You are here

Cimeira UE-América Latina

Realiza-se nos próximos dias 15 a 19 de Maio a Cimeira América Latina, Caraíbas e União Europeia (ALC-UE). Neste dossier, o Esquerda.net divulga a convocatória da cimeira alternativa e apresenta artigos que contribuem para um panorama político de alguns dos principais países da América Latina, e da relação do continente com a UE.

A Cimeira América Latina, Caraíbas e União Europeia (ALC-UE), uma reunião de representantes dos governos de países da América Latina, das Caraíbas e da União Europeia, realiza-se em Madrid. Simultaneamente, decorre na mesma cidade a Cimeira Alternativa dos Povos, chamando à participação de milhares de activistas.

Neste dossier, começamos pela convocatória da Cimeira Alternativa dos Povos e por um resumo informativo sobre as duas cimeiras. Discutimos, em seguida, as relações do continente com os EUA e com a Europa. Em seguida seleccionamos artigos sobre Honduras, Venezuela, Bolívia, Brasil, Haiti, Chile. E, finalmente, o sociólogo brasileiro Rudá Ricci defende que muitos movimentos sociais subordinaram-se à dinâmica e lógica dos governos e sofreram "uma cooptação branca".
 
 

(...)

Neste dossier:

Cimeira UE-América Latina

Realiza-se nos próximos dias 15 a 19 de Maio a Cimeira América Latina, Caraíbas e União Europeia (ALC-UE). Neste dossier, o Esquerda.net divulga a convocatória da cimeira alternativa e apresenta artigos que contribuem para um panorama político de alguns dos principais países da América Latina, e da relação do continente com a UE.

A Venezuela poderá tornar-se ingovernável

Heinz Dieterich, ideólogo do conceito de Socialismo do século XXI, assegura nesta entrevista que "o discurso anticapitalista do presidente [Chávez] não é apoiado pelos factos". Adverte que a sociedade está dividida em dois grandes blocos e reconhece a possibilidade de uma forte queda no apoio a Chávez. Por Vladimir Villegas, El Nacional.

Os desafios dos movimentos sociais, hoje

Nesta entrevista ao IHU On-Line, o sociólogo brasileiro Rudá Ricci defende que muitos movimentos sociais subordinaram-se à dinâmica e lógica dos governos e sofreram "uma cooptação branca".

Brasil: Os impasses do modelo econômico sob Lula

Tenho defendido com freqüência a necessidade de superarmos o actual modelo econômico, em curso no país desde o início dos anos 90.

Convocatória da Cimeira Alternativa dos Povos

Texto da convocatória da Cimeira Alternativa dos Povos, Enlazando Alternativas 4 - Madrid, 14 a 18 de maio de 2010.

Haiti precisa de investimentos permanentes

O auxílio que chega em épocas de catástrofe deve adquirir uma forma estrutural de médio e longo prazo, diz José Luis Patrola, que actua no Haiti pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.

Honduras: O exército continua por detrás do Governo

O líder da Resistência Carlos H. Reyes responsabiliza a repressão pelo assassinato de jornalistas nas Honduras e denuncia que o governo das Honduras continua a ser dominado pelo exército.

Cimeira América Latina, Caraíbas e União Europeia - e Conferência Alternativa dos Povos

Um resumo das cimeiras UE - América Latina, que começaram em 1999, e dados, fontes e programa da cimeira alternativa.

América Latina e Europa: relação ainda intermediada pela Espanha?

Ninguém na Europa questiona a relação especial de idioma e raízes comuns. Mas será que, 200 anos depois das independências, a Espanha ainda representa as suas ex-colónias na União Europeia?

"América Latina deixou de ser fundo de quintal dos EUA"

A região estabilizou as suas moedas e índices inflacionários, crescem a procura interna e a exportação. Apesar da crise e dos desafios sociais em aberto, as perspectivas latino-americanas são optimistas, com o Brasil à frente. Por Pablo Kummetz, da Deutsche Welle.

Reconstrução do Chile, oportunidade de negócios capitalistas

É uma aberração que a reconstrução do Chile seja apresentada como uma "oportunidade de negócio" para os empresários, e que a isso se chame cooperação fraternal.

Nasce um novo movimento climático na Bolívia

A Bolívia está em meio a uma dramática transformação política, que nacionalizou indústrias e elevou como nunca as vozes indígenas. Mas as suas geleiras andinas estão a derreter a uma velocidade alarmante, ameaçando o fornecimento de água em duas de suas principais cidades.