You are here

Breves

Joseph Blatter e Michel Platini suspensos da atividade futebolística por oito anos

O Comité de Ética da FIFA determinou a suspensão imediata, e por um período de oito anos, do presidente da FIFA e do líder máximo da UEFA. Em comunicado, este órgão assinala que os dois dirigentes violaram vários artigos do Código de Ética do organismo. Joseph Blatter e Michel Platini podem ainda recorrer para a FIFA e para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), contudo, a possibilidade de Platini avançar com a candidatura à presidência da FIFA é posta em causa face aos prazos estipulados para avaliação do eventual recurso.

No final de setembro, o Ministério Público suíço instaurou um processo criminal contra Blatter por suspeita de gestão danosa, apropriação indevida de fundos e abuso de confiança. Michel Platini acabou por também ser implicado no processo por alegadamente ter recebido de Blatter um pagamento ilegal no valor de cerca de 1,8 milhões de euros.

As autoridades suíças deram conta de que existe ainda "a suspeita que Joseph Blatter violou os seus deveres fiduciários" para com a FIFA, ao firmar com a CONCACAF um contrato para a cedência dos direitos de transmissão televisiva dos Mundiais de 2010 e 2014 por valores muito abaixo do preço de mercado.

Leia mais sobre Corrupção na FIFA.