You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de November

CARIDADEZINHA
Por Nuno Ramos de Almeida
thumb_feeling5O artigo de José Miguel Júdice no Público de hoje sobre a superioridade moral do capitalismo em matéria de caridade é absolutamente verdadeiro: o capitalismo faz caridade na justa proporção em que enriquece os, poucos, muito ricos e produz os, muitos, muito pobres.

Artigo | 30 de November

DÍVIDAS FISCAIS PRESCRITAS AUMENTAM
financasA Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) deixou por cobrar 231,5 milhões de euros de dívidas fiscais em 2005 que assim prescreveram, informa o Diário de Notícias. Esta cifra representa um crescimento de 5,6% face a 2004. Neste ano, o valor da dívida prescrita foi de 219 milhões de euros.

Artigo | 30 de November

O DEDO NA HIPOCRISIA
por Pedro Sales
rcColunista do DN, o dirigente comunista Ruben de Carvalho escreve o seguinte: “Esta lei [do aborto] existe pela única e exclusiva razão de que os deputados do CDS e do PSD mas também os do PS e os do Bloco de Esquerda se recusam a fazer aquilo que têm inteira possibilidade e completa legitimidade para fazer: mudá-la.” RC mente descaradamente.

Artigo | 30 de November

PACHECO PEREIRA ELOGIOU LUÍS AMADO
luisamado_4Como referimos na passada 2ª feira (4 de Julho) Luís Amado, o novo Ministro da Defesa apoiou a guerra do Iraque. Pacheco Pereira elogiou ontem o ministro recém nomeado (clique para ver), “Luís Amado é um atlantista, um homem com posições pró-americanas muito conhecidas e que apoiou a invasão do Iraque, afinal, aquilo que é tradição, na pasta dos Negócios Estrangeiros do PS”. Mais uma aproximação do governo à direita liberal.

Artigo | 30 de November

PARIDADE VOLTA AO PARLAMENTO foto_paridade 
Na próxima quarta-feira, serão discutidos dois projectos de lei sobre a paridade nas listas para o parlamento português, do Bloco e do PS. Estas propostas seguem-se ao veto do Presidente da República, Cavaco Silva, e pretendem garantir a presença de mais de 30% deputados do sexo feminino nas bancadas da assembleia. Segundo as propostas do Bloco e do PS, os partidos que não cumprirem a lei sofrerão cortes nas subvenções estatais.  Ver vídeo

Artigo | 30 de November

EDUCAÇÃO É INTOCÁVELthumb_associativismo14.12.2005072
O Bloco de Esquerda reagiu à notícia de que o governo estaria a encarar a possibilidade de acabar com os benefícios fiscais à educação, dizendo que os considera intocáveis.
De acordo com o Jornal de Negócios, um grupo de trabalho encabeçado pelo professor da Universidade de Coimbra António Martins, propôs o fim da dedução à colecta das despesas de educação, com lares, prémios de seguros e energias renováveis, e todos os benefícios fiscais que não sirvam estimular poupanças.

Artigo | 30 de November
GOVERNO É DESEMPREGADOR
emprego_1"O governo não é só culpado de deixar andar com as deslocalizações das multinacionais... como é ele próprio um desempregador e até quer ser o maior desempregador de Portugal". Afirmou o deputado António Chora na interpelação ao governo sobre desemprego.
Artigo | 30 de November
PR NÃO QUER CORRIGIR DESEQUILÍBRIO
mulheresparidade.150x510Decisão do Presidente da República despreza o papel político das mulheres na sociedade, não quer corrigir o desequilíbrio existente entre mulheres e homens na política e recusa reconhecer as causas da discriminação das mulheres.
Artigo | 30 de November

GOVERNO VIRA À DIREITA
fpublica060602.150x480
Governo quer empurrar os funcionários públicos para a rescisão dos contratos. Francisco Louçã requer acesso às auditorias ao funcionamento dos ministérios.

Artigo | 30 de November

 POLÍCIA IMPEDE CONTRA-MANIFESTAÇÃO

marcha_lgbt_porto_001Pela primeira vez realizou-se no Porto a Marcha do Orgulho Gay. Cerca de duas centenas de pessoas saíram, este sábado, à rua para se manifestarem. Seis anos depois da primeira manifestação deste tipo, em Portugal, se ter realizado em Lisboa. A marcha contou com a participação de diversas organizações sociais.

Artigo | 30 de November

ASSOCIAÇÕES CRITICAM LEI DO GOVERNO
imigrantesafricanas01Cerca de 30 associações de imigrantes divulgaram um documento com propostas de alteração à nova lei de imigração que foi posta à discussão pública pelo governo. A principal crítica é motivada por a proposta não prever qualquer mecanismo de regularização dos mais de cem mil indocumentados em Portugal.

