You are here

Vicente Ferreira

Economista

Artigos do Autor(a)

2024/03/07 - 3:33pm

O próximo governo terá um desafio fundamental: conseguir que a economia portuguesa abandone o modelo de baixos salários. Parece haver consenso à esquerda sobre a importância das políticas públicas, mas também há diferenças significativas nas propostas para aumentar salários, reforçar direitos no trabalho e responder à crise da habitação.

2024/03/01 - 9:53pm

A direita promete descidas de impostos para todos, mas não fala sobre o reverso da medalha: o regresso às políticas de austeridade e às privatizações. Quer privatizar os serviços públicos e a promessa de redução de impostos beneficia as grandes empresas e os cidadãos com maiores rendimentos.

2024/02/14 - 10:35pm

A AD pede-nos para “acreditar na mudança”. Mas o programa que apresenta é um misto de medidas de eficácia muito duvidosa com outras que representam essencialmente a continuidade do modelo de crescimento da última década, assente na monocultura do turismo e na bolha imobiliária.

2024/02/07 - 6:06pm

Quando culpa os impostos pela emigração, a direita não está a falar para todos os jovens, mas para os ricos. Há décadas que nos vendem o sonho liberal, mas a vida da maioria está hoje pior. Os jovens emigram por causa dos baixos salários, da precariedade, da crise da habitação e do desinvestimento público.

2024/01/19 - 10:45pm

O governo do PS foi incapaz de tomar medidas sérias para combater a subida dos preços da habitação e a crise habitacional é o resultado do modelo de crescimento adotado ao longo dos últimos anos: a monocultura do turismo e do imobiliário.

2024/01/08 - 10:44pm

Em dez anos, a qualidade do serviço piorou, os preços aumentaram e o Estado perdeu mais um ativo, tudo em benefício de um grupo de acionistas privados. Recuperar o controlo público é o mínimo.

2024/01/05 - 6:54pm

Ao longo deste ano, tornou-se claro que o problema com que nos deparamos não é a inflação em si, mas sim a crise do custo de vida que resulta da posição estruturalmente frágil dos trabalhadores e das opções políticas predominantes.

2023/12/24 - 9:51pm

Uma semana depois dos bombardeamentos israelitas contra Gaza terem começado, as empresas de armamento tiveram uma significativa valorização bolsista. As ações da Lockheed Martin e da Northrop Grumman tiveram “os melhores dias dos últimos anos”. Se há quem esteja a ganhar com a guerra, o povo palestiniano é quem sai a perder.

2023/11/25 - 8:14pm

Portugal é hoje o 2º país europeu com menor peso das empresas públicas na economia. O Estado, que sempre desempenhou um papel central no processo de inovação, perdeu boa parte das competências e estruturas necessárias para o planeamento económico.

2022/08/10 - 11:02am

Está longe de ser a primeira vez que o Instituto +Liberdade constrói argumentos a partir de meias verdades ou da omissão dos factos que não encaixam nestes. Postado por Vicente Ferreira em Ladrões de Bicicletas

Pages