You are here

Greve feminista saiu à rua em protesto contra a justiça machista

Manifestações do 8 de março em várias cidades portuguesas foram a maior mobilização a que o país assistiu por parte do movimento de mulheres. Os acórdãos que desculpabilizavam agressores em casos de violência doméstica deram o mote aos protestos.

A violência doméstica continuou a matar dezenas de mulheres em Portugal este ano. Mas não foram as únicas vítimas: segundo números do governo, nos últimos quatro anos foram quase dez mil crianças agredidas em contexto de violência doméstica. Apesar disso, o parlamento chumbou a proposta do Bloco para atribuição do estatuto de vítima às crianças testemunhas ou inseridas em contextos de violência deste tipo. A violência no namoro também é um fenómeno crescente, com mais de metade dos jovens inquiridos em contexto universitário a admitirem terem vivido pelo menos uma situação de violência.

No início do ano, foi a justiça portuguesa a sentar-se no banco dos réus do tribunal da opinião pública, após a divulgação dos baixos números de condenações face ao número de denúncias pelo crime de violência doméstica. A indignação subiu de tom com os sucessivos casos de acórdãos de juízes que diminuam a culpa dos agressores em casos de violência doméstica ou violação. Num dos casos, o juiz entendeu absolver o arguido por entender que uma mulher moderna e consciente dos seus direitos não poderia aceitar os abusos sem os denunciar ou afastar-se do agressor.

A figura da justiça que mais concentrou as atenções foi o juiz Neto de Moura, que nos seus acórdãos para atenuar a pena do agressor. O juiz foi alvo de um processo disciplinar por parte do Conselho Superior de Magistratura, com o relator a propor o arquivamento desse processo, o que foi evitado por apenas um voto de diferença. Neto de Moura deixou de julgar processos de violência doméstica mas anunciou processos contra várias figuras públicas que o criticaram, incluindo as dirigentes do Bloco Catarina Martins e Mariana Mortágua, para além de jornalistas, comentadores e humoristas indignados com as suas sentenças.

A justiça machista e a reação de Neto de Moura deram o mote à maior mobilização feminista dos últimos anos, com a realização de uma greve feminista e manifestações em várias cidades portuguesas no dia 8 de Março. As ativistas denunciaram “um problema sistémico da forma como a justiça é praticada nos tribunais portugueses” e desafiaram Neto de Moura a processá-las também. “Essa ameaça não nos mete medo, o que nos atemoriza é que as nossas vidas possam estar nas mãos de juízes desta estirpe”, afirmou a Rede 8 de Março na convocatória das manifestações.

A greve propriamente dita contou com o apoio de vários sindicatos, mas foi a presença nas ruas que marcou a adesão à iniciativa. Em Lisboa, mais de 20 mil mulheres participaram na manifestação, e vários milhares marcaram presença nas concentrações e manifestações em várias cidades.

(...)

Neste dossier:

2019: o ano nacional em revista

O ano está a chegar ao fim e é a altura de recordar alguns dos acontecimentos que marcaram a atualidade em Portugal ao longo de 2019. Dossier organizado por Luís Branco.

2019, o ano do fim da geringonça

O ano político português contou com eleições europeias e legislativas, ambas marcadas por derrotas da direita. Apesar da avaliação positiva do seu eleitorado, o PS decidiu pôr termo à experiência de governo baseada em acordos políticos à esquerda para o tempo da legislatura.

Passes mais baratos atraem passageiros aos transportes públicos

A diminuição do preço dos passes sociais foi uma das medidas mais emblemáticas para a recuperação de rendimentos de quem vive e trabalha nas áreas metropolitanas.

Nova Lei de Bases da Saúde resistiu ao recuo do PS e à pressão dos privados

No ano em que se comemoraram os 40 anos do SNS, as negociações à esquerda foram difíceis, mas resultaram numa nova Lei de Bases para substituir a do tempo de Cavaco Silva que estimulava os negócios privados, debilitando o Serviço Nacional de Saúde.

Crise da habitação agravou-se em Portugal

O preço das rendas e do valor das casas nas grandes cidades continuou a subir acima das possibilidades das famílias portuguesas. Expansão do alojamento local, benefícios fiscais a não residentes e financeirização da habitação estão por detrás de um problema que o governo parece não querer resolver tão cedo.

José Mário Branco, a voz da inquietação que nos deixou

2019 foi o ano em que nos deixou José Mário Branco, o músico, cantor e compositor que marcou a música portuguesa das canções de resistência ao fascismo até à nova geração do fado. 

Greve feminista saiu à rua em protesto contra a justiça machista

Manifestações do 8 de março em várias cidades portuguesas foram a maior mobilização a que o país assistiu por parte do movimento de mulheres. Os acórdãos que desculpabilizavam agressores em casos de violência doméstica deram o mote aos protestos.

Greve dos motoristas acabou em requisição civil

O braço de ferro entre os motoristas de matérias perigosas e as transportadoras foi o conflito laboral que mais atraiu as atenções dos portugueses em 2019.

Foi desta que os cuidadores informais viram aprovado o seu estatuto

Ao fim de anos de luta, as pessoas que cuidam de familiares viram o parlamento aprovar o estatuto que protege os seus direitos. Mas ainda há muito por fazer para trazer justiça e estas centenas de milhares de pessoas.

Inquérito às rendas da energia fez contas ao prejuízo para os consumidores

O parlamento concluiu o inquérito às rendas da energia e o país ficou a conhecer melhor como é que os vários governos ajudaram a EDP a tirar vantagem da sua posição de monopólio à custa dos contribuintes.