Urariano Mota

Urariano Mota

Jornalista e escritor brasileiro, autor dos romances Soledad no Recife, O Filho Renegado de Deus e A Mais Longa Duração da Juventude.

É preciso reconhecer que tortuoso foi o caminho até a declaração de Marcelo Rebelo de Sousa.

No dia 31 de julho deste 2022, faleceu o poeta negro, bravo, amado Miró da Muribeca. Sobre ele, divulgo a seguir o texto inteiro que escrevi para ele em 2014. Por Urariano Mota.

Peter Lownds deu entrevista à People`s World contando como e por que ele traduziu o livro Never-Ending Youth (A mais longa duração da juventude). Ele considera fascinante a mistura de dureza e ternura expressa na obra, reflexo da vida das pessoas no Nordeste brasileiro. Por Urariano Mota

Este domingo, Paulo Freire completaria 100 anos. Neste artigo, Urariano Mota acusa: “Paulo Freire sofre um segundo exílio post-mortem neste governo Bolsonaro. De Patrono da Educação Brasileira ele passou a ser perseguido de novo”.

Há 48 anos, a resistência à ditadura militar brasileira perdia Soledad Barrett Viedma (1945-1973), traída e entregue à morte, aos 28 anos, pelo próprio companheiro, José Anselmo dos Santos, o Cabo Anselmo, de quem estava grávida. Artigo de Urariano Mota

Um dos génios baianos do mundo, Gilberto Passos Gil Moreira completa hoje 78 anos. Estamos todos de parabéns por sua vida fecunda. Creio que não será excessiva a lembrança de uma complicada entrevista que ele me concedeu no Recife, há 13 anos. Artigo do escritor Urariano Mota.

Neste 19 de junho, Chico Buarque completa 76 anos de idade. Que tempos difíceis ele viveu e vivemos, do passado ao presente! Artigo do escritor brasileiro Urariano Mota.

Em 10 de junho, nos países lusófonos se comemora o aniversário do português. A razão para a festa é que nesse dia faleceu o poeta universal Luiz Vaz de Camões. Daí que aproveito para rascunhar estas linhas em torno da Língua Portuguesa. Artigo do escritor brasileiro Urariano Mota.