You are here

Pesquisar

Artigo | 29 de September

VEJA O DEBATE A QUE LULA FALTOU
debatebrasil060929

O actual presidente do Brasil e candidato à reeleição, Luis Ignácio Lula da Silva, do PT, faltou ao debate de ontem na rede Globo de televisão, que teria a participação dos quatro candidatos mais bem colocados nas sondagens. Assim, o debate foi feito a três - Geraldo Alckmin, do PSDB, Heloísa Helena, do PSOL e Cristóvam Buarque, do PDT - e uma cadeira vazia, a de Lula. Lula faltou a todos os debates entre os candidatos realizados por todas as redes de TV. As sondagens continuam a dar a vitória do presidente no primeiro turno, mas os escândalos mais recentes têm feito a margem de vantagem estreitar-se. Veja abaixo partes do debate de ontem.

Artigo | 29 de September

PESSOAS SEQUESTRADAS E VENDIDAS COMO TERRORISTAS AOS EUA
thumb_paquistaoA Amnistia Internacional tornou hoje público um informe com o título "Paquistão: Os direitos humanos não contam na "guerra contra o terror"" no qual é divulgado que centenas de pessoas foram detidas arbitrariamente, sofreram torturas e maus-tratos, muitas desapareceram mesmo e as famílias não sabem onde estão. Cláudio Cordone, director geral de investigação da Amnistia Internacional afirma que muitas pessoas "foram vendidas como ‘terroristas' aos Estados Unidos, simplesmente pela afirmação dos seus captores".

Artigo | 29 de September

FORÇA ÚNICA DA NATO
afeganistao060929Os ministros da defesa dos 26 países da NATO decidiram ontem numa reunião na Eslovénia que a "força internacional para assistência à segurança" (ISAF) da NATO vai estender a sua acção ao Leste do Afeganistão e que todas as forças internacionais que ocupam o território afegão ficam incorporadas nesta força. Actualmente existiam duas forças, esta da NATO e outra força comanda pelos EUA. A decisão prevê a incorporação das forças norte-americanas na ISAF.

Artigo | 29 de September

BUSH LEGALIZA A TORTURA E ANULA HABEAS CORPUS
bushsenado090928Bush conseguiu a aprovação de um projecto de lei que legaliza a tortura e viola as Convenções de Genebra, que estabelecem o tratamento humano dos prisioneiros de guerra. A nova lei anula a garantia de habeas corpus, o direito de qualquer acusado ter as provas contra ele apresentadas em tribunal, para quem a administração norte-americana considere "combatente ilegal" ou que seja acusado de "apoiar o terrorismo".

Artigo | 28 de September

71% DOS IRAQUIANOS QUER RETIRADA DOS EUA NO PRÓXIMO ANO

EUAIraqueSete em cada dez iraquianos querem a retirada das tropas americanas do seu país, no próximo ano, diz uma sondagem dirigida pela International Policy Attitudes (PIPA) da Universidade de Maryland e realizada pela World Public Opinion.

Artigo | 27 de September

DIFERENTES CAPAS PARA EUA E RESTO DO MUNDO
capasnewsweek_1A revista Newsweek tem uma capa para a Europa, Ásia e América Latina com o título "Loosing Afghanistan" (Perdendo o Afeganistão). Mas a mesma revista para os Estados Unidos tem como capa "My life in pictures" ("A minha vida em imagens"), nada de Afeganistão, remetido para artigo secundário, nem da forte imagem das capas (Clique na imagem para ver as diferentes capas ou aceda ao site da Newsweek internacional). Em The Nation, Tom Engelhardt conclui "enquanto o resto do mundo se preocupa com o regresso dos Talibans, deixem-nos comer bolos".

Artigo | 27 de September

"A INVASÃO DO IRAQUE PREJUDICOU A LUTA CONTRA O TERRORISMO"
aimatmuslimwomanNum
relatório elaborado por 16 serviços secretos dos EUA afirma-se
perempto- riamente que a guerra do Iraque piorou em muito a luta contra
o terrorismo.
O
presidente George W. Bush tornou público parte deste documento, depois
da imprensa ter revelado algumas das suas conclusões, levando a
administração a ser duramente criticada no Congresso.

