You are here

A viagem do cruzeiro Satoshi

Como melhor definir um libertário? São o equivalente a um gato: absolutamente convencidos da sua independência e absolutamente dependentes de um sistema que não apreciam nem compreendem. A viagem do Satoshi parece dar vida à metáfora.
Imagem do cruzeiro Pacific Dawn, renomeado Satoshi em honra do fundador da Bitcoin. Foto via site da Viva Vivas.
Imagem do cruzeiro Pacific Dawn, renomeado Satoshi em honra do fundador da Bitcoin. Foto via site da Viva Vivas.

A metáfora sintetiza a curiosa aventura de um conjunto de bitcoiners à procura de um espaço livre das amarras da sociedade ou Estados e, claro está, de impostos.

A filosofia tinha um plano - SeaSteading - e um grupo de apoiantes onde não faltava Peter Thiel, o homem forte do capital de risco de Silicon Valley e um dos primeiros apoiantes de Donald Trump na sua ascenção à presidência dos Estados Unidos da América (os eleitores deveriam levar Trump "a sério, não literalmente", afirmou na altura numa frase que se tornou um programa).

Em resumo, o objetivo era encontrar um território livre de governos onde os entusiastas de criptomoedas possam viver livres de responsabilidades ou burocracias. E se a terra está dominada por governos, então porque não criar "casas em alto mar"?

Para Patri Friedman, um engenheiro da Google e fundador do Seasteading Institute (e neto de Milton Friedman), o futuro da humanidade passa por cidades flutuantes em mar alto, onde o próprio conceito de liberdade de escolha seria reescrito pela possibilidade de a comunidade de casas flutuantes (chamar-lhes barcos seria uma ofensa conceptual) se poder rearranjar de acordo com as escolhas de quem detém as unidades flutuantes. "A Democracia seria reinventada para um sistema onde as comunidades mais pequenas, incluindo indivíduos, poderiam votar com as suas casas”, descreveu.

Entre o delírio e a palermice ideológica não faltavam entusiastas para apoiar os esforços de Friedman. E a crise pandémica foi a oportunidade perfeita para um grupo de bitcoiners, Grant Romundt, Rüdiger Koch e Chad Elwartowski, avançarem com os seus planos.

Com o colapso das empresas de cruzeiros, adquiriram um navio de 245 metros de comprimento e onze andares que renomearam de Satoshi em honra do criador da Bitcoin. Mas converter um cruzeiro numa nova sociedade foi um pouco mais difícil do que antecipavam.

Em outubro de 2020, o grupo anunciou uma nova empresa para gerir o Satoshi, a Viva Vivas (do latim vive ut vivas, ou “vive de forma a que possas viver”). No Reddit, as explicações de Elwartowski rapidamente esbarraram com os problemas grandes e pequenos que se levantam quando se colocam milhares de pessoas a viver num espaço confinado.

O cruzeiro seria amigo do ambiente e totalmente independente mas a internet teria de ser fornecida por terra e a utilização de eletricidade teria de ser tarifada para impedir os excessos previsíveis de um conjunto de mineradores de criptomoedas a bordo. E as cozinhas? Existia apenas uma e, por razões de segurança, microondas não seriam admissíveis nos quartos (mas alguns poderiam ter mini-frigoríficos).

Animais a bordo eram altamente desencorajados. Não deveriam ter mais do que 9 quilos e não poderiam ladrar ou fazer barulho por mais do que 10 minutos. Segundo a Secção V do Satoshi Purchase Agreement or Secion IV of the Satoshi Master Lease, se um animal perturbasse os passageiros mais do que três vezes num mês ou cinco vezes num ano, seria expulso do navio.

A venda de cabines começou logo em novembro de 2020. As opções iam de um quarto sem janelas por 570 dólares por mês, a um quarto com janela por 629 dólares ou um quarto com varanda por 719 dólares. Os pagamentos seriam aceites numa multiplicidade de criptomoedas. Mas, primeiro, o navio teria de chegar ao Panamá (o único país que aceitou o plano na perspetiva de ser um foco turístico).

O empreendedorismo do grupo não era acompanhado por um grau mínimo de conhecimento sobre o que implicava gerir um cruzeiro, muito menos as responsabilidades e obrigações que um navio deste tipo traz consigo.

Antes de ser rebatizado, o Satoshi tinha o nome de Pacific Dawn e estava ancorado no Chipre. Era um navio com 30 anos de carreira essencialmente no Mediterrâneo e a crise tinha-o condenado à sucata. Vendido por 9,8 milhões de dólares (quando os valores pré-crise andariam pelos 100 milhões), a compra foi uma pechincha. Os problemas vieram depois.

