You are here

Vigilância digital em tempo de pandemia

À boleia da pandemia e do medo de contágio, multiplicam-se pretensas soluções tecnológicas que prometem segurança em troca dos nossos dados. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas prometem transformar a Educação e a Saúde tal como as conhecemos, garantindo para si rendas bilionárias. Dossier organizado por Luís Branco.

Leia este dossier em formato eBook (download aqui)


Nos últimos dois meses temos ouvido muitos debates acerca de como será o mundo pós-pandemia. E em muitos deles a tecnologia assume um papel preponderante nesse futuro. Como explica o investigador e escritor Evgeny Morozov, “o mundo está atualmente fascinado pela tecnologia solucionista” e os governos querem estar na linha da frente, por exemplo lançando as apps de rastreamento de contactos. Em Itália, o governo lançou o Immuni e Andrea Ianuzzi discute os riscos e o equilíbrio entre privacidade e saúde pública.

Em Portugal, a associação de direitos digitais D3 lançou o site rastreamento.pt para informar e ajudar a refletir sobre a utilidade das apps de rastreamento de contactos. Ricardo Lafuente, um dos autores da iniciativa, explicou-nos os objetivos deste site e faz o ponto da situação neste debate.  E Francisco Louçã escreve sobre a utilidade (ou falta dela) destas aplicações.

Embora o debate tenha vindo a ser apresentado como uma novidade no mundo ocidental, a verdade é que a vigilância física e digital já faz parte do quotidiano de muitas pessoas, nomeadamente das comunidades mais pobres e racializadas, como nos lembra a consultora da rede europeia de direitos digitais EDRi Sarah Chander. A questão de quem se pode dar ao luxo de pagar a privacidade ou de ser ouvido nestes debates sobre privacidade é outro dos temas que levanta.

Irão as técnicas de vigilância de dados usadas na atual crise pandémica permanecer para o futuro. Estaremos então à beira de uma "mutação nociva do capitalismo marcada por concentrações de riqueza, conhecimento e poder sem precedentes na história da humanidade”, o “capitalismo de vigilância” enunciado por Shoshana Zuboff? Essa é a questão discutida no artigo de Mark Whitehead, que recupera a tese de Zuboff.

A forma como esse capitalismo de vigilância tem um historial de aproveitamento das crises tem pontos em comum com a tese defendida pela autora de “A Doutrina de Choque. Naomi Klein também interveio no contexto da atual crise para denunciar o que chama de “Screen New Deal”, uma aproximação poítica entre governantes como Andrew Cuomo, governador de Nova Iorque, e os magnatas de Sillicon Valley interessados em passar a deter fatias importantes dos negócios da saúde, educação, enquanto vendem “uma visão da sociedade ao estilo Black Mirror”.

(...)

Neste dossier:

Vigilância digital em tempo de pandemia

À boleia da pandemia e do medo de contágio, multiplicam-se pretensas soluções tecnológicas que prometem segurança em troca dos nossos dados. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas prometem transformar a Educação e a Saúde tal como as conhecemos, garantindo para si rendas bilionárias. Dossier organizado por Luís Branco.

telemóvel

O telemóvel é que nos salvará? Olhe que não

 Uma app de eficácia duvidosa é muito útil para lavar a imagem de empresas suspeitas de nos controlarem, passando a controlar-nos um pouco mais. Artigo de Francisco Louçã.

Naomi Klein

Screen New Deal: uma distopia tecnológica à boleia da pandemia

A jornalista e autora Naomi Klein critica a aproximação do governador de Nova Iorque aos magnatas das tecnologias de informação, convidados para participarem na construção do futuro daquele estado num mundo pós-covid.

Covid e tecnologia: a vigilância é uma condição pré-existente

Estas medidas estão a ser apresentadas como “novas” na Europa, mas para muitos a vigilância não é novidade. As respostas governamentais ao vírus simplesmente trouxeram ao público em geral uma realidade reservada às pessoas racializadas e a outras comunidades marginalizadas durante décadas. Artigo de Sarah Chander.

Rastreamento.pt é o site que faz pensar antes de instalar

O site lançado pela D3, associação de defesa dos direitos digitais, reúne informação sobre as apps de rastreio de contactos para que as pessoas possam formar a sua decisão de instalá-las (ou não) nos telemóveis. Ricardo Lafuente, um dos autores da iniciativa da D3, explicou-nos o que está em causa.

câmara de vigilância

Capitalismo de vigilância em tempo de covid-19

Neste artigo, Mark J. Whitehead discute os possíveis custos da libertação tecnológica do confinamento, retomando a teoria do capitalismo de vigilância introduzida por Shoshana Zuboff.

 

telemóvel

O elefante na sala não são os dados, mas a vigilância

Quando falamos de sistemas de rastreamento geridos pelo estado, é importante garantir que eles não sejam transformados em instrumentos de controle do poder. O problema não será compartilhar dados pessoais através da app, mas como fazê-lo. Artigo de Andrea Iannuzzi.

 

monitores

As "soluções" tecnológicas para o coronavírus fazem o estado de vigilância subir de nível

O propósito solucionista é convencer o público de que o único uso legítimo das tecnologias digitais é perturbar e revolucionar tudo, menos a instituição central da vida moderna - o mercado. Artigo de Evgeny Morozov.