos EUA entre a indústria discográfica e mais de dez milhões de utilizadores do P2P. A EFF propõe a criação de uma licença voluntária colectiva dos utilizadores do P2P que compense os detentores de direitos de autor.

Artigos dossier | 28 de October

Digital Rights Management (Gestão de Direitos Digitais) é a abreviatura em inglês de um vasto conjunto de tecnologias usadas por fabricantes, editores, produtores e detentores de um copyright em geral para controlar o acesso a dados digitais (ficheiros de música ou de vídeo, programas de computador, por exemplo) ou o uso de equipamentos (leitores de MP3, leitores de DVD, por exemplo).

Artigos dossier | 28 de October

"Proibido o direito de reprodução". De tal forma nos habituámos a encontrar esta mensagens em cada DVD ou CD que, para a maioria das pessoas, torna-se difícil acreditar que existem outras formas de protecção da propriedade intelectual que não passem necessariamente por um sistema que mantenha "todos os direitos reservados".

Artigos dossier | 28 de October

Richard Matthew Stallman é o criador do movimento Software Livre, o fundador do projecto GNU e da Free Software Foundation (Fundação do Software Livre). Além de ser o principal impulsionador do movimento do software livre, é protagonista de inúmeras causas políticas, como se verifica no seu site pessoal.

FRANCESA SÓ NO QUÉBEC
f_francaise-juste-au-quebecHá um ano, os acontecimentos em França, nos subúrbios de Paris, espantaram pela sua violência e mostraram o reaccionarismo de Sarkozy . Um ano depois, os problemas parecem manter-se, a violência policial é diária, carros foram de novo há dias incendiados. Como contributo de reflexão, traduzimos este artigo de Myriam Laabidi, socióloga, doutoranda em sociologia da educação e investigadora no Québec, publicado em 19 de Novembro de 2005 no site de Hip hop do Québec hhcc.com

CONFRONTOS PROVOCAM QUATRO MORTOS
timorlusa061027Confrontos
em Dili provocaram quatro mortos. Segundo o comissário português Antero
Lopes pela primeira vez foram usadas armas de fogo nos confrontos entre
grupos rivais. O chefe das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL),
Taur Matan Ruak, que foi por duas vezes detido na semana passada em
checkpoints feitos pelas forças australianas, recusou-se a receber o
comandante do contingente militar da Austrália, general Slater, que
ontem foi substituído.

TRABALHADORES QUEREM SABER FUTURO DA EMPRESA
alcoa1Pelo
terceiro dia consecutivo, os 480 trabalhadores da Alcoa paralisaram
exigindo conhecer o futuro da empresa. A Alcoa produz cablagens para a
Autoeuropa e tem visto a sua produção ser deslocalizada para a Hungria.
Ontem à tarde, em plenário, os trabalhadores suspenderam a paralisação,
que, se continuasse, provocaria a paragem da produção dos monovolumes
da
Autoeuropa.

NATO RECONHECE TER MORTO CIVIS EM BOMBARDEAMENTO
afeganistao061025As
autoridades do Afeganistão acusaram a NATO de ter morto 63 civis por
erro. A ISAF, a força da NATO onde estão incluídos militares
portugueses, reconheceu que nos bombardeamentos morreram
civis, mas admite apenas 14 mortos. Este massacre, já criticado
pelo presidente do Afeganistão, foi um dos maiores ataques contra civis
desde a invasão do Afeganistão pelos EUA em 2001.