You are here

Serviço Nacional de Cuidados

O conceito de trabalho, tal como tem sido pensado para análise das sociedades, é curto porque deixa de fora a experiência de muitas mulheres. De facto, o trabalho não remete apenas para o trabalho assalariado; é também o trabalho doméstico e o trabalho de cuidados. Em Portugal, este trabalho dos cuidados vale cerca de 4 mil milhões de euros. Fernando Rosas conversa com Mafalda Brilhante e com Andrea Peniche sobre a proposta de criação de um Serviço Nacional de Cuidados.

Andrea Peniche é licenciada em Filosofia e mestre em Estudos de Género pela Universidade do Porto. É editora de profissão. Ativista do coletivo feminista "A Coletiva", um dos organizadores da Greve Feminista Internacional em Portugal. Autora do livro "Elas Somos Nós: O direito ao aborto como reivindicação democrática e cidadã" e de diversos textos em obras coletivas e publicações sobre temáticas feministas. 
Mafalda Brilhante é licenciada em economia, dirigente da Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis, envolvida na organização das greves feministas em Lisboa desde 2019.

Para não perderes nenhum programa, subscreve o Convocar a História via iTunesSpotifyDeezer ou RSS


Outros podcasts no esquerda.net

Música portuguesa n'Os Cantos da Casa: subcreve via iTunes, Deezer ou RSS.

Noticiário canábico quinzenal no Quatro e Vinte: subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Leituras longas de contos e artigos no Alta Voz: subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Sons de sessões públicas e conferências no Mais Esquerda: Subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Termos relacionados Convocar a História