You are here

Ada Colau: Por um "controlo democrático" do turismo em Barcelona

A autarca barcelonesa tem vindo a implementar medidas que visam “regular o setor, regressar às tradições do planeamento urbano local, e colocar os direitos dos residentes antes dos interesses dos grandes negócios”.
Foto: Fernanda LeMarie. Cancellería del Ecuador
Foto: Fernanda LeMarie. Cancellería del Ecuador

Num artigo de opinião publicado no jornal inglês The Guardian em setembro de 2014, Ada Colau fala sobre o impacto do turismo de massas e do fenómeno da gentrificação em Barcelona.

Colau, que encabeçou a candidatura Barcelona en Común, apoiada pelo Podemos, nas eleições locais, e que se veio a tornar presidente do executivo de Barcelona a 13 de junho de 2015, destaca que “qualquer cidade que se sacrifique sobre o altar do turismo de massas será abandonada pelos seus habitantes quando estes já não puderem arcar com o custo da habitação, alimentos e necessidades diárias básicas”.

Lembrando que Barcelona, uma cidade de 2 milhões de habitantes, hospedava 7,5 milhões de turistas em 2014, a vencedora das municipais refere que o turismo está a afetar “não apenas a qualidade de vida dos residentes, mas a sua própria capacidade de viver na área”.

“É paradoxal, mas o turismo de massa descontrolado acaba por destruir as mesmas coisas que fizeram uma cidade atraente para os visitantes, em primeiro lugar: a atmosfera única da cultura local”, vinca.

Ada Colau sublinha ainda que “o crescimento descontrolado da indústria do turismo estava intimamente ligado à corrupção estrutural em Espanha” e que os empregos criados no setor eram muitas vezes mal pagos, com condições de trabalho análogas à escravidão”.

Para Colau, “a resposta é não atacar o turismo”. “Em vez disso, é necessário regular o setor, regressar às tradições do planeamento urbano local, e colocar os direitos dos residentes antes dos interesses dos grandes negócios”, defende.

“Mão de ferro” contra alojamentos ilegais

Em julho de 2015, e após a sua eleição, Ada Colau assinou uma moratória para suspender temporariamente, por um ano, a concessão de licenças para a construção de hotéis e outros empreendimentos associados ao turismo. Já foram suspensos 38 projetos hoteleiros, entre os quais um Four Season.

A autarquia de Barcelona tem tido também “mão de ferro” no que respeita à proliferação de alojamentos turísticos ilegais , multando os dois gigantes como o Airbnb e Homeaway em 60.000 euros e ameaçando-os de sanções que podem chegar até os 600.000 euros, as mais elevadas que permite a lei de Turismo da Catalunha. Foi ordenado o encerramento de 256 alojamentos ilegais no mês de julho, coincidindo com o apogeu da época de férias na capital catalã, e foram multados em 3.000 euros 126 alojamentos legais que não cumpriram a obrigação de publicar o seu número de Registo de Turismo da Catalunha nos seus anúncios na internet. Para detetar os alojamentos turísticos sem licença, Colau exortou os moradores a denunciarem qualquer atividade ilegal que detetem no seu bairro.

Em março deste ano, Colau aprovou inicialmente o Plano Especial Urbanístico de Alojamientos Turísticos ( PEUAT ) que visa limitar a 11.500 as camas nas unidades hoteleiras de Barcelona, proibindo a abertura de novos estabelecimentos na Ciutat Vella e impondo um decrescimento natural. O desenvolvimento na periferia será autorizado de forma controlada.

Está a ser também a ser estudada a introdução de uma taxa especial para os cruzeiros turísticos, cujas receitas seriam agora utilizadas exclusivamente para melhorias das infraestruturas.

Por um "controlo democrático" do turismo

A 2 de maio de 2016, a autarquia de Barcelona criou o Conselho Municipal de Turismo e Cidade , “um órgão de participação cidadã, aberto e diverso, criado com o objetivo de debater qual é o modelo de cidade que queremos e, portanto, qual é o desenvolvimento turístico que mais se adequa à cidade”.

Este Conselho deverá velar para que o turismo "seja uma atividade sustentável", assinalou Ada Colau na sessão de constituição deste novo órgão de participação cidadã com carácter consultivo e assessor.

Alertando para o risco do crescimento "sem controlo democrático" da atividade turística em Barcelona, que pode criar uma bolha como a imobiliária, a autarca destacou que “queremos que este conselho seja o órgão de participação e diálogo e sobretudo de coprodução de ações, planos e projetos".

(...)

Neste dossier:

Turismo: Cidade e Gentrificação

A deficiente regulação do setor do Turismo, a precarização das relações laborais e a priorização dos grandes negócios em detrimento dos direitos dos residentes têm tido consequências devastadoras. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

“O turismo, se não devidamente regulado, pode ser um sector predador”

Em entrevista ao Esquerda.net, Mário Alves, especialista em Mobilidade e Transportes, defendeu que o turismo pode e deve ser potenciado, mas também enquadrado e regulado e até como forma de fonte de receita fiscal.  

