You are here

Nova onda de atentados deixa 68 mortos no Iraque

Ao menos 68 mortes e mais de 240 feridos numa nova onda de atentados no Iraque.
Iraq - Foto de U.S.Army / Flickr

Uma série de atentados coordenados deixaram cerca de 68 mortos e mais de 240 feridos em Bagdad, Iraque. Os ataques tinham como alvos as forças de segurança e atingiram um templo xiita, um mercado e um parque de estacionamentos de uma fábrica. Os ataques estão a ser vistos pelas autoridades como uma demonstração de força da Al-Qaeda.

Num dos atentado, seis checkpoints das forças de segurança foram atacados em simultâneo por atiradores nas imediações da capital Bagdad. Ao mesmo tempo três outros postos de controlo era atacados por bombas plantadas. Em Souwayra, sessenta quilómetros a sul da capital, um engenho explosivo, que armadilhava uma viatura, detonou num mercado e perto de uma mesquita dos chiitas. Oito mortos e trinta feridos é o balanço final do atentado.

Em Iskandariya, cidade a cinquenta quilómetros de Bagdade, a explosão de uma bomba matou duas pessoas numa loja de fruta e vegetais. Praticamente em simultâneo, tanto na capital como a Oeste e Norte de Bagdad, mais de uma dúzia de ataques armados e explosões de engenhos visaram sobretudo postos de controlo do exército e da polícia. O último ataque, com três carros bomba, ocorreu num parque de estacionamentos na região de Hila, quando os trabalhadores encerravam o dia de trabalho.

A onda de atentados ocorre três semanas depois da morte de alguns dos principais chefes da Al- Qaeda no Iraque, Abou Omar al-Bagdadi e Abou Ayyoub al-Masri, ambos mortos em missões conjuntas das forças iraquianas e americanas num bastião sunita a norte de Bagdad.

Termos relacionados Internacional
(...)