Em tempos desesperantes, celebremos uma boa notícia! A atual direção do Coliseu conseguiu juntar a Câmara, o Governo, a autoridade metropolitana e os sócios da Amigos do Coliseu para salvar aquele equipamento. Ganhamos todos.
Em democracia, as eleições são um recurso para resolver crises políticas e de legitimidade. Se o Governo cai por causa de um comunicado da Procuradoria-Geral da República, é preciso que haja mais informação e mais transparência sobre o que está em causa.
Os médicos têm razão nas suas reivindicações. O Estado tem dinheiro para satisfazê-las. Os cidadãos precisam que o Governo feche este acordo com os profissionais.
A transição energética não se faz penalizando os mais pobres através de impostos indiretos que são os mais injustos. Se queremos mesmo reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e o consumo de combustíveis rodoviários, a única estratégia consistente é um investimento decidido nos transportes públicos.
O que está a acontecer em Gaza, perante os nossos olhos, é um crime de genocídio. A urgência é um cessar-fogo imediato. E depois disso, com esse cessar-fogo humanitário, falemos de justiça e de paz e do inalienável direito à autodeterminação.
Haverá ainda mais externalização de serviços e nenhum plano para aumentar a capacidade do SNS, que vai ficando nas mãos de empresas privadas fornecedoras de mão-de-obra. Haverá milhões para contratar médicos à tarefa e para horas extraordinárias, mas não para assegurar carreiras atrativas.
O que os patrões querem é um gigantesco benefício fiscal e um mecanismo em que aumentos salariais têm como contrapartida a usurpação do salário indireto dos trabalhadores, por via da suspensão do pagamento das contribuições patronais para a segurança social.
Travar a tomada pelo capital internacional das casas disponíveis nada tem a ver com xenofobia. Impedir a venda de casas a não residentes não limita a venda de casas a beneficiários do estatuto de asilo ou imigrantes.
Moreira tem duas hipóteses: ficar na história como o presidente que destruiu um dos viveiros culturais mais dinâmicos e impressionantes do país ou construir uma solução para preservar o STOP.