O turismo está a estragar o Centro Histórico do Porto?

As condições de vida, a permanência dos moradores nas suas habitações e até a classificação do Centro Histórico do Porto como Património Mundial da Humanidade estão a ser postas em causa. Por José Castro.

Gentrificação: palavra suja do urbanismo austeritário

A gentrificação é uma questão ideológica, política e é o processo de mudança urbana que melhor materializa a luta de classes no palco cidade na/da contemporaneidade. Por Luís Mendes.

Gentrificação: é positiva, inevitável ou a expressão espacial da desigualdade?

A gentrificação é um produto do urbanismo neoliberal. O urbanismo que prescinde do planeamento e regula a favor do mercado, provoca a expulsão das classes mais vulneráveis e a sua substituição por classes de maior rendimento. Por Rita Silva.

O papel das políticas da CM de Lisboa na turistificação da cidade

As dinâmicas económicas e as transformações urbanas daí resultantes têm vindo a comprometer a desejada coesão socio-económica e territorial, tendendo a converter-se as ações de reabilitação em processos de renovação e gentrificação. Por Fabiana Pavel.

Para onde caminha a Lisboa cultural?

A ideia de uma cidade que se reinventa para o exterior, fazendo-se pouco atenta às subtilezas de um tempo presente de necessidades e quotidianos sociais, bem como de que nem sempre se faz cuidadosa das matérias da sua herança cultural, faz questionar o que se quer como futuro para a cidade. Por Marluci Menezes.

Respira, querida Lisboa!

Entra aquela sensação de que em breve terão que haver workshops para treinar figurantes que pareçam habitantes locais. Por Sofia Neuparth.

A segunda gentrificação de Lisboa

Vista pelos olhos de um investidor imobiliário, qualquer gentrificação é um processo irresistível. Pelos olhos de quem habite ou deseje habitar um centro histórico, é uma arbitrariedade esmagadora. Por Pedro Bingre do Amaral.

“Modelo de desenvolvimento turístico de Lisboa é totalmente insustentável”

Em entrevista ao Esquerda.net, o deputado municipal do Bloco de Esquerda em Lisboa, Ricardo Robles,  defendeu que “é preciso criar condições” para que o turismo “sobreviva a longo prazo e não conflitue com a cidade e com quem nela quer viver”.

“Zonas centrais de Lisboa estão a tornar-se morada exclusiva para os mais ricos”

As transformações da intensificação do turismo na capital analisadas por Romão Lavadinho, presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses.

Gentrificação e turismo em Lisboa

Vídeo do programa do Mais Esquerda sobre a gentrificação e o turismo na cidade de Lisboa.

Encontro na Trienal de Arquitectura, fotografia de António Brito Guterres

Quem vai poder morar em Lisboa?

Da gentrificação e do turismo à subida no preço da habitação: causas, consequências e propostas. Texto publicado em buala.org

“Vamos deixar Lisboa porque não somos ricos”

A gentrificação e o turismo de massas têm vindo a alterar o perfil da cidade de Lisboa empurrando para a periferia aqueles que têm menos recursos económicos. Recolhemos a opinião de pessoas que já detetaram esses sinais e algumas delas foram mesmo obrigadas a mudar o seu curso de vida. Por Pedro Ferreira.

Foto do site da Tomaz Douro.

Como acabar com a precariedade no turismo

Num sector altamente concentrado - 1% das empresas são responsáveis por 64% do volume de negócios e 32% do emprego - não admira que os patrões queiram uma mudança na lei laboral de forma a legitimar o que são hoje práticas abusivas e uma informalidade constante. Por Adriano Campos.

Porto: De como se enche uma cidade de vazio

O Porto turístico é, cada vez mais, o Porto turistificado. Este último já não é a cidade singular que, por ser singular, é visitável. Antes, é a cidade que se reformulou na escala do olhar turista e que, com isso, se uniformizou como uma montra de centro comercial. Por Hugo Monteiro e Susana Constante Pereira.

Barcelona: O Bairro Gótico, paradigma da turistificação da cidade

Turistificação de Barcelona levou ao aumento das rendas, privatização de espaços públicos, destruição do tecido social e comercial do centro. Bairro Gótico é exemplo flagrante.

Foto: Fernanda LeMarie. Cancellería del Ecuador

Ada Colau: Por um "controlo democrático" do turismo em Barcelona

A autarca barcelonesa tem vindo a implementar medidas que visam “regular o setor, regressar às tradições do planeamento urbano local, e colocar os direitos dos residentes antes dos interesses dos grandes negócios”.

Combate à gentrificação: Experiências internacionais

Neste artigo são assinaladas algumas das medidas adotadas na luta contra a gentrificação em cidades como Berlim, São Francisco, Paris e Barcelona.