You are here

Homenagem às Brigadas Internacionais torna clube amador inglês num sucesso em Espanha

O Clapton CFC, clube de futebol amador fundado pelos adeptos em Londres, suspendeu a venda das camisolas da equipa com as cores republicanas. A loja não consegue dar resposta às milhares de encomendas, vindas sobretudo de Espanha.
Pormenor da camisola com a inscrição "No pasarán" do clube do leste londrino fundado pelos adeptos antifascistas.

Com mais de cinco mil camisolas vendidas, sobretudo para Espanha, o clube amador de Londres não tem mãos a medir para as encomendas da camisola escolhida para os jogos fora de casa. Criada para homenagear as Brigadas Internacionais nos 80 anos do fim da Guerra Civil espanhola, a camisola tem as cores da república espanhola, a estrela de três pontas usada pelas Brigadas e a inscrição “No pasarán” nas costas.

A camisola foi escolhida em junho através de votação dos adeptos entre as 16 propostas  apresentadas. “Eu queria mesmo fazer algo que assinalasse a importância do sacrifício daqueles que combateram contra o fascismo”, disse ao site do clube o autor do modelo vencedor.

Mas em poucos dias, graças às redes sociais, a camisola tornou-se viral sobretudo em Espanha. E em vez das 250 camisolas previstas pelo clube, já foram feitas mais de 5000 encomendas, anunciou o clube na quinta-feira, informando também que as vendas estão suspensas até à reposição dos stocks.

Parte das receitas serão entregues ao International Brigade Memorial Trust, cujo presidente, Jim Jump, já saudou a iniciativa. O mesmo fez o líder trabalhista inglês, Jeremy Corbyn, no Twitter,

O Clapton CFC só existe desde fevereiro e nasceu de um conflito entre os adeptos e a administração do Clapton FC. Os Clapton Ultras, conhecidos por defenderem um futebol para os adeptos e sem espaço para o racismo e a homofobia, levaram adiante em 2012 este projeto para devolver o futebol a quem não tem dinheiro para pagar os preços exorbitantes nos estádios das principais divisões do futebol inglês.

Cartaz do Clapton Ultras

Nos últimos anos, ressuscitaram a vitalidade no clube fundado em 1878, trazendo centenas de adeptos aos jogos de uma competição amadora que atrai poucas dezenas de pessoas aos jogos. Para além da mensagem política, que atraiu adeptos antifascistas de outros países a viver em Londres, os Clapton Ultras organizam também recolhas de alimentos e artigos de higiene para uma organização de apoio a migrantes e refugiados.

Termos relacionados Internacional
(...)