You are here

Podcast Convocar a História sobre o Centenário da Seara Nova

Foi sobre a Seara Nova, a intervenção intelectual em tempos sombrios, as suas ambiguidades e contradições, que decorreu a conversa com António Rafael Amaro, moderada por Fernando Rosas e Luís Trindade.

Mais do que a revista fundada em 1921, a Seara Nova foi uma corrente de pensamento, um movimento cultural e um espaço político. Hoje sobretudo lembrada pela colaboração de intelectuais como António Sérgio, Raul Proença e Jaime Cortesão, a Seara ocupou um lugar central para entender a crise do liberalismo em Portugal no início do século XX: a sua crítica ao sistema político republicano e a sua resistência contra a ditadura colocaram-na na linha da frente das transformações políticas contemporâneas; a raiz iluminista do seu pensamento – com um cunho vincadamente racionalista – deu-lhe, por outro lado, uma dimensão elitista que a alienou, por vezes, das jovens gerações radicalizadas pelo marxismo.

É sobre esta intervenção intelectual em tempos sombrios, as suas ambiguidades e contradições, que Fernando Rosas e Luís Trindade falaram com António Rafael Amaro, que há mais de vinte anos estuda o movimento seareiro.

Ouve aqui o podcast:
https://www.esquerda.net/audio/centenario-seara-nova

António Rafael Amaro é Doutorado em História Contemporânea, professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC), onde coordena o núcleo de História Económica e Social. É coordenador do Doutoramento em Estudos Contemporâneos do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da UC, onde também coordena o grupo de investigação em História e Memória. Entre as suas publicações sobre a revista Seara Nova e o movimento seareiro, destacam-se, A Seara Nova nos anos vinte e trinta (1921-1939), 1995; «A revista Seara Nova: importante lugar de memória na luta pela modernidade» (1921-1929), Vértice, II série, nº 62, Set./Out., 1994,  pp. 25-36; «A Seara Nova e a resistência cultural e ideológica à ditadura e ao Estado Novo (1926-1939), Revista de História das Ideias, nº 17, 1995, pp. 405-438; «Coordenadas do pensamento Político da Seara Nova», in AAVV, Seara Nova: Democracia/Razão/Europa, Porto, Campo das Letras, 2001.

Para não perderes nenhum programa, subscreve o Convocar a História via iTunesSpotifyDeezer ou RSS

(...)

Neste dossier:

Cem anos da Seara Nova

Nos seus cem anos de existência, a Seara Nova congregou expressões ideológicas diversas que, durante a ditadura, foram decisivas na oposição ao domínio fascista. Muitos dos princípios fundadores deste projeto político e cultural voltam hoje a ser ameaçados. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Seara Nova: A consciência crítica da República

A Seara Nova afirmou-se desde o início como a face visível de um projeto cultural e político que balizava a sua ação pela construção de um pensamento crítico, inspirador para as elites que governavam o país e escola de civismo para a nação republicana. Por Luís Farinha.

A Seara Nova, o Governo da Esquerda Democrática e a opção da oligarquia pela ditadura

Entre novembro de 1924 e fevereiro de 1925, a Seara Nova inclui uma das suas figuras, Ezequiel de Campos, no único governo nitidamente de esquerda da 1ª República, o Governo da Esquerda Democrática de José Domingues dos Santos. Por Álvaro Arranja.

A Seara Nova e a questão colonial

A historiadora Cláudia Castelo afirma que “o programa que une os republicanos em torno da defesa do Império, das colónias como uma condição de sobrevivência da própria nação”, é “um discurso que se encontra na Seara Nova abundantemente”. Mas assinala uma viragem em 1959.

Seara Nova: Cem anos de um trajecto a prosseguir

Os cem anos da Seara Nova são marcados por vivências históricas e ideológicas diversas, mas, com exceção do primeiro período de publicação e o período aberto com o 25 de Abril de 1974, todas emergindo na oposição à ditadura, abrindo para um tempo pelo qual os seareiros tanto lutaram. Por Helena Neves.

Há 100 anos, a Seara Nova

Se muito daquilo por que os seareiros lutaram se realizou (tristemente após a morte dos seus fundadores), muito está ainda por realizar e parece por vezes voltar a estar em perigo. Por Diana Andringa.

Disponível online documentário “Há 100 anos, a Seara Nova”, de Diana Andringa

A RTP play disponibiliza os dois episódios do documentário “Há 100 anos, a Seara Nova”, de Diana Andringa, que foram transmitidos a 14 e 15 de outubro na RTP2. Partilhamos neste artigo os links para a sua visualização.

Podcast Convocar a História sobre o Centenário da Seara Nova

Foi sobre a Seara Nova, a intervenção intelectual em tempos sombrios, as suas ambiguidades e contradições, que decorreu a conversa com António Rafael Amaro, moderada por Fernando Rosas e Luís Trindade.

A 15 de outubro de 1921 foi publicado o primeiro número da Seara Nova

Na página de internet da Seara Nova é disponibilizado um espólio digital no qual é possível consultar as edições da revista de 1921 a 2021.

Comemorações do centenário da Seara Nova

Até 2022, realizar-se-ão várias iniciativas de comemoração do centenário da Seara Nova. O Esquerda.net compila neste artigo alguns desses eventos.