Artigo | 30 de November

GREVE COM ELEVADA ADESÃO
thumb_recolhalixo0Começou à meia-noite a greve dos trabalhadores da função pública contra o novo regime de mobilidade. A greve conta para já com elevadas adesões na recolha de lixo e nos hospitais. Em Lisboa não houve recolha de lixo, contando a greve com uma adesão de 100%. O mesmo aconteceu em muitos outros municípios. Os hospitais registam paralisações superiores a 50%.

Artigo | 30 de November

MAIS PESSOAS A DORMIR NA RUA
demolicaoNo Bairro Fim do Mundo uma barraca demolida albergava 30 homens que agora "vivem ao relento ou em carros abandonados", tal como 180 homens que viram as suas barracas demolidas no Bairro das Marianas. Revelou-nos Rita Silva do Grupo Direito à Habitação da Solidariedade Imigrante. Para lutar contra esta situação foi constituída a "Plataforma artigo 65 - Habitação para [email protected]", por diversas associações e cidadãos.

Artigo | 30 de November

A VERGONHA SAIU À RUA
paod_hp_aborto_5_7_06A deputada Helena Pinto subiu ontem à tribuna da Assembleia da Reoública para condenar veementemente a decisão do Tribunal de Aveiro de  condenar três mulheres por terem realizado um aborto, assim como o médico implicado e a sua empregada. "Os defensores da criminalização das mulheres, que têm a dizer agora? A Lei é ou não é aplicada? Como justificam agora as suas afirmações de que as mulheres nunca seriam condenadas, como dizia o Professor Marcelo Rebelo de Sousa?"

Veja o vídeo da declaração política de Helena Pinto

Artigo | 30 de November

PETIÇÃO PELA ALTERAÇÃO DOS CONTRATOS A PRAZO
precarios1aUm grupo de cidadãos vai entregar hoje na Assembleia da República uma petição para que sejam alteradas as condições do contrato de trabalho a prazo no Código de Trabalho. Reivindicam os peticionários o regresso à lei anterior aprovada por BE, PCP e PS no tempo do primeiro-ministro António Guterres. Sobre esta petição falámos com o primeiro subscritor Rui Vieira.

Artigo | 30 de November

ORGULHO LGBT RUMA AO NORTE 
gayprideO Porto vai receber pela primeira vez a Marcha do Orgulho LGBT. É já no sábado às 15h. E a partir das 22h a festa promete.  "A nossa marcha quer chamar a atenção para uma luta contra a discriminação efectiva do LGBT", afirmou à agência Lusa Bruno Maia, da comissão organizadora. Ele lembrou que o assassinato da transsexual Gisberta Salce Júnior, em Fevereiro no Porto, despertou a vontade de realizar esta marcha.
Leia mais em Blocomotiva

Artigo | 30 de November

OPEL DA AZAMBUJA EM ESTRASBURGO
manif_gm_smallRepresentantes da fábrica da Azambuja estiveram ontem no Parlamento Europeu para divulgar a sua luta. Com eles estiveram igualmente sindicalistas da Saab sueca – que pertence igualmente à General Motors – e ainda trabalhadores italianos de uma multinacional de origem norte-americana, a Eaton, que fabrica válvulas para a indústria automóvel, e que está a tentar deslocalizar uma fábrica do Piemonte para a Polónia.

Artigo | 30 de November

PS APROVA PARIDADE A MEIAS TINTAS
thumb_paridadeO PS fez aprovar na Assembleia da República as suas alterações à lei da Paridade, com a abstenção do Bloco de Esquerda e os votos contra da direita e do PCP. A proposta do Bloc foi rejeitada, tendo apenas os votos a favor da bancada bloquista e a abstenção do PS. A proposta aprovada tem uma lógica de punições pecuniárias gradualistas às listas que não respeitem a paridade, abrindo assim o campo a que não se cumpra a lei. 

Artigo | 30 de November

MULHERES CONDENADAS POR ABORTO
aborto01Três mulheres foram condenadas a seis meses de prisão por terem abortado. A decisão é do Tribunal de Aveiro, cumprindo acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra. A pena das três mulheres fica suspensa por dois anos. Um médico foi condenado a quatro anos e oito meses e uma sua empregada a um ano e quatro meses.

Artigo | 30 de November

EMÍDIO SANTANA NASCEU HÁ CEM ANOS
emidiosantanaEmídio Santana nasceu a 4 de Julho de 1906. Dirigente anarco-sindicalista na meia-noite do século XX português, resistiu à vitória do Estado Novo e à instalação da ditadura que sufocaria o país durante décadas. Jogou tudo contra Salazar: no dia dos seus 31 anos, participou no único atentado contra o tirano. Cumpriu 16 anos de prisão. Artigo de Jorge Costa.

Pages