You are here

Pesquisar

Artigos dossier | 30 de September

No Fórum Social Europeu de Atenas, a assembleia dos movimentos sociais decidiu mobilizar para um dia de acção global contra a Europa Fortaleza, para o próximo dia 7 de Outubro. Todos os anos, centenas de milhar de imigrantes clandestinos fogem das guerras e das misérias e tentam atingir o continente europeu. Este drama humano expressa-se tragicamente com as dezenas de milhar de pessoas mortas que ficam pelos caminho. 

Artigos dossier | 30 de September

Os Minutemen são uma milícia de extrema-direita e que considera os imigrantes potenciais terroristas. Fundados recentemente, eles colocam-se na fronteira dos Estados Unidos com o México para caçar imigrantes.

Artigo | 29 de September

ACÇÃO DE RUA SÁBADO 30 NA RUA DE SANTA CATARINA
rivoli2Na sequência da vigília realizada a 24 de Julho (
notícia no portal esquerda.net) está a ser constituído no Porto um movimento de cidadãos preocupados com o actual momento da vida da cidade, em especial com a anunciada privatização do Rivoli-Teatro Municipal. A primeira iniciativa pública deste movimento constituirá numa acção de rua para continuação da recolha de assinaturas da petição criada na página juntosnorivoli.com de forma a ultrapassar as 10.000 adesões e para preparar a entrega formal desta à Assembleia Municipal do Porto. A acção decorrerá no próximo sábado dia 30 de Setembro entre as 11h00 e as 13h00 na Rua de Santa Catarina junto ao Café Majestic.

Artigo | 29 de September

GOVERNO QUER QUE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DESCONTEM MAIS
fp090629O governo quer que os funcionários públicos passem a descontar mais 0,5% por mês e que os reformados da função pública também passem a descontar 1% por mês para a ADSE. A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Aiveca comentou a proposta do ministro das finanças para o portal esquerda.net: "É uma proposta que mostra a hipocrisia do governo. Até hoje o governo falava em equiparar os trabalhadores da função pública com os trabalhadores do regime geral, agora propõem que os funcionários públicos paguem mais."

Artigo | 29 de September

VEJA O DEBATE A QUE LULA FALTOU
debatebrasil060929

O actual presidente do Brasil e candidato à reeleição, Luis Ignácio Lula da Silva, do PT, faltou ao debate de ontem na rede Globo de televisão, que teria a participação dos quatro candidatos mais bem colocados nas sondagens. Assim, o debate foi feito a três - Geraldo Alckmin, do PSDB, Heloísa Helena, do PSOL e Cristóvam Buarque, do PDT - e uma cadeira vazia, a de Lula. Lula faltou a todos os debates entre os candidatos realizados por todas as redes de TV. As sondagens continuam a dar a vitória do presidente no primeiro turno, mas os escândalos mais recentes têm feito a margem de vantagem estreitar-se. Veja abaixo partes do debate de ontem.

Artigo | 29 de September

PESSOAS SEQUESTRADAS E VENDIDAS COMO TERRORISTAS AOS EUA
thumb_paquistaoA Amnistia Internacional tornou hoje público um informe com o título "Paquistão: Os direitos humanos não contam na "guerra contra o terror"" no qual é divulgado que centenas de pessoas foram detidas arbitrariamente, sofreram torturas e maus-tratos, muitas desapareceram mesmo e as famílias não sabem onde estão. Cláudio Cordone, director geral de investigação da Amnistia Internacional afirma que muitas pessoas "foram vendidas como ‘terroristas' aos Estados Unidos, simplesmente pela afirmação dos seus captores".

Artigo | 29 de September

FORÇA ÚNICA DA NATO
afeganistao060929Os ministros da defesa dos 26 países da NATO decidiram ontem numa reunião na Eslovénia que a "força internacional para assistência à segurança" (ISAF) da NATO vai estender a sua acção ao Leste do Afeganistão e que todas as forças internacionais que ocupam o território afegão ficam incorporadas nesta força. Actualmente existiam duas forças, esta da NATO e outra força comanda pelos EUA. A decisão prevê a incorporação das forças norte-americanas na ISAF.

Artigo | 29 de September

CINCO ACUSADOS DE CORRUPÇÃO NA MARINHA
phalanxTrês militares, dois dos quais capitães-de- fragata, e dois empresários foram acusados de corrupção na aquisição de equipamento militar para a marinha. Interrogados no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) um militar ficou detido e os restantes sujeitos a diferentes medidas de coacção. Já em Julho passado (ver notícia no esquerda.net) o vice-presidente da Empordef, coronel Sérgio Parreira de Campos, em entrevista ao Correio da Manhã, falou em fumos de corrupção nos negócios de equipamentos das forças armadas. O Chefe de Estado-Maior da Armada promete agora "rigor" e o seu porta-voz justificou "são muitos concursos".

Artigo | 29 de September

BUSH LEGALIZA A TORTURA E ANULA HABEAS CORPUS
bushsenado090928Bush conseguiu a aprovação de um projecto de lei que legaliza a tortura e viola as Convenções de Genebra, que estabelecem o tratamento humano dos prisioneiros de guerra. A nova lei anula a garantia de habeas corpus, o direito de qualquer acusado ter as provas contra ele apresentadas em tribunal, para quem a administração norte-americana considere "combatente ilegal" ou que seja acusado de "apoiar o terrorismo".

Artigos Opinião Esquerda | 29 de September

José Sócrates foi ao Parlamento debater a sua reforma da Segurança Social. Fez bem. Este é hoje um dos debates a que a sociedade portuguesa não deve, ou, melhor dizendo, não pode fugir.

Artigo | 28 de September
ABORTO "NÃO É UM PROBLEMA RELIGIOSO"
D_Jose_Policarpo O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, defendeu que o aborto «não é um problema religioso». O deputado do Bloco de Esquerda João Semedo considerou que as declarações do patriarca «permitem admitir uma posição da Igreja de libertar o debate sobre o aborto do preconceito religioso, deixando que os cidadãos católicos se informem, discutam e decidam sem o peso da Igreja».

 

Artigo | 28 de September

OPA E FUSÃO DA OPTIMUS COM TMN ACEITES
PtA Autoridade da Concorrência não chumbou a compra da Portugal Telecom pela Sonaecom. Um acordo entre a Autoridade e o grupo de Belmiro de Azevedo definiu as condições para prosseguir com a Oferta Publica de Aquisição (OPA). Foi autorizada a fusão entre a TMN e a Optimus. Com esta fusão a Sonae ficará com sessenta por cento do mercado da rede móvel. Leia o comunicado do Bloco de Esquerda sobre Obscuridade e negócios estranhos na OPA sobre a PT

Artigo | 28 de September

71% DOS IRAQUIANOS QUER RETIRADA DOS EUA NO PRÓXIMO ANO

EUAIraqueSete em cada dez iraquianos querem a retirada das tropas americanas do seu país, no próximo ano, diz uma sondagem dirigida pela International Policy Attitudes (PIPA) da Universidade de Maryland e realizada pela World Public Opinion.

Artigo | 27 de September

SÓCRATES TENTA IGNORAR A ESQUERDA
j_scratesFrancisco Louçã lembrou ao primeiro-ministro que se “numa sala há uma vaca e uma galinha e aparece um ovo, o ovo é certamente da galinha”, e, acrescentou, se a reforma é dividida, devido ao factor de sustentabilidade, por mais anos, ela forçosamente será mais pequena. Louçã atacou também o primeiro-ministro por afirmar que o público gere melhor os fundos públicos ao mesmo tempo que entrega aos privados e estrangeiros a gestão dos mesmos fundos públicos.

Artigo | 27 de September

MINISTÉRIO ACUSADO DE FRAUDE
mneTrês
representantes da “Comissão Ad Hoc” de Trabalhadores Contratados do
Consulado Geral de Portugal em Londres viajaram até Lisboa e
apresentaram no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), uma
queixa crime contra o MNE (Ministério dos Negócios Estrangeiros) por
fraude e por abuso de confiança contra a Segurança Social.

Artigo | 27 de September

DIFERENTES CAPAS PARA EUA E RESTO DO MUNDO
capasnewsweek_1A revista Newsweek tem uma capa para a Europa, Ásia e América Latina com o título "Loosing Afghanistan" (Perdendo o Afeganistão). Mas a mesma revista para os Estados Unidos tem como capa "My life in pictures" ("A minha vida em imagens"), nada de Afeganistão, remetido para artigo secundário, nem da forte imagem das capas (Clique na imagem para ver as diferentes capas ou aceda ao site da Newsweek internacional). Em The Nation, Tom Engelhardt conclui "enquanto o resto do mundo se preocupa com o regresso dos Talibans, deixem-nos comer bolos".

Artigo | 27 de September

"A INVASÃO DO IRAQUE PREJUDICOU A LUTA CONTRA O TERRORISMO"
aimatmuslimwomanNum
relatório elaborado por 16 serviços secretos dos EUA afirma-se
perempto- riamente que a guerra do Iraque piorou em muito a luta contra
o terrorismo.
O
presidente George W. Bush tornou público parte deste documento, depois
da imprensa ter revelado algumas das suas conclusões, levando a
administração a ser duramente criticada no Congresso.

Artigo | 27 de September

"É PRECISO DEFENDER AS REFORMAS"
carvalho_da_silvaEm entrevista ao jornal Esquerda, o Secretário -Geral da CGTP apelou à participação de todos os trabalhadores na Jornada Nacional de Luta de 12 de Outubro, realçando a necessidade dos trabalhadores tomarem a palavra em matérias fundamentais dos seus direitos como as reformas, o emprego, a contratação colectiva e a defesa de uma Administração Pública que sirva na educação, na saúde e em outras áreas a população portuguesa e, como tal, defenda e dê valor à aqueles que ai trabalham.

Artigo | 27 de September

PARLAMENTO DISCUTE SEGURANÇA SOCIAL

socratesJosé Sócrates escolheu pela segunda vez a questão da reforma da Segurança Social para tema do debate mensal na Assembleia da República (AR), a decorrer nesta quarta-feira. O primeiro-ministro vai justificar os cortes anunciados das reformas e responder aos que o criticam de não envolver o patronato na sustentabilidade do sistema.

Veja aqui e aqui as propostas do Bloco de Esquerda para a Segurança Social

Artigo | 26 de September

UM MILHÃO DE BOMBAS POR EXPLODIR NO SUL DO LÍBANO
beirute060926Mais de um milhão de bombas de fragmentação (cluster bombs), lançadas por Israel sobre o Sul do Líbano não explodiram e representam uma ameaça fatal para o regresso dos refugiados. "Elas estão nos arbustos, nas árvores, nos telhados, nas vedações. Estão nas casas das pessoas, nos seus jardins", relatou Chris Clark, responsável do Centro de Coordenação das Nações Unidas para a Desminagem. O número é três vezes superior ao inicialmente previsto.

Pages