You are here

Greve Climática Estudantil em Lisboa

Em Lisboa, centenas de jovens saíram à rua esta sexta-feira em mais uma manifestação no âmbito da Greve Climática Estudantil, subordinada ao tema "Fim ao Fóssil".

Os manifestantes condenam a inação política, denunciam os novos projetos que aumentem emissões e exigem um plano de transição justa que nenhum governo, atual ou vindouro, possa revogar. Encontraram-se na Praça José Fontana, em Picoas e iniciaram a marcha rumo ao Ministério da Economia.

Pelo caminho, a manifestação passou pelo Rossio, onde estava estendida uma faixa “Fim ao fóssil: Fora Costa e Silva”. Para a Greve Climática, "não podem estar barões do Fóssil no governo em plena crise climática".

A manifestação pretendia chegar ao Ministério da Economia, mas foi travada pela polícia na praça Luís de Camões, onde estava erguida uma "plataforma petrolífera em representação da economia fóssil", que não tardou a ser destruída pelos manifestantes.

Numa das intervenções, a estudante Teresa Núncio anunciou os próximos passos do movimento a partir de 7 de novembro, com a ocupação de espaços escolares para continuar a exigir "um futuro" e o fim dos combustíveis fósseis.

Fotografias de Ana Mendes