You are here

Eu voto Marisa Matias. Porquê?

Dar voz às pessoas, responder a cada problema sentido. Por um Portugal em que valores como a igualdade, a fraternidade e a solidariedade possam ser sempre os do nosso país. Por isso, no dia 24 de janeiro, eu voto Marisa Matias.

No próximo domingo, dia 24 de janeiro, somos chamados às urnas para escolher o próximo Presidente da República. O meu voto é na próxima Presidente: Marisa Matias. Porquê?

A pandemia da COVID-19 veio dar eco aos inúmeros problemas que o nosso país sempre enfrentou, deixando-os ainda mais expostos. Estamos a braços com uma tremenda crise socioeconómica, que coloca milhares de trabalhadores no desemprego todos os dias, em que rendimentos de famílias inteiras são cortados, ficando sem qualquer apoio. Vemos o Serviço Nacional de Saúde, o SNS, que está desde o início na linha da frente do combate ao vírus, prestes a esgotar os seus recursos, incapaz de responder às necessidades das pessoas, após anos de falta de investimento.

Nos últimos cinco anos, tivemos um Presidente da República que ignorou todos estes problemas – não lhe é incómodo que, em Portugal, não haja salários dignos, que não haja pensões dignas ou que um gestor ganhe 90% mais do que um operário. Tudo isto que vemos à nossa volta são desigualdades, e são elas o problema estrutural do nosso país. Precisamos de mudança e de respostas fortes.

Precisamos de uma Presidente que combata a precariedade e que garanta proteção social para os trabalhadores, opondo-se às leis laborais do tempo da troika. Precisamos de uma Presidente que defenda o SNS, para que este continue a proteger a saúde de todas e todos nós, não servindo para enriquecer os bolsos de alguns. Precisamos de uma Presidente que não adie a urgência de responder à crise climática que enfrentamos, combatendo as alterações climáticas, salvaguardando quem trabalha, defendendo o nosso planeta. Precisamos de uma Presidente que lute por um país mais inclusivo, pela liberdade de orientação sexual, pela autodeterminação e igualdade de género, combatendo a homofobia, o machismo e o racismo.

Esta Presidente é a Marisa Matias. A sua candidatura olha para o futuro sem medo de agir, dando as respostas necessárias a todos estes problemas, sem deixar ninguém para trás. A Marisa Matias fará as pontes necessárias para defender os interesses de todos e de todas, por igual.

Dar voz às pessoas, responder a cada problema sentido. Por um Portugal em que valores como a igualdade, a fraternidade e a solidariedade possam ser sempre os do nosso país. Por isso, no dia 24 de janeiro, eu voto Marisa Matias.

Artigo publicado no Barcelos Popular a 21 de janeiro de 2020

Sobre o/a autor(a)

Sociólogo. Mestrando em Geografia na Universidade do Minho. Deputado municipal do Bloco de Esquerda em Barcelos
(...)