Artigo | 26 de September

UM MILHÃO DE BOMBAS POR EXPLODIR NO SUL DO LÍBANO
beirute060926Mais de um milhão de bombas de fragmentação (cluster bombs), lançadas por Israel sobre o Sul do Líbano não explodiram e representam uma ameaça fatal para o regresso dos refugiados. "Elas estão nos arbustos, nas árvores, nos telhados, nas vedações. Estão nas casas das pessoas, nos seus jardins", relatou Chris Clark, responsável do Centro de Coordenação das Nações Unidas para a Desminagem. O número é três vezes superior ao inicialmente previsto.

Artigo | 26 de September

"ADMIRO A NAÇÃO DE LINCOLN E MARK TWAIN"
chavezAs palavras de Chávez contra Bush são uma forma de despertar
a opinião pública mundial, a única potência que se pode opor à
hegemonia dos Estados Unidos, segundo Noam Chomsky. O presidente venezuelano
diz admirar a América por ser a nação de Abraham Lincoln, Martin Luther King e
"Mark Twain, que foi um grande anti-imperialista". Em tempos, Chávez acrditou
na "terceira via" de Tony Blair. Já não. Hoje diz que é preciso olhar as coisas
através do olhar de Jesus Cristo - que considera o primeiro socialista - e que
apenas o socialismo pode realmente criar uma sociedade genuína. Estas são
algumas das ideias da entrevista que Hugo Chávez deu à revista Time.
O som e a fúria

Artigo | 25 de September

GUERRA NO IRAQUE AUMENTOU TERRORISMO GLOBAL iraque
Contradizendo
toda a política externa da administração Bush, um relatório
confidencial das 16 agências dos serviços secretos norte-americanos diz
que a guerra no Iraque aumentou a ameaça do terrorismo internacional e
produziu uma nova geração de radicais islâmicos. O relatório é do
conhecimento da administração Bush desde Abril, mas só ontem o The New
York Times publicou as suas principais conclusões.

Artigo | 24 de September

BANCO MUNDIAL LUCRA COM OS PAÍSES POBRES
banco_mundial060923 O Banco Mundial recebe mais dinheiro dos países em desenvolvimento (isto é, os países pobres) do que desembolsa com eles, diz o relatório Social Watch Report 2006, apresentado na semana passada em Singapura, quando se realizava uma reunião entre o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. As transferências líquidas (financiamento menos re-pagamentos e menos pagamentos de juros) do Banco Mundial e do Banco para a Reconstrução (BIRD) são negativos desde 1991.

Artigo | 23 de September

O VELHO REI ESTÁ POR TRÁS DO GOLPE
tailand060922Por Martino Mazzonis, do Liberazione

Tanques nas ruas de Banguecoque mas nem uma gota de sangue. Há semanas que todos na Tailândia já sabiam que vinha aí o 18º golpe de Estado da história contemporânea do país. E ninguém se surpreendeu ao ver os soldados com flores amarelas na ponta das espingardas: era o símbolo da fidelidade ao rei Bhumibol Adulyadej, há 60 anos no poder e figura-símbolo deste paraíso asiático do turismo.
O general Sonthi Boonyaratglin, comandante da junta que deu o golpe enquanto o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra estava na Assembleia Geral da ONU em Nova York, anunciou que dentro de duas semanas os seus homens deixarão o poder; que será escrita uma constituição provisória a ser submetida a referendo, nomeado um novo governo,.E depois, dentro de um ano, haverá novas eleições. Não é portanto apenas um chega-para-lá em Thaksin, mas um golpe na sua plena acepção, com redacção de uma nova carta constitucional e um hiato de 12 meses no poder democrático.