A 29 de outubro, o Pacific Dawn sai do Chipre e é entregue à Ocean Builders, empresa dos novos donos, no porto de Pireu, na Grécia. A equipa contratou a Columbia Cruise Services para arranjar uma equipa de 40 pessoas, o mínimo necessário para o navio funcionar, incluindo um capitão, de nome Harris.

Harris descreve Rüdiger Koch, um dos três membros da equipa que comprou o navio, como um homem agradável mas ingénuo sobre a forma como um navio funcionava e que nutria um considerável desprezo por regras. “Ele pensava que podia tratá-lo como o seu iate privado”.

Para sair do porto, um cruzeiro necessita de certificados de navegabilidade. Normalmente, os compradores certificam-se de que os certificados anteriores têm alguns meses de validade para a primeira viagem para a sua base de operações, mas a equipa não sabia disso. Assim, antes que o Satoshi pudesse rumar ao Panamá, a equipa foi obrigada a levar o navio para uma doca seca em Gibraltar para reparações e certificação.

A viagem pelo Atlântico começou apenas a 3 de dezembro. Agora, os problemas estavam no destino. Elwartowski assumiu que as autoridades do Panamá iriam não só autorizar que o navio ancorasse permanentemente nas suas águas como autorizariam que deixasse de estar registada como um navio, passando a ser uma residência flutuante de forma a evitar as leis marítimas e as suas obrigações. E se o governo do Panamá não levantou problemas em ter o navio nas suas águas, exigiu que se mantivesse oficialmente como um navio. O que levantou outro problema: as descargas de esgoto.

Um cruzeiro deste tipo tem capacidade para renovar águas de esgoto de forma eficaz mas, ainda assim, o esgoto acumulado nos tanques tem de ser evacuado a cada vinte dias. E isso tem legalmente de ser feito a pelo menos doze milhas da costa, em águas internacionais.

O problema não era tanto a necessidade de mover o navio, mas antes a recusa das seguradoras em garantirem uma apólice para o Satoshi. A utilização do navio como uma residência de bitcoiners simplesmente não se acomodava a nenhum modelo de risco que a indústria de seguros estivesse disponível para aceitar.

Com o navio já a meio do Atlântico, Grant Romundt, o terceiro membro da equipa de empreendedores, concluiu que um cruzeiro está “condenado por regulação excessiva”, a par da indústria aérea e indústria nuclear. Os 12 mil dólares de combustível por dia e os cerca de 1 milhão de dólares necessários para manter o navio ancorado durante um mês não ajudaram à motivação da equipa.

A 19 de dezembro, o site da Viva Vias anunciou que “perdemos esta batalha. O Novo Normal, Great Reset ganhou mais uma vítima”, escreveu sem qualquer ironia em referência à tese conspirativa de que a crise e a própria resposta à pandemia teriam sido orquestradas por uma elite global.

O Satoshi aportou em Colon a 22 de dezembro. Por essa altura, a equipa tinha já assinado um contrato com uma sucateira indiana para lhes entregar o cruzeiro, mas mesmo isso correu mal porque, segundo a convenção de Basel, de que o Panamá é signatário, material tóxico não pode ser enviado para países não signatários como a Índia, e o contrato acabou cancelado.

O navio foi finalmente revendido à Ambassador Cruise Line, uma nova empresa com base no Reino Unido, que recuperou o Satoshi para a sua velha missão de cruzeiros para um público alvo acima da faixa dos 50 anos.

 “Um cruzeiro não é um bom local para pessoas que querem ser livres”, desabafou Elwartowski no Reddit meses mais tarde.

Fonte: The disasitrous voyage of the Satoshi, the world's first cryptocurrency cruise ship [The Guardian]

(...)

Neste dossier:

Criptomoedas: Do autoritarismo libertário à privatização da moeda

Entre a vertigem especulativa e um mundo descentralizado, a ausência de regulação onde todo o mundo é uma offshore e regressões sociais e anti-democráticas, as tecnologias blockchain e distributed ledgers vieram para ficar. Dossier organizado por Tiago Ivo Cruz.

Moedas digitais centralizadas

Bancos Centrais por todo o mundo discutem a criação de moedas digitais nacionais, que possam competir com a crescente popularidade das criptomoedas e substituir o uso físico de dinheiro. A urgência em adaptar o sistema monetário à mais recente inovação do sistema financeiro poderá aumentar ainda mais o poder dos interesses privados na esfera pública. Artigo de Izaura Solipa.

Protesto que juntou centenas de milhares de trabalhadores e pensionistas contra a imposição de Bitcoin em El Salvador. Foto de Rodrigo Sura via EFE/EPA/Lusa.

