Movimento LGBTQI+ em Portugal, origem e evolução

A potência e as encruzilhadas do movimento LGBTQI+ em análise e debate. Como e por que surge o movimento? Que acolhimento teve/tem no nosso país? Como se articula, se se articula, com os outros movimentos sociais? O que são o pinkwashing e o pink money? A sigla do movimento representa fragmentação caleidoscópica ou inclusão exigente? Qual a agenda atual do movimento? Conversa com Ana Cristina Santos moderada por Fernando Rosas e Andrea Peniche.

Ana Cristina Santos é socióloga. Doutorou-se em Estudos de Género na Universidade de Leeds, no Reino Unido, e é investigadora principal no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Academicamente, dedica-se a projetos de investigação sobre género, sexualidade, corpo, questões LGBTQI+, movimentos sociais e direitos humanos. Atualmente, é a investigadora responsável, em Portugal, pelo projeto internacional multidisciplinar CILIA LGBTQI+ Lives, que estuda as desigualdades ao longo da vida vividas por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e queer em três momentos de transição biográfica: saída da escola/entrada no mercado de trabalho, progressão na carreira, entrada na reforma e respetivo impacto na fase final da vida. Com vasta obra publicada, em nome próprio e coautoria, destacamos as duas obras mais recentes: The SAGE Handbook of Global Sexualities (2020) e The Tenacity of the Couple Norm (2020).

Ana Cristina Santos é também uma ativista social. Para além dos artigos de opinião que publica em jornais de referência, é parte dos movimentos feminista e LGBTQI+, investindo a sua voz, o seu corpo e a sua inteligência nos processos de emancipação social.

Para não perderes nenhum programa, subscreve o Convocar a História via iTunesSpotifyDeezer ou RSS

Outros podcasts no esquerda.net

Música portuguesa n'Os Cantos da Casa: subcreve via iTunes, Deezer ou RSS.

Noticiário canábico quinzenal no Quatro e Vinte: subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Leituras longas de contos e artigos no Alta Voz: subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Sons de sessões públicas e conferências no Mais Esquerda: Subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Termos relacionados Convocar a História