You are here

Breves

Greve do Metro de Lisboa foi desconvocada

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram, esta segunda-feira, desconvocar a greve parcial de seis dias marcada para o período entre quarta e segunda-feira, anunciaram os representantes sindicais.

A decisão foi tomada num plenário realizado à tarde, por maioria, depois de, durante a manhã, os sindicatos terem chegado a “um entendimento” com o Governo para a negociação das suas reivindicações.

“A greve foi desconvocada porque temos um interlocutor à altura dos trabalhadores do Metro e dos utentes dos transportes de Lisboa, e do Metro em particular”, afirmou Silva Marques, do Sindicato dos Trabalhadores da Tração do Metropolitano, referindo que sindicatos e Governo sentar-se-ão “à mesa das negociações a partir do dia 15 [de janeiro]”, cita a Lusa. O interlocutor da reunião de segunda-feira foi o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Para Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), esta “é uma grande vitória dos trabalhadores, dos utentes e da possibilidade de abertura de uma nova porta de diálogo”. Segundo a Lusa, a sindicalista sublinhou que os sindicatos do Metro iniciarão “numa negociação séria e credível" e que se "espera que vá ao encontro daquilo que são os anseios dos trabalhadores”.

“Tivemos cinco anos de diálogo surdo. Tentávamos explicar o que se passava, o que é que estava a acontecer com os trabalhadores e, do outro lado, a única coisa que ouvíamos era ‘está tudo bem’. Os trabalhadores foram reduzidos a meros números”, lamentou Anabela Carvalheira.