El Salvador, o autoritarismo Bitcoin ou o neoliberalismo revisitado

Os defensores de um sistema financeiro livre da intromissão governamental através de criptomoedas têm em El Salvador o primeiro teste de algodão. E ele está sujo.

Portugal é uma offshore de criptomoedas

Em entrevista ao Esquerda.net, Mariana Mortágua considera que as criptomoedas devem ser antes consideradas criptoativos, instrumentos especulativos que devem ser regulados como tal. E alerta para a sua utilização como meios de crime financeiro ou fuga fiscal em Portugal.

Imagem do cruzeiro Pacific Dawn, renomeado Satoshi em honra do fundador da Bitcoin. Foto via site da Viva Vivas.

A viagem do cruzeiro Satoshi

Como melhor definir um libertário? São o equivalente a um gato: absolutamente convencidos da sua independência e absolutamente dependentes de um sistema que não apreciam nem compreendem. A viagem do Satoshi parece dar vida à metáfora.

Um dos paradoxos deste setor é que a popularidade da Bitcoin está em relação inversa com a sua utilidade ou eficácia operativa.

Da vertigem especulativa a um mundo descentralizado

Atualmente com um valor nocional de cerca de 3 biliões de dólares, o mercado de criptomoedas está dominado por Bitcoins, mas esta está longe de ser o seu futuro e nem a especulação financeira define a sua razão de ser. Com um potencial anti-democrático explosivo, a tecnologia veio para ficar e é bom percebermos porquê.

Da Bitcoin à Ethereum, Ripple à Hashgraph, os saltos tecnológicos de cada uma das gerações de criptomoedas já lhes garantiu uma relevância própria. Foto via Bermix Studio, Unsplash.com.

As várias gerações de criptomoedas e a sua utilização

Atualmente existem dezenas de milhares de criptomoedas que qualquer pessoa pode adquirir, ou criar, através do seu telemóvel. Destas, alguns milhares estão disponíveis em mercados especulativos, algumas centenas têm utilidade teórica e algumas dezenas ou menos têm utilização comprovada.

Bitcoin, a alta da moeda falsa

No início deste ano, o conjunto das criptomoedas atingiu a valorização de um bilião de dólares, ganhando 130 mil milhões de dólares num só dia e tendo passado a ser, no seu conjunto, a quinta moeda de maior circulação no mundo. Artigo de Francisco Louçã.

Lobbying nos EUA revela os interesses atrás das criptomoedas

O crescente peso de lobbying em torno das criptomoedas tem levado à introdução de propostas regulatórias definidas em grande parte pela própria indústria. Os avultados lucros gerados em torno das criptomoedas e o retorno esperado de um setor desregulado e em crescimento não prometem alterar esta tendência. Artigo de Izaura Solipa.

Imagem de São Francisco Xavier, séc. XVII. Propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que lançou uma série de 125000 NFTs com representações digitais da peça por 200€ cada.

NFT:Como reduzir a Arte ao talão de compra

O tema dos NFT irrompeu pelo discurso mediático e, pelo meio dos anglicismos ciber-místicos (blockchains, tokens, Ethereum, drops, Tezos, gas fees), é um grande desafio conseguir compreender o que está em jogo. Neste texto começamos por uma articulação não técnica sobre o que são e não são os NFT, para depois articular o hype à sua volta e a sua eventual utilidade para as artes e a sociedade. Artigo de Ricardo Lafuente.

Proíbam a libra

O capitalismo puro não quer só privatizar os bens públicos, quer dirigir os sonhos individuais. Zuckerberg é o que está mais próximo da distopia de criar um mercado total. Artigo de Francisco Louçã.

Se a Bitcoin é suposto ser adotada livremente, porque razão se tornou obrigatória em El Salvador?

Em El Salvador, a liberdade foi entregue a uma empresa

O sistema financeiro de El Salvador foi praticamente entregue a uma empresa privada, controlada indiretamente por Bukele, que adquiriu Bitcoin através de fundos públicos, e cuja carteira digital estão todos obrigados a utilizar sem, de facto, poderem transferir as suas moedas para fora do sistema controlado pela empresa.

O Presidente de El Salvador apresenta o projeto de transformar o país numa offshore para criptomoedas. Foto de Rodrigo Sura, via EFE/EPA/Lusa.

Liberais liberais, negócios à parte

Hidroelétricas de capitais públicos, empresas privadas sem capitais privados, administradores nomeados por Bukele e centenas de milhões de dólares em fundos públicos de El Salvador utilizados para comprar Bitcoin. A quem pertence e quem administra a Chivo? E quem detém as Bitcoin compradas com dinheiro público?