You are here

Cidades e Culturas: Para além do betão e do presidencialismo municipalista

Do “presidencialismo municipalista” à utilização da Cultura como legitimação de investimento noutras áreas, nomeadamente turismo e desporto; do papel na criação de novas imagens da Cidade - desde mero marketing tradicionalista até a uma nova legibilidade; o desafio para as políticas municipais de cultura é aqui exposto de forma abrangente.
Wrapped Reichstag, obra de Christo e Jeanne-Claude em 1995, foto de Wolfgang Volz
Wrapped Reichstag, obra de Christo e Jeanne-Claude em 1995, foto de Wolfgang Volz
Em ano de eleições autárquicas, o Esquerda.net publica um conjunto de textos sobre Cidades e Culturas, dois conceitos centrais para políticas culturais que, no entanto, apresentam diferentes problemas institucionais, económicos, sociais e políticos. 
 
Refletindo sobre o problema da escala das pequenas cidades num mundo globalizado onde, “num contexto de fortíssima competição entre cidades”, as políticas culturais surgem como fator decisivo de diferenciação, João Teixeira Lopes analisa a heterogeneidade de funções atribuídas às políticas culturais a nível municipal. Do “presidencialismo municipalista” à utilização da Cultura como legitimação de investimento noutras áreas, nomeadamente turismo e desporto; do papel na criação de novas imagens da Cidade - desde mero marketing tradicionalista até a uma nova legibilidade; o desafio para as políticas municipais de cultura é aqui exposto de forma abrangente.
 
Em contraste, Marcelo Expósito Prieto apresenta uma análise da relação íntima entre as políticas culturais e a promoção do neoliberalismo vigente, onde a cultura se aplicou às cidades como estratégia de gentrificação: "Quando o modelo das políticas culturais orientadas para o fomento das indústrias criativas toma corpo nos anos noventa, fá-lo - não por azar - nos anos duros da hegemonia neoliberal e da conversão das cidades em marcas que têm a necessidade de se diferenciar e destacar nos mercados da globalização. Teóricos como Angela McRobbie ou George Yúdice analisaram com detalhe como a industrialização da criatividade tem promovido a desindustrialização das periferias ou a devastação mercantil dos centros urbanos, e condenou a classe média a uma vida de precariedade laboral e instabilidade existencial vividas de forma contraditória numa bolha de euforia."
 
Os serviços públicos de cultura apresentam diferentes graus de desenvolvimento no território. A expansão de bibliotecas, arquivos e museus do pós 25 de abril, não foi acompanhada dos meios que garantiriam o seu papel numa verdadeira política de democratização de equipamentos culturais, um problema que Maria Luísa Cabral explora. Em paralelo, Margarida Moleiro critica os “4 Dramas dos Museus Municipais”: a “ausência de estratégia”, onde a ausência de objetivos e uma missão clara para os museus coloca-os ao serviço da “moda” institucional do momento (a lógica turística, hoje); a “falta de reconhecimento”, onde os museus municipais são tratados como troféus mediáticos sem outra função que não a de recipientes de uma vaga memória coletiva; a “inexistência de recursos humanos” e, por fim, a “escassez orçamental”. 
 
Rui Matoso explora a resposta programática que a esquerda deve explorar nos municípios, com uma visão onde "os movimentos sociais, as organizações e os atores sociais comprometidos com a defesa de uma sociedade civil plenamente desenvolvida, onde predomine uma cidadania activa, responsável e emancipada, devemos unir esforços no sentido de ampliar os mecanismos democráticos à escala municipal, debatendo e propondo medidas que visem a revitalização da participação política e cultural enquanto acção colectiva do direito à cidade.” 
(...)

Neste dossier:

Wrapped Reichstag, obra de Christo e Jeanne-Claude em 1995, foto de Wolfgang Volz

Cidades e Culturas: Para além do betão e do presidencialismo municipalista

Em ano de eleições autárquicas, o Esquerda.net publica um conjunto de textos sobre Cidades e Culturas, dois conceitos centrais para políticas culturais que, no entanto, apresentam diferentes problemas institucionais, económicos, sociais e políticos. 

Biblioteca Nacional por André Kosters - Lusa

Bibliotecas, Arquivos, Museus: a gestão democrática e transparente de equipamentos culturais autárquicos

A cultura é o que se  serve, sim, mas também é a questão democrática de como se implementa e garante.

Manifestação do Que se Lixe a Troika juntou 400 mil pessoas no Porto. Foto de Estela Silva/Lusa

Políticas Culturais, Direito à Cidade e Transformação Social

Que estratégias e mobilizações adoptar para a construção de novas estruturas e instituições democráticas? 

Protesto Indignados em Barcelona, foto de Marta Perez, EPA/Lusa

A política da fachada ou a gestão comunitária da cultura

Reportagem do esquerda.net sobre o debate "Cultura em Comum, o caso de Barcelona", que se realizou este domingo durante o encontro "Que fazer com a cultura?".

A função da cultura na crise da Europa, por Marcelo Expósito Prieto

O deputado Marcelo Expósito Prieto, deputado espanhol eleito pelo En Comú Podem, envia este contributo para a Conferência sobre políticas municipais de cultura do próximo dia 19 de março.

Estantes de uma biblioteca pública em Boston

"A descentralização é um projeto perigoso para os serviços de cultura"

Reportagem do esquerda.net sobre o debate "Bibliotecas, arquivos e museus, uma reforma a fazer", que se realizou este domingo durante o encontro "Que fazer com a cultura?".

Embankment por Rachel Whiteread, Tate Modern Londres Abril 2006 - Foto wikimedia

Em busca de um lugar no mapa

O salto, para muitos, pode parecer mortal. Mas as regras do jogo “local/global” não implicam, fatalmente, o apagamento dos mais fracos.

A partilha de responsabilidades "desresponsabilizou o Estado central"

Reportagem do esquerda.net sobre o debate "Para acabar de vez com a Cultura?", que se realizou este domingo durante o encontro "Que fazer com a cultura?".

Palácio da Ajuda, por Tiago Petinga - Lusa

Os 4 dramas dos Museus Municipais

No âmbito da ação museológica mais contemporânea, os museus municipais têm efetivamente impacto na sociedade em que se inserem, porque fazem parte, interferem, intervêm.