Bicentenário de Karl Marx

A 5 de maio comemora-se o 200º aniversário do nascimento de Karl Marx. O esquerda.net publica alguns contributos sobre a figura e a importância do legado de Marx para a compreensão do mundo de hoje. Dossier organizado por Luís Branco

29 de April 2018 - 11:37
PARTILHAR

Neste dossier, Francisco Louçã percorre a vida do “detetive que queria decifrar um supremo enigma, o do trabalho e do seu valor, o do capital e do seu poder” e Luís Fazenda destaca a ideia de revolução no pensamento marxista que recusa determinismos. Marcello Musto concentra-se na importância da passagem do jovem Marx por Paris, onde escreveu os seus manuscritos, e Jean Batou olha para o período final da vida de Marx, com as suas incansáveis investigações sobre os mais variados temas. O sociólogo Immanuel Wallerstein, à conversa com Marcello Musto, fala da atualidade do pensamento marxista para compreender e intervir o mundo de hoje. E Carlos Carujo olha para as comemorações do bicentenário repletas de "elogios cuidadosos em ser fúnebres".

Publicamos também alguns excertos do livro “Marx, o Intempestivo”, a obra incontornável de Daniel Bensaïd sobre o pensamento de Karl Marx, e recordamos as intervenções feitas na recente conferência internacional sobre os 200 anos de Marx, organizada em Lisboa pelo Bloco de Esquerda, por Isabelle Garo, Mariana Mortágua, Gilbert Achcar e muitos outros.

Termos relacionados: