You are here

Breves

Atentado do Daesh mata 20 pessoas na capital do Bangladesh

Ataque do Daesh no bairro diplomático de Daca, a capital do Bangladesh, fez vinte mortos. Segundo os relatos de vários jornais, pelas 21h20 sete homens entraram armados no restaurante Holey Artisan Bakery, na zona mais vigiada da cidade, e que era tida como um dos seus poucos lugares seguros. 

Iniciaram um sequestro que durou 12 horas, durante as quais mataram e torturaram 20 pessoas, entre os quais nove italianos, sete japoneses, um norte-americano e é provável que entre as vítimas estejam também cidadãos do Bangladesh.

Tem havido uma onda crescente de violência e de radicalização no país, cujas as vítimas até sexta feira foram essencialmente ativistas LGBTI, cristãos ou hindus (duas minorias religiosas no país), bloggers acusados de serem ateus e professores progressistas. Em resposta, ao longo dos últimos meses, a primeira-ministra Sheikh Hasina ordenou uma operação policial marcada por detenções arbitrárias e abusos das forças de segurança. Em resultado desta operação, em seis dias apenas (entre 10 e 16 de junho) foram presas, segundo o jornal Público, 11 mil pessoas, a maioria das quais sem qualquer ligação a organizações terroristas.