Artigo | 22 de September

NASRALLAH APARECE HOJE EM
PÚBLICO

nasrA incerteza paira sobre a mega
concentração que se realiza hoje no Sul de Beirute para
assinalar a passagem do primeiro mês sem guerra, após a
"divina vitória" de Agosto. A concentração
conta com a presença de Hassan Nasrallah, sobre o qual Israel
emitiu uma ordem de execução, reafirmada após o
cessar fogo. A sua aparição em público, mesmo
que envolvido por centenas de milhares de pessoas, estabelece uma
oportunidade para a sua concretização, circunstância
que está a ser levada a sério no país dos
cedros.

Artigo | 22 de September

"TORTURA PIOR QUE NOS TEMPOS DE SADDAM"

torturaAs
situações de tortura são mais graves no Iraque que nos tempos da
ditadura de Saddam Hussein, afirmou o especialista da secção
anti-tortura das Nações Unidas.
O especialista da ONU Manfred Nowak disse que a situação no Iraque está
“fora de controlo”, em relação a abusos cometidos pelas forças de
segurança, milícias e resistência anti-norte-americana.

Artigo | 22 de September

ALEMANHA QUER PRENDER AGENTES DA CIA

ciaUma comissão parlamentar exige da procuradoria que emita uma ordem de prisão a agentes da CIA que raptaram um cidadão alemão, posteriormente torturado nas cadeias da CIA no Afeganistão.

Artigo | 21 de September

PENTÁGONO ESCONDE TORTURA
guantanamoUm juiz de Nova Iorque ordenou ao Departamento de Defesa que tornasse públicos uma série de documentos em que se revelam e descrevem práticas de tortura administradas em alguns detidos na cadeia de Guantánamo. A administração Bush tinha até agora recusado revelar estes documentos à comunicação social, alegando defender a “privacidade dos detidos”.  

 

Artigo | 20 de September

GOLPE DE ESTADO MILITAR DERRUBA PRIMEIRO-MINISTRO
thumb_tailandialusa060920As forças armadas tailandesas derrubaram o primeiro-ministro, aproveitando a sua presença fora do país na Assembleia-Geral das Nações Unidas. O comandante em chefe das forças armadas, general Sonthi Boonyaratglin que encabeçou o golpe, anunciou na televisão que "o governo será devolvido ao povo o mais depressa possível".

Artigo | 20 de September

REVOLTA CONTINUA
thumb_hungrialusa060920Pelo segundo dia consecutivo, milhares de pessoas manifestaram-se ontem nas ruas de Budapeste exigindo a demissão do primeiro-ministro da Hungria, depois de ter sido divulgada uma gravação onde ele afirma taxativamente que mentiu ao povo húngaro para ganhar as eleições. No final da manifestação 57 pessoas ficaram feridas em confrontos com a polícia.

Artigo | 19 de September

ANNAN ADVERTE PARA PERIGO DE DIVISÃO DO PAÍS

koffiannanO secretário-geral da ONU, Kofi Annan, advertiu ontem para a
possibilidade da divisão do Estado iraquiano, no meio de uma guerra civil, se
os padrões de violência se mantiverem ao mesmo nível dos últimos meses. Annan
discursava durante uma conferência internacional de ajuda àquele país. Ontem,
mais de 40 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em diversos atentados no
país. No domingo, outras 23 pessoas foram mortas.

Artigo | 19 de September

PRIMEIRO-MINISTRO ADMITE TER MENTIDO PARA GANHAR ELEIÇÕES
hungrialusapicwMilhares de manifestantes incendiaram carros e tentaram atear fogo à sede da TV húngara esta madrugada, exigindo a demissão do primeiro-ministro Ferenc Gyurcsany, do Partido Socialista. O motivo da fúria popular foi a divulgação de uma gravação em que Gyurcsany admitia ter mentido para ganhar as eleições de Abril deste ano. O primeiro-ministro, que foi reeleito, prometeu durante a campanha eleitoral que iria reduzir impostos, mas aumentou-os e cortou benefícios fiscais para arrecadar mais 4,6 mil milhões de dólares. "Mentimos de manhã e mentimos à tarde", disse.

Pages