You are here

2018, uma fatura da luz mais leve

Em 2018, por proposta e esforço do Bloco, conseguiu baixar-se finalmente a conta da luz.

É que ninguém compreendia que um bem essencial pagasse taxa máxima de IVA. Por isso, o Bloco considerou que a redução da fatura da luz através do corte das rendas da energia e redução do IVA da eletricidade era essencial.

De acordo com Catarina Martins, era necessário “ir às rendas excessivas do setor energético”. No acampamento do Bloco de Esquerda, informou que o governo já aceitara a proposta do Bloco: a necessidade de reduzir o IVA de eletricidade.

No seu entender, “a baixa do IVA da eletricidade pode ter efeito muito importante nos rendimentos das famílias”. A redução do IVA da energia, valorização das longas carreiras contributivas e aumento do investimento no Serviço Nacional de Saúde e nos transportes públicos eram as prioridades do Bloco para as negociações do Orçamento do Estado para 2019.

O governo acabou por aceitar a proposta do Bloco: a necessidade de reduzir o IVA de eletricidade para o peso sobre as faturas das famílias diminuir. A proposta entrou em vigor no âmbito do Orçamento do Estado.

Em agosto, feitas as contas, veio a público que Portugal tinha a segunda eletricidade mais cara da Europa. O cálculo é feito em função das paridades do poder de compra de cada país, ficando Portugal só atrás da República Checa. O Bloco de Esquerda defendeu a redução do IVA da eletricidade para 6%, revertendo uma das medidas da troika.

Por sua vez, a DECO juntiy-se à exigência para baixar o IVA da eletricidade, considerando “inadmissível pagar 23% de IVA na eletricidade e gás" e lançando uma carta aberta aos partidos políticos para dar prioridade à reposição do IVA a 6% na energia doméstica no debate do Orçamento de Estado para 2019.

O elevado custo da eletricidade “é fator de pobreza” em Portugal, explicou Pedro Filipe Soares.

O Bloco propôs ainda o alargamento da descida do IVA da eletricidade. A proposta era de baixar o IVA do contador até, pelo menos, aos 6,9kW, que é a potência de referência para a tarifa social da electricidade. Catarina Martins disse esperar que não existissem retrocessos no que respeita à energia, e que a factura da luz baixasse, pelo menos, 5% em 2019 e outro tanto em 2020.

Em dezembro, foi anunciado que a tarifa da eletricidade vai baixar a 1 de janeiro. A ERSE anunciou que o preço da eletricidade no mercado regulado irá baixar 3.5% para os consumidores domésticos. O Bloco insiste no corte do IVA e das rendas excessivas para que a trajetória de descida possa ser mais forte.

Por sua vez, a fatura da luz também vai baixar no mercado livre. Depois do anúncio da descida de 3.5% do preço da eletricidade no mercado regulado no início de 2019, várias empresas que operam no mercado livre afirmaram que também vão baixar os preços aos seus clientes.

(...)

Neste dossier:

2018: o ano nacional em revista

2018 está a chegar ao fim e selecionámos neste dossier alguns dos acontecimentos que marcaram o ano no plano nacional. Dossier organizado por Ana Bárbara Pedrosa.

Professores dirigiram-se esta quinta-feira à sede do Conselho de Ministros para lembrar as promessas do governo que ficaram por cumprir em 2018. Foto publicada na página da Fenprof no Facebook.

Professores: tudo por cumprir nos compromissos com o governo?

Foi um ano intenso para os professores, cujas lutas marcaram a agenda política o tempo todo.

Lei de Bases da Saúde: proposta do governo tem “insuficiências", mas dá “passos positivos”

Durante 2018, o Bloco bateu-se por uma nova Lei de Bases da Saúde, partindo da proposta de Arnaut e João Semedo. Já no fim do ano, o partido veio dizer a público que a proposta entretanto concluída pelo governo tem ambiguidades que devem ser esclarecidas, artigo a artigo

João Semedo (1951-2018)

Militante comunista contra a ditadura, defendeu a renovação do PCP e encontrou no Bloco de Esquerda o espaço de intervenção capaz de mudar a política portuguesa. “Tive a vida que escolhi, a vida que quis, não tenho nada de que me arrependa no que foi importante”, disse João Semedo na última grande entrevista que concedeu.

Coordenadora do Bloco de Esquerda Catarina Martins discursa na sessão de encerramento da conferência "Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão", em Lisboa, 03 de fevereiro de 2018. NUNO FOX/LUSA

Despenalização da morte assistida: um passo em frente

2018 não foi o ano em que a morte assistida foi despenalizada. Os três projetos de lei – Bloco, PS e PAN – nesse sentido foram reprovados no parlamento. Contudo, o tema foi inscrito na agenda política e foi dado um passo pela legalização da eutanásia.

2018, muitos vínculos laborais por criar

2018 foi um ano que encarou ainda lutas em vários setores pela vinculação de precários do Estado.

A Lei n.º 38/2018, de 7 de agosto, entra em vigor esta quarta-feira. Assim, qualquer pessoa trans com mais de 18 anos tem direito a alterar os seus documentos com base unicamente na sua autodeterminação.

2018, o ano da autodeterminação de género

Este foi um ano atribulado em matéria de direitos trans, que acabou por trazer boas notícias a quem defende a autodeterminação de género.

2018, uma fatura da luz mais leve

Em 2018, por proposta e esforço do Bloco, conseguiu baixar-se finalmente a conta da luz.