You are here

Maria Manuel Rola

Designer gráfica e ativista contra a precariedade. Dirigente nacional do Bloco de Esquerda

Artigos do Autor(a)

2023/12/15 - 3:53pm

O Bloco não descobriu ontem o problema da habitação. Percebe-se a motivação de Pedro Nuno Santos para querer hoje apagar tantas propostas: foi o PS - e o Ministério da Habitação, que ocupou durante quatro anos - quem as desdenhou.

2023/10/28 - 10:24pm

Não poderia haver melhor exemplo de política para quem acredita no livre mercado: contratos de arrendamento sem período mínimo de duração, introdução de contratos temporários de meses e rendas a subir de forma exorbitante em paralelo com os despejos da população idosa.

2022/05/17 - 10:19am

Portugal desenvolveu um estado carente em habitação pública e excedente em propriedade privada construída com apoio público, o qual foi canalizado para a construção e para a banca: somos o país que tem mais habitação por mil habitantes da OCDE e temos, ao mesmo tempo, 12% desses fogos devolutos.

2022/04/12 - 9:39pm

A arrogância, insensibilidade e irresponsabilidade de Rui Moreira colocam em risco o centro histórico do Porto, ao permitir o fachadismo que tem vindo a ocorrer em edificado, mas também no impacto do Alojamento Local na descaracterização da população que habitava o Centro Histórico.

2022/03/15 - 3:36pm

A gestão de um bem do qual depende a vida, os ecossistemas e o bem-estar social não pode ser entregue e mantida na esfera de um estado mínimo e na influência de uso e sustentabilidade do setor privado. A realidade está aí para nos mostrar que está na hora de reverter estas medidas. Artigo de Maria Manuel Rola.

2022/02/14 - 9:20pm

O que temos vindo a assistir no Alentejo é apenas o início de um ciclo de aposta em regadio intensivo para a instalação e rentabilização de monoculturas que provocam sérios danos ambientais, culturais e paisagísticos, já para não falar na escravatura e ataque aos direitos humanos. Por Maria Manuel Rola

2022/01/27 - 8:57pm

Temos carências brutais a nível habitacional, crescem as construções não licenciadas para responder a carências habitacionais. Precisamos de um programa público mais exigente e de recuperar edificado público.

2021/11/29 - 1:24pm

A jornalista Fernanda Câncio tem razão quando analisa que o parque público de arrendamento não constituirá resposta cabal aos problemas habitacionais ou que se deve também limitar o investimento estrangeiro e o valor das rendas, mas conclui mal ao apagar tudo o que foi proposto pela esquerda e rejeitado pelo PS.

2021/05/14 - 2:13pm

O limbo em que se encontram milhares de famílias, pequenos negócios e de resto todo o país, tem de ser estancado, só uma clara ajuda à estabilização o garantirá.

2021/03/23 - 10:29am

Uma das soluções para garantir o direito à água como condição essencial à vida e ao bem-estar, apesar destas discrepâncias na gestão, tem sido a existência de uma tarifa social automática